Enquanto os Jogos Olímpicos de Paris 2024 não começam, dá para acompanhar os atletas em outros eventos, como o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística em Santa Marta, na Colômbia. Desse modo, o torneio terminou no domingo, 26 de maio. Acompanhe, então, o saldo de medalhas dos brasileiros entre as diferentes categorias da modalidade.
Quem ganhou medalha no Pan-Americano de ginástica?
O Brasil terminou o Pan-Americano de Ginástica Artística 2024 com 13 medalhas, sendo seis de ouro, quatro de prata e três de bronze. Além disso, na classificação geral, foi o terceiro país a conquistar mais medalhas, atrás dos Estados Unidos, com 18, e a Colômbia, com 14. O evento foi realizado na cidade de Santa Marta, na Colômbia, e contou com jovens e experientes atletas.
Ademais, a comissão brasileira teve Andreza Lima, Carolyne Pedro, Gabriela Barbosa, Hellen Benevides, Josiany Calixto, Luiza Abel, Diogo Soares, Caio Souza, Gabriel Barbosa, Lucas Bitencourt, Patrick Sampaio e Tomás Florêncio. As campeãs Rebeca Andrade e Flávia Saraiva não participaram porque estão se preparando para as Olimpíadas de Paris.
O Brasil começou o Pan-Americano de Ginástica faturando o ouro em disputas por equipe no masculino e feminino. No individual geral, Caio Souza ficou com o ouro e Andreza Lima com o bronze.
Nas finais por aparelho, a Seleção Brasileira abocanhou tudo. Diogo Soares ganhou o ouro no cavalo com alças, com a nota 13.933, e a barra fixa com 14.100. O jovem também ficou com a prata nas paralelas, com a nota 14.000. Outro destaque masculino no Pan foi Caio Souza, que conquistou o ouro no salto sobre a mesa, com 14.050, a prata na barra fixa, com 13.700 e o bronze nas argolas com a nota 13.733.
Nas modalidades femininas, Andreza Lima subiu ao pódio com a prata no pescoço na trave, com a nota 13.167, enquanto Hellen ficou com o bronze no salto, após tirar 13.100. No juvenil, Sophia Weisberg conquistou a prata no salto, com a nota 13.150.
São 13 medalhas no Pan-Americano de Ginástica Artística 2024 no total:
OURO:
- Diogo Soares – Cavalo com Alças
- Diogo Soares – Barra Fixa
- Caio Souza – Salto
- Brasil – equipes masculino
- Brasil – equipes feminino
- Caio Souza – individual geral
PRATA:
- Caio Souza – Barra Fixa
- Sophia Weisberg – salto
- Diogo Soares – Barras Paralelas
- Andreza Lima – Trave
BRONZE:
- Caio Souza – Argolas
- Andreza Lima – individual geral
- Hellen Benevides – solo
Preparação para as Olimpíadas de Paris 2024
Depois do desempenho extraordinário do Brasil em Tóquio, nos Jogos Olímpicos 2020, a comissão brasileira de ginástica artística do Brasil se prepara para Paris. Na edição japonesa, Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no salto, e prata no solo individual, tornando-se a primeira ginasta a subir no pódio da competição.
Rebeca está confirmada em Paris, assim como Flávia Saraiva e Jade Barbosa, além de competirem na categoria equipes. No masculino, Diogo Soares está classificado, mas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) terá de definir mais um atleta individual, podendo ser Caio Souza ou Arthur Nory. O veterano Arthur Zanetti, favorito nas argolas, não vai competir.
A ginástica artística nas Olimpíadas de Paris será disputada entre 27 de julho a 05 de agosto de 2024, na Arena Bercy. A TV Globo e os canais Sportv vão transmitir o evento ao vivo para todo o país.