Após a conquista do 38º título carioca, o próximo item na lista do Flamengo é o eneacampeonato brasileiro. Apesar da camisa pesada e o elenco recheado de estrelas, o Rubro-Negro faz uma boa temporada 2024, mas não embalou ou surpreendeu com o técnico Tite à frente do grupo. Sendo assim, confira a análise sobre o Flamengo e o que esperar do clube na temporada.
Como está o Flamengo no Brasileirão?
Em 16 rodadas disputadas até o início de julho, o Flamengo ocupa a 3ª posição da tabela do Brasileirão da Série A, com 31 pontos. Venceu nove partidas, empatou quatro e perdeu três, com 28 gols marcados e 17 sofridos.
Ademais, o time da Gávea tem o melhor ataque da temporada, com vantagem sobre o Palmeiras, atual campeão brasileiro. Porém, os números da defesa deixam a desejar.
Até aqui, o Flamengo fez oito jogos como mandante e oito como visitante. Certamente, tem desempenho superior em casa, com cinco triunfos e duas derrotas. Fora, entretanto, sofreu empates e também perdeu.
Se pararmos para analisar a atuação do clube em 2024, a nota é 8: venceu o Carioca, tem uma campanha estável no Brasileirão e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil e Libertadores, apesar de quase ter sido eliminado na fase de grupos.
Por um lado, o início do Flamengo na competição foi fraco ofensivamente, sem ataques e com erros de finalizações. Porém, conforme as rodadas foram acontecendo, o grupo obteve uma melhora significativa.
Pedro, por sua vez, com oito gols, é o artilheiro do Brasileirão. É o líder do ataque, responsável por balançar as redes em quase todos os jogos.
Com certeza, o Rubro-Negro foi avassalador no Campeonato Carioca, mas é preciso admitir que os adversários eram inferiores tecnicamente. Agora, contra rivais fortes, seguros e bem-estruturados, o elenco não consegue manter o mesmo ritmo de jogo.
Apesar das vitórias no Brasileirão, o futebol apresentado pelos comandados de Tite fica abaixo do esperado. Ademais, fatores extracampo também influenciam o momento instável do Flamengo, como a polêmica envolvendo o atacante Gabriel Barbosa, flagrado vestindo uma camiseta do rival Corinthians.
Houve protestos contra o jogador antes da partida contra o Manaus, na Copa do Brasil, aos gritos de “Judas”. Em entrevista ao UOL, o atacante se desculpou pelo ocorrido, mas o caminho até a reconciliação com os torcedores será longo.
Nesse cenário, para completar a análise do Flamengo, precisamos relembrar todos os jogos no Brasileirão.
Em casa – análise do Flamengo:
Primeiramente, no Maracanã, o Flamengo venceu o São Paulo, o Corinthians, o Grêmio, o Bahia, o Cruzeiro; empatou com o Cuiabá; e perdeu para o Botafogo e o Fortaleza.
Flamengo 2 x 1 São Paulo
- Data: quarta-feira, 17/04
- Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
- Rodada: 2ª
Flamengo 0 x 2 Botafogo
- Data: domingo, 28/04
- Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
- Rodada: 4ª
Flamengo 2 x 0 Corinthians
- Data: Sábado, 11/05
- Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
- Rodada: 6ª
Flamengo 2 x 1 Grêmio
- Data: quinta-feira, 13/06
- Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
- Rodada: 8ª
Flamengo 2 x 1 Bahia
- Data: quinta-feira, 20/06
- Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
- Rodada: 10ª
Flamengo 2 x 1 Cruzeiro
- Data: domingo, 30/06
- Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
- Rodada: 13ª
Flamengo 1 x 1 Cruzeiro
- Data: sábado, 06/07
- Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
- Rodada: 15ª
Flamengo 1 x 2 Fortaleza
- Data: quinta-feira, 11/07
- Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
- Rodada: 16ª
Fora de casa – análise do Flamengo:
Por sua vez, como visitante, o Rubro-Negro tem vitória diante do Atlético Goianiense, Vasco, Fluminense, Atlético MG; empate com o Palmeiras, RB Bragantino e Athletico Paranaense; e derrota para o Juventude.
Atlético GO 1 x 2 Flamengo
- Data: domingo, 14/04
- Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
- Rodada: 1ª
Palmeiras 0 x 0 Flamengo
- Data: domingo, 21/04
- Local: Allianz Parque, em São Paulo
- Rodada: 3ª
RB Bragantino 1 x 1 Flamengo
- Data: sábado, 04/05
- Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista
- Rodada: 5ª
Vasco 1 x 6 Flamengo
- Data: domingo, 02/06
- Local: Estádio Maracanã
- Rodada: 7ª
Athletico PR 1 x 1 Flamengo
- Data: domingo, 16/06
- Local: Ligga Arena
- Rodada: 9ª
Fluminense 0 x 1 Flamengo
- Data: domingo, 23/06
- Local: Estádio Maracanã
- Rodada: 11ª
Juventude 2 x 1 Flamengo
- Data: quarta-feira, 26/06
- Local: Estádio Alfredo Jaconi
- Rodada: 12ª
Atlético MG 2 x 4 Flamengo
- Data: quarta-feira, 03/07
- Local: Arena MRV
- Rodada: 14ª
O Flamengo pode ser campeão brasileiro em 2024?
Certamente, é cedo para cravar, mas o Flamengo pode, sim, brigar pelo título nacional em 2024. Dono de um dos melhores e mais caros elencos do futebol brasileiro, o Mengo preenche todos os requisitos para levantar a taça no fim do ano.
Porém, para isso acontecer, terá que dar a volta por cima e superar cada um dos seus problemas técnicos.
Além do Flamengo, os candidatos ao título neste momento são Palmeiras, Botafogo, Bahia, São Paulo, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Fortaleza. Lembrando que estamos no início da temporada e tudo pode mudar até o segundo turno.
O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) trabalha com probabilidades no futebol brasileiro. Em seu estudo diário, por sua vez, detalha as estatísticas de título, rebaixamento e acesso entre a primeira e segunda divisão do campeonato. De acordo com as probabilidades da UFMG, o Flamengo tem 22.2% de chances de levantar o caneco em 2024.
Destaques do Flamengo
No Brasileiro, Pedro é o artilheiro do Flamengo, com oito gols.
Em fevereiro de 2024, a revista Forbes revelou que o valor de mercado do clube da Gávea é R$ 4,5 bilhões, com valorização de R$ 729 milhões no ano passado. O elenco superou o Palmeiras, atual campeão brasileiro.
De fato, não é segredo para ninguém que o Rubro-Negro é um dos times mais bem-sucedidos do futebol brasileiro. Inclusive, parte do sucesso se dá pelas estrelas em seu elenco: David Luiz, Pedro, Gabriel Barbosa, Arrascaeta, Everton Cebolinha, Ayrton Lucas e Gerson.
O uruguaio Arrascaeta se tornou o jogador mais importante do Flamengo nos últimos anos. Elo de criação no meio de campo, o uruguaio é, visivelmente, responsável por dar vida a jogadas e, consequentemente, as oportunidades no ataque.
Ademais, outra figura importante é De la Cruz, contratado em janeiro de 2024 pela diretoria. Gabigol e Pedro, por sua vez, também são fundamentais.
Sendo assim, a escalação base do Flamengo em 2024 é: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz, Ayrton Lucas; Allan, De la Cruz, Arrascaeta, Gerson; Bruno Henrique e Pedro. Será que o Flamengo vai surpreender na temporada? Fique de olho para não perder nenhum lance.