A temporada atual do Circuito Mundial de Surfe (WSL) 2024 começou com a etapa de Pipeline, entre janeiro e fevereiro, no Havaí. Esta foi a primeira de nove etapas ao longo do ano, que por fim vão classificar cinco surfistas para as finais da WSL. Saiba onde assistir ao Campeonato de Surfe.
A Liga Mundial de Surfe de 2024 contará com um circuito que deve percorrer o Havaí, Portugal, Austrália, El Salvador, Brasil, Fiji, Polinésia Francesa e Estados Unidos. Iniciada em 29 de janeiro de 2024, a maior competição de surfe está prevista para encerrar em 14 de setembro de 2024.
Esta é a 47ª temporada da disputa que nasceu em 1976. Dentre os atuais campeões, o Brasil conta com representação no masculino, com Filipe Toledo. Por sua vez, a atual campeã feminina é a estadunidense Caroline Marks.
Os nove eventos da temporada irão se dividir em sete países. Um corte no meio da temporada ocorrerá após a quinta etapa em Margaret River, Austrália. Ou seja, os surfistas que passarem pelo corte competirão no Taiti, El Salvador e Brasil, antes de uma pausa para os Jogos Olímpicos de Verão de 2024.
Assim, somente 22 surfistas vão disputar as etapas seis a nove da competição. Desse modo, a última etapa será realizada no icônico Cloudbreak em Fiji, onde os surfistas lutarão por uma vaga nas finais da WSL.
Como funciona o Circuito Mundial de Surfe (WSL)?
O Circuito Mundial de Surfe masculino conta com 34 surfistas, enquanto o feminino tem 17 atletas. A temporada inclui nove etapas regulares, além do WSL Finals. As cinco primeiras etapas definirão a linha de corte.
Ou seja, após a etapa em Margaret River, apenas os 22 melhores surfistas do ranking masculino e as 10 melhores do ranking feminino continuarão na disputa pelo título. Os cinco melhores surfistas de cada gênero se classificam para o Finals, ao final da 9ª etapa.
Assim como nos últimos três anos, o evento final será em Trestles, Califórnia, Estados Unidos. Os campeões masculino e feminino serão definidos na janela de 6 a 14 de setembro. O Finals adota um formato de mata-mata.
A principal novidade em relação ao Circuito Mundial de 2023 é a volta de Fiji ao calendário, substituindo a etapa na piscina de ondas de Kelly Slater. A Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), continua como a parada brasileira do Circuito, com o evento programado para 22 a 30 de junho. Dessa maneira, será a última competição antes da pausa para as Olimpíadas de Paris.
Quais são as etapas do Campeonato de Surfe (WSL)?
Confira quais são, onde e quando ocorrem as etapas do Campeonato Mundial de Surfe. Vale lembrar que a competição terá uma pausa em junho devido aos Jogos Olímpicos de Paris 2024:
- 1ª etapa: Pipeline, Hawaii (EUA) – 29 de janeiro a 10 de fevereiro
- 2ª etapa: Sunset Beach, Hawaii (EUA): 12 a 23 de fevereiro
- 3ª etapa: Peniche (Portugal): 6 a 16 de março
- 4ª etapa: Bells Beach (Austrália): 26 de março a 15 de abril
- 5ª etapa: Margaret River (Austrália): 11 a 21 de abril (Corte de temporada)
- 6ª etapa: Teahupoo (Taiti): 22 a 31 de maio
- 7ª etapa: Punta Roca (El Salvador): 6 a 15 de junho
- 8ª etapa: Saquarema (Brasil): 22 a 30 de junho
- 9ª etapa: Cloudbreak (Fiji): 20 a 29 de agosto
- WSL Finals: Trestles (EUA): 6 a 14 de setembro
Entre 2013 e 2023, o Brasil tomou a liderança na competição com sete das dez vitórias possíveis no surfe masculino. Gabriel Medina trouxe a primeira premiação brasileira da competição no período, além de se consagrar tricampeão mundial. Além disso, Filipe Toledo, campeão do Circuito Mundial de 2023, é bicampeão na WSL, tendo vencido também em 2022.
Onde assistir ao Campeonato de Surfe?
As etapas do Circuito Mundial de Surfe possuem transmissões pelo Canal Olímpico do Brasil, Olympic Channel e pela Cazé TV. Além disso, a Globo faz a transmissão de algumas rodadas na TV aberta, enquanto o SporTV3 também viabiliza algumas disputas na TV por assinatura.