O Al-Hilal é um clube de futebol da Arábia Saudita, com sede em Riyadh. Fundado em 1957, é um dos clubes mais bem-sucedidos do país e do continente asiático. Assim, o Al-Hilal ganhou inúmeros títulos locais, incluindo 19 títulos do Campeonato da Arábia Saudita de Futebol (Saudi Pro League). Isso ocorreu, em grande parte, pelas contratações do Al-Hilal nos últimos anos.
No pódio da Pro League também estão as equipes Al-Ittihad e Al-Nassr, cada uma com 9 títulos. Desse modo, outra competição de relevância no Oriente Médio é a Copa do Rei da Arábia Saudita (King’s Cup). Dessa vez no segundo lugar do ranking de titulares, o Al-Hilal ostenta 10 títulos da competição. Por sua vez, o rival Al-Ahli conta com 13 títulos no histórico.
No torneio continental Liga dos Campeões da Ásia (AFC Champions League), o Al-Hilal é líder com cinco vitórias. Dessa forma, a competição nasceu em 1967 e o time venceu em 1991, 2000, 2019, 2021 no equivalente asiático da Liga dos Campeões da Europa. Dividida em países do leste e do oeste asiático, a Liga dos Campeões da Ásia é a mais importante disputa continental da região.
Principais contratações do Al-Hilal nos últimos anos
Com a ascensão do futebol nos quatro cantos do mundo, após a profissionalização em larga escala promovida pela virada do século e a evolução digital, o futebol saudita e do Oriente Médio como um todo passam a ter espaço nos holofotes.
A contratação do jogador brasileiro Neymar, considerado na época a maior estrela do futebol, marcou a presença do futebol saudita no cenário mundial.
Todos os jogadores ganharam contratos para a temporada 2023-2024, com exceção de Matheus Pereira, que chegou em 2021-2022, e André Carrillo, no Oriente Médio desde 2019-2020.
Dez maiores transações da história do Al-Hilal
Conheça as maiores contratações feitas pelo Al-Hilal, conforme dados do TransferMarkt.
- Neymar (atacante): o jogador brasileiro deixou o Paris Saint-Germain, da Ligue 1, por um valor estimado em 60 milhões de euros.
- Sergej Milinković-Savić (meio-campista): o sérvio estava no time SS Lazio, da série A, por um valor próximo de 50 milhões de euros.
- Rúben Neves (meio-campista): o atleta português deixou a equipe Wolverhampton Wanderers, da Premier League, por um preço estimado em 40 milhões de euros.
- Malcom (atacante): o brasileiro estava no clube russo Zenit St. Petersburg, da Premier Liga. Assim, foi uma aquisição do Al-Hilal estimada em 30 milhões de euros.
- Aleksandar Mitrovic (centroavante): o jogador sérvio do Fulham FC, da Premier League, foi para o Al-Hilal por cerca de 28 milhões de euros.
- Renan Lodi (lateral): outro brasileiro na lista, Renan estava no Olympique Marseille, da Ligue 1. Dessa forma, foi adquirido por um preço estimado de 20 milhões de euros.
- Kalidou Koulibaly (zagueiro): o jogador do Senegal estava no Chelsea FC, da Premier League. Dessa maneira, entrou para o Al-Hilal por cerca de 15 milhões de euros.
- Matheus Pereira (meia-atacante): último brasileiro do ranking, Matheus estava no clube West Bromwich Albion, da Inglaterra. Assim, o Al-Hilal o contratou por cerca de 15 milhões de euros.
- Bono (goleiro): o jogador marroquino estava no Sevilla FC, da LaLiga quando foi contratado por um preço estimado de 12 milhões de euros.
- André Carrillo (meia-atacante): o atleta peruano jogava pelo clube SL Benfica, de Portugal. Então, teve a contratação feita pelo Al-Hilal por um preço próximo de 7 milhões de euros.