Início » Futebol » Champions League » Pré-decisão: quais foram os últimos jogos do Borussia Dortmund?

Pré-decisão: quais foram os últimos jogos do Borussia Dortmund?

Publicado em:

Última atualização:

A Champions League está chegando ao fim, com Borussia Dortmund e Real Madrid em fase de preparação para a final no próximo dia 1º de junho. Mas, alinhado à Liga dos Campeões, o clube alemão também disputava a Bundesliga. Sua última partida no torneio foi no dia 18 de maio contra o Darmstadt, em uma goleada de 4 a 0 para o Borussia.

Agora, com a finalização do Campeonato Alemão, o Dortmund tem em vista apenas seu melhor resultado na final. Tanto os jogadores quanto o técnico Edin Terzić esperam que um bicampeonato se torne realidade este ano. Uma semifinal é um cenário distante para o clube desde a temporada de 2012/13.

Neste conteúdo, vamos falar sobre os últimos jogos do Borussia Dortmund antes da final, além de suas conquistas ao longo deste caminho. Continue a leitura.

Quais foram os últimos jogos do Borussia Dortmund?

Desde o começo do mês de maio, o Borussia está enfrentando uma porção de disputas importantes para a conquista de um novo título, seja pela Bundesliga ou pela Champions League. Mas será que esse ritmo de confrontos de alto nível pode comprometer o desempenho do time?

Esse cenário pode ser uma grande possibilidade, já que o Dortmund, mesmo se classificando para a próxima fase da Liga dos Campeões UEFA, ficou em quinto lugar na classificação geral da temporada na competição. Vamos entender como o adversário do Real Madrid chegou até aqui?

Borussia 1 X 0 PSG (jogo de ida)

Logo no primeiro dia do mês de maio, o time alemão enfrentou o francês Paris Saint-Germain pela semifinal da Champions. Levando a melhor no 1 a 0, com um gol do atacante Niclas Füllkrug, aos 36 minutos do primeiro tempo, Borussia ganhou passe livre para a final.

Borussia 5 X 1 Augsburg

Apenas três dias depois da vitória contra o PSG, Dortmund já estava em campo novamente em fase de decisão, desta vez na Bundesliga. Ali, uma goleada alemã se definia.

Borussia abriu o primeiro tempo com um gol do atacante Moukoko, com apenas quatro minutos de jogo, marcando território e mostrando a que veio. Alguns minutos depois, outros dois gols colocaram o time em uma liderança com folga, um do atacante Donyell Malen e outro de Moukoko.

Aos 32 minutos, o concorrente alemão tentou compensar e correr atrás do prejuízo, mas não deu tempo. Dois minutos depois, o craque Marco Reus sacudiu a rede.

O jogo parecia decidido e já caminhava para os últimos minutos, no entanto, o Borussia aproveitou um deslize da defesa rival e avançou, marcando novamente. O meio campista Felix Nmecha encerrava o placar com o último gol do jogo.

Borussia 1 X 0 PSG (jogo de volta)

No dia 7 de maio, os clubes Paris Saint-Germain e Borussia voltaram a competir pela Liga dos Campeões, em um segundo jogo. Desta vez, tudo indicava que o PSG se sairia melhor, tendo 70% da posse de bola, cinco chutes ao gol, contra três do adversário.

Entretanto, superando as expectativas, o Borussia marcou o único gol da partida aos 50 minutos, com um chute do zagueiro Mats Hummels. Dessa forma, o Borussia Dortmund, que estava há mais de dez anos sem chegar a uma final da Champions, comemora sua conquista.

Borussia 0 X 3 Mainz 05

Com a final da Liga dos Campeões decidida, estava na hora de finalizar os confrontos da Bundesliga. Para isso, Dortmund enfrentou no dia 11 de maio o Mainz, que jogava em casa.

Desta vez, a disputa foi diferente do que o Schwarzgelben esperava. Aos 12, 19 e 23 minutos o rival marcou três gols, pegando o confiante Borussia de surpresa. Foram dois gols do meia sul-coreano Jae-Sung Lee, e um do meia Leandro Barreiro.

Dortmund até tentou reverter o cenário, com um gol do atacante Moukoko, mas não adiantou, já que a jogada acabou em anulação. Então, o jogo passou a ser uma intensa disputa pelo placar, tendo quatro cartões amarelos durante todo o confronto. Ao final, Mainz saiu vitorioso.

Borussia 4 X 0 Darmstadt 98

Última disputa do campeonato e o Dortmund entrou em campo contra o Darmstadt 98, que lutava no fim da classificação. E não teve jeito para o Die Lilien. Durante toda a partida a posse de bola, os passes, os chutes ao gol, indicavam a superioridade do Borussia.

Em uma sequência frenética de jogadas, Dortmund marcou 4 gols, com os jogadores Marco Reus, Ian Maatsen, Julian Brandt e Donyell Malen. Borussia encerra a competição em 5º lugar, enquanto Darmstadt fica em último lugar na zona de rebaixamento.

Expectativas para a final contra o Real Madrid

Sabemos que uma final, principalmente na Champions League, é imprevisível, mas, analisando as expectativas, o Real Madrid tem grandes chances de vitória.

A grande final, que ocorre no próximo sábado (1), tem dois clubes com muita potência de bola em campo. De um lado, o clube alemão, com sede de título e um elenco fortalecido em jogos difíceis, tendo derrubado o francês PSG na semifinal.

Do outro, o favorito do torneio, com 14 títulos no currículo, uma escalação forte e habilidosa, além de muita experiência em finais bem-sucedidas.

O que não deixa dúvidas é que esse será um confronto intenso, digno do nível do futebol europeu!