A ginástica artística brasileira é muito bem representada, tanto nas categorias femininas quanto nas masculinas. Por exemplo, Arthur Zanetti fez história nas Olimpíadas de 2012, quando subiu no pódio para receber a medalha de ouro nas argolas pela primeira vez.
Infelizmente, o atleta está definitivamente fora dos Jogos de Paris deste ano de 2024. Continue a leitura para entender o porquê!
Arthur Zanetti está fora das Olimpíadas
Arthur Zanetti tem uma longa história olímpica recheada de medalhas. Isto é, o atleta participou das edições de Londres e Tóquio, quando fez uma performance impecável e garantiu o primeiro pódio brasileiro na ginástica artística com o ouro nas argolas.
Da mesma forma, nas Olimpíadas de 2016, que aconteceram no Rio de Janeiro, o atleta conquistou sua segunda medalha olímpica da modalidade de argolas, desta vez, a de prata.
É claro que existia muita expectativa de Zanetti representar mais uma vez o Brasil nos Jogos deste ano. No entanto, o campeão olímpico passou por uma cirurgia no braço esquerdo, no dia 20 de maio, devido a um rompimento agudo no tendão do bíceps distal.
O ginasta brasileiro tinha expectativa de participar dos Jogos de Paris em julho, bem como da Copa do Mundo Challenger de Koper, na Eslovênia. No entanto, a nova lesão impedirá o medalhista de competir em ambos os torneios.
Em nota oficial, a assessoria de Arthur Zanetti divulgou que a cirurgia foi bem-sucedida. Contudo, não existe uma previsão para o retorno do atleta.
Nesse sentido, o médico responsável pelo tratamento de Zanetti, Dr. Benno Ejnisman, afirmou que o ginasta deve demorar mais de dois meses para voltar à ativa. Assim, ele estará definitivamente fora de Paris 2024.
Infelizmente, Arthur Zanetti tem tido um histórico de lesões nos últimos anos que o impediram de estar presente em alguns campeonatos. Desse modo, em 2023, ficou de fora do Mundial de ginástica artística, que aconteceu na Antuérpia, devido a um quadro viral.
Da mesma forma, também não conseguiu participar dos Jogos Pan-Americanos de Santiago por estar se recuperando de outra cirurgia devido ao rompimento de dois tendões.
Aposentadoria a caminho?
Em 2023, Arthur Zanetti declarou que Paris poderia ser sua última participação Olímpica. Em entrevistas, o atleta declarou que pretendia se despedir da modalidade com uma terceira medalha olímpica, em Paris, quando completasse 34 anos.
Infelizmente, Zanetti não sobe ao pódio no Mundial ou Olimpíada há mais de quatro anos e, agora fora dos próximos Jogos, a medalha antes da aposentadoria parece mais distante ainda.
Ginástica nas Olimpíadas de Paris
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecerão entre os dias 26 de junho e 11 de julho, na França.
A ginástica artística masculina será representada por Diogo Soares, que ficou em décimo lugar no Mundial na prova de individual geral. Além disso, a comissão técnica ainda tem direito de convocar mais um atleta por ter se classificado em 13º no Mundial por equipes.