O Equador tem sido uma das seleções mais interessantes de se acompanhar no futebol sul-americano nos últimos anos. A equipe fez ótimas campanhas nas Eliminatórias para o Mundial e, inclusive, quase se classificou para o mata-mata em 2022. Dessa forma, é esperado que a boa geração equatoriana faça um bom papel nessa Copa América, especialmente com o elenco do Equador tendo bastante qualidade em praticamente todos os setores.
Vale ressaltar que times como o dos equatorianos são os motivos de essa edição da Copa ser bastante nivelada. Praticamente todas as seleções que jogam na América do Sul possuem um bom nível técnico e podem surpreender. Não serão apenas Brasil e Argentina que irão chamar a atenção dos telespectadores.
Leia o texto a seguir e veja quais foram os selecionados para participar do torneio. Além disso, saiba qual vai ser a perspectiva que “El Tri” terá no evento de junho.
O elenco do Equador convocado
O técnico Félix Sanchez Bas revelou no dia 19 de maio os 26 nomes que vão participar do torneio.
- Goleiros: Alexander Domínguez (Liga de Quito – EQU), Hernan Galíndez (Huracán- ARG) e Moisés Ramírez (Independiente del Valle – EQU)
- Defensores: Jackson Porozo (Kasimpasa-TUR), Layan Loor (Universidad Católica- EQU), José Hurtado (Red Bull Bragantino-BRA), Ángelo Preciado (Sparta Praga-CHE), Piero Hincapié (Bayer Leverkusen-ALE), William Pacho (Royal Antwerp-BEL), Félix Torres (Santos Laguna-MEX), Joel Ordóñez (Bruges-BEL) e Andrés Micolta (Pachuca-MEX)
- Meio-campistas: Jeremy Sarmiento (Ipswich-ING), John Yeboah (Raków Czestochowa-POL) Ángel Mena (León-MEX), Alan Minda (Bruges-BEL) e Janner Corozo (Barcelona de Guayaquil), Carlos Gruezo (San José-EUA), Moisés Caicedo (Brighton-ING), Alan Franco (Talleres-Argentina), José Cifuentes (Rangers-ESC), João Ortiz (Independiente del Valle) e Kendry Páez (Independiente del Valle)
- Atacantes: Jordy Caicedo (Atlas-MEX), Enner Valencia (Fenerbahçe-TUR) e Kevin Rodríguez (Royale Union-BEL)
Provavelmente o torcedor são-paulino vai perceber que o zagueiro Arboleda não foi convocado para o elenco do Equador. Além disso, o atacante Pervis Estupiñán, que joga no Brighton, acabou sendo cortado por uma lesão.
O Equador está no grupo B do torneio, sendo assim, sua primeira partida ocorrerá no dia 22 de junho contra a Venezuela. Os outros integrantes são México e Jamaica.
Perspectivas para o torneio
Como dito antes, o elenco do Equador é bastante interessante e tem atletas de qualidade em praticamente todos os setores do campo. Dessa forma, não será uma tarefa simples derrotá-los.
Olhando para os adversários do grupo, é possível dizer que, em tese, “El Tri” é favorito para avançar de fase com a seleção mexicana. Todavia, a Venezuela tem feito uma ótima Eliminatória e provou que pode incomodar. Ademais, a Jamaica teve uma excelente campanha na Copa Ouro da CONCACAF e também mostrou o seu bom nível.
Sendo assim, caso os equatorianos consigam passar de fase, já será um baita conquista. Afinal, no mata-mata, a tendência é que enfrentem oponentes ainda mais complicados como Uruguai ou Colômbia, que são alguns dos favoritos a conquistar o torneio.
Segundo as odds feitas até então, o Equador é uma espécie de time de “meio da tabela” e é esperado que cheguem mais longe do que da última vez.