São 22 anos de carreira, com grandes vitórias no boxe, no muay thai e no octógono do UFC. Anderson Silva, o “Spider”, construiu uma reputação de grande prestígio no esporte, com confrontos marcantes e muita polêmica, dentro e fora dos ringues.
O atleta estreou no Ultimate Fighting Championship, com 31 anos, chegando com muita habilidade, estilo e uma vitória de primeira. Sua primeira disputa, que durou apenas 49 segundos, foi contra o norte-americano Chris Leben, derrubado com um nocaute.
Daí em diante, o brasileiro foi crescendo no torneio, ganhando fama e criando um estilo único de luta, misturando entretenimento, cruzados de direita e joelhadas certeiras. Neste conteúdo, vamos saber mais sobre a última luta de Anderson Silva e as vitórias em sua carreira. Continue a leitura.
Quando foi a última luta de Anderson Silva?
As expectativas para a última luta de Anderson Silva no UFC eram altas, até mesmo para o brasileiro, que esperava se despedir da carreira com uma vitória no estilo Spider. Porém, a noite não parecia a favor de Anderson.
O confronto entre Anderson Silva e o americano Uriah Hall aconteceu em 2020, no UFC Free Fight, com uma pressão enorme da torcida, mas também entre os lutadores.
Round 1
Durante boa parte do primeiro round, a luta se manteve morna, com poucas investidas, alguns chutes baixos, socos e poucos chutes altos. Já nos dois últimos minutos do round o brasileiro buscou avançar mais, trazendo um pouco de dinamismo para o combate. Entretanto, mesmo com um aumento na trocação, o round finalizou morno.
Estaria Uriah com medo de avançar sobre a lenda do UFC?
Round 2
Quando os lutadores entraram no octógono no segundo round, a expectativa era que as coisas mudassem um pouco, ganhando mais intensidade, com boas investidas de ambos.
Porém, com mais de dois minutos e meio de luta, Anderson Silva começou a investir em seus chutes rodados, socos e algumas esquivas bem humoradas, mas nada disso fez diferença.
Hall não respondia com tanta intensidade as investidas e tampouco buscava agitar a luta. Como resultado, mais um round foi finalizado de forma morna.
Round 3
Seria esse mais um round frustrante e pouco movimentado? Grande parte dele, sim, mas no último minuto Anderson Silva conseguiu avançar e prender Hall nas grades, amarrando qualquer tipo de investida. Ainda assim, as coisas mudaram nos últimos segundos.
Com um cruzado de direita, o americano conseguiu derrubar o brasileiro, avançando sobre ele, com uma frenética trocação. Ali, Anderson foi castigado com socos intensos na cabeça, restando a ele apenas se defender com os braços, pouco antes da sinalização do fim do round.
Round 4 – o resultado
Um novo round começa. Uriah, que até então estava contido, ganhou uma boa movimentação no quarto round, apostando também em investidas mais firmes.
Foi então, que aos três minutos e 50, Anderson Silva buscou um avanço mais ousado, mas acabou sendo derrubado por um soco de direita potente na cabeça. Sua queda lhe rendeu uma sequência de golpes intensos, sem que pudesse se defender. Hall desferiu no brasileiro cerca de dez segundos de socos, até o juiz interromper o confronto.
Quantas lutas Anderson Silva tem na carreira?
Mesmo com a última luta de Anderson Silva sendo frustrante para seus fãs e também para o lutador, muitas conquistas marcaram sua carreira, seja no boxe ou nas artes marciais mistas.
No MMA, Anderson teve 44 lutas, com 34 vitórias, sendo 20 por nocaute e seis por finalização, além, é claro, de suas nove derrotas. Seja por seu jeito bem-humorado e provocador nos ringues, seus golpes certeiros ou sua carreira intensa no UFC, o brasileiro tem um legado e tanto, sendo uma das maiores estrelas do torneio.
Anderson defendeu o cinturão dos pesos-médios obtido em 2006, por dez vezes consecutivas, acumulando também 17 vitórias seguidas, até perder o título para o americano Chris Weidman em 2013.
A lesão que afastou Anderson Silva dos ringues
Após perder o título, muitas declarações polêmicas dominaram o nome do lutador. Tudo parecia apontar para uma possível aposentadoria do brasileiro. Ainda assim, uma revanche com Weidman foi marcada em 2013. Mas será que o resultado se repetiria?
Anderson entrou no ringue e, logo nos primeiros minutos, foi dominado pelo americano. Um golpe atrás do outro evidenciou um desempenho inferior do brasileiro. Então, com a tentativa de um chute baixo lateral, Anderson quebrou a perna e caiu aos gritos no chão do octógono. Com Silva impossibilitado de lutar, a vitória foi para Weidman.
A lesão foi tão intensa e imprevisível, que chocou a todos, um verdadeiro desfecho dramático para uma luta tão aguardada. Anderson Silva ficou pouco mais de um ano afastado das lutas graças à lesão, buscando uma recuperação completa. Foi só em 2015 que o brasileiro voltou a competir, em um embate contra o norte-americano Nick Diaz.