O que torna um jogo emocionante do começo ao fim? São as jogadas impressionantes, a marcação intensa, os conflitos em campo, o elenco conectado durante todo o jogo e também os gols e defesas. Mas, para entrar para a história, são as goleadas e as grandes viradas que fazem toda a diferença.
Ao longo da história do futebol nacional e internacional, viradas mudaram o destino de clubes, jogadores, técnicos e definiram a decisão de muitas finais. Como a vitória da Nigéria de 4 a 3 sobre o Brasil, na semifinal das Olimpíadas de 1996, ou a vitória do Mengo sobre o Galo na Copa do Brasil de 2014.
Mas afinal, qual foi a maior virada do futebol? Neste conteúdo vamos conhecer alguns jogos que fizeram história dentro e fora do Brasil, além da maior virada do futebol brasileiro. Continue a leitura.
Maiores viradas históricas do futebol
Craques como Zico, Romário, Ronaldinho, Neymar, aqui no Brasil, e outros como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Zidane e Johan Cruyff do futebol internacional, já protagonizaram verdadeiros shows em campo, com jogadas excepcionais e gols marcantes.
Muitos deles também fizeram história em viradas de placar, que definiram títulos e posicionaram muitos clubes como os melhores entre tantos. A seguir, conheça quatro das maiores viradas do futebol brasileiro e internacional.
Champions League 2017 | Barcelona 6 X 1 Paris Saint-Germain
A Liga dos Campeões é um dos maiores torneios europeus de futebol, com os principais clubes a nível mundial, tendo, inclusive, brasileiros como parte dos elencos.
Foi também em uma Champions League que uma das maiores viradas da história aconteceu, mais precisamente nas oitavas de final entre o clube espanhol Barcelona e o francês Paris Saint-Germain.
O Barcelona voltava de uma derrota de 4 a 0 no jogo de ida, precisando de uma grande virada para avançar na competição. E o impossível aconteceu, de fato: o brasileiro Neymar foi protagonista em dois gols, assim como em uma assistência para o último gol, aos 50 minutos de jogo.
Assim, o clube espanhol concretizava uma das maiores viradas da história, com um belíssimo 6 a 1 e o passe livre para as quartas de final.
Libertadores da América 2019 | Flamengo 2 X 1 River Plate
Falando de Libertadores da América, um jogo eletrizante garantiu sua menção nesta lista, uma disputa entre o Mengão e o River Plate na final do campeonato.
O segundo tempo chegava ao fim e o Flamengo parecia próximo de dizer adeus ao título, mas uma virada mudou tudo nos últimos minutos de jogo. Gabigol acelerou, ganhou espaço e marcou um gol aos 43 minutos e outro nos acréscimos, aos 46 minutos.
O Rubro-Negro ganhava de presente do atacante Gabriel Barbosa o título que estava distante por 38 anos: bicampeão da Taça Libertadores.
Champions League 2005 | Liverpool 3 X 3 Milan
A Champions é um dos palcos do futebol de elite, como muitos intitulam. Foi neste palco que uma das reviravoltas mais emocionantes aconteceu em 2005, sendo uma das maiores da história do torneio.
O cenário para esse acontecimento foi a final entre Liverpool e Milan, quando um placar de 3 a 0 para os italianos parecia a derrota do adversário inglês. Com a oportunidade em mãos, Liverpool deu origem ao “Milagre de Istambul”, empatando com o Milan e ganhando em uma decisão nos pênaltis.
Foram 45 minutos que separaram os italianos do título, assim como os protagonistas dos três gols: Gerrard, Xabi Alonso e Smicer.
Campeonato Brasileiro 2011 | Flamengo 5 X 4 Santos
Santos e Flamengo ou Neymar e Ronaldinho Gaúcho? Durante a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, os dois craques se enfrentaram e se mostraram figuras importantes para seus times. Foram dois gols marcados por Neymar e três pelo bruxo, Ronaldinho.
No início do jogo, o Santos avançou com três gols e um desempenho excepcional do menino Ney. Contudo, no quadro final, o Mengão levou a melhor com 5 gols a 4, virando o jogo na casa dos santistas.
Qual foi a maior virada da história do futebol brasileiro?
Será possível definir a maior virada do futebol perante tantos jogos e jogadas impressionantes? Uma decisão que pode chegar aos pés deste título é a final da Copa Mercosul de 2000, entre Palmeiras e o Vasco do craque Romário.
Jogando em casa, o Palmeiras avançou com três gols logo no início, deixando a situação complicada para o Gigante da Colina. Porém, em uma reviravolta digna de final, o Vasco mudou o placar, balançando a rede por quatro vezes seguidas. Três dos gols marcados foram de responsabilidade de Romário, dois de pênalti.
Naquele dia, o Verdão foi para o vestiário no intervalo assumindo a liderança do jogo, com um espaço de três gols contra o rival. Mas, ao final da partida, saiu como vice depois de uma das maiores viradas do futebol.