Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Qual país tem mais medalhas de ouro nas Olímpiadas?

Qual país tem mais medalhas de ouro nas Olímpiadas?

Publicado em:

Última atualização:

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 se aproximam e os países participantes já estão se preparando para disputar a corrida pelo ouro olímpico na competição. Neste post, vamos descobrir qual país tem mais medalhas de ouro nas Olimpíadas e quem mais entra nesse ranking mundial. Siga a leitura para conferir!

Qual país tem mais medalhas de ouro nas Olimpíadas?

10º lugar: Austrália

A Austrália é a última a entrar no ranking dos 10 países com mais medalhas de ouro nas Olimpíadas. Durante sua trajetória no torneio, os australianos subiram ao pódio em 547 ocasiões. Assim, são 164 medalhas de ouro, 173 de prata e 210 de bronze.

9º lugar: Japão

Em 23 participações nas Olimpíadas, o Japão subiu ao pódio 197 vezes, principalmente com o judô. No total, são 169 medalhas de ouro, 150 de prata e 178 de bronze.

8º lugar: Hungria

A Hungria se destaca principalmente na esgrima e em modalidades aquáticas, como o caiaque, natação e polo aquático. Durante as edições em que participou, o país já recebeu 181 medalhas de ouro.

7º lugar: Alemanha

Após sua unificação, a Alemanha competiu em 17 Jogos e conquistou um total de 652 medalhas. Dentre elas, são 201 de ouro, 205 de prata e 246 de bronze. As modalidades com mais pódios no país até hoje são a canoagem, hipismo e remo.

6º lugar: Itália

Em sexto lugar, temos a Itália, com 217 medalhas de ouro, 188 de prata e 213 de bronze, somando 618 pódios olímpicos ao longo da história. Inclusive, o maior campeão italiano é o esgrimista Edoardo Mangiarotti, que já ganhou o ouro seis vezes pela competição.

5º lugar: França

A França está em quinto lugar na lista de países que têm mais medalhas de ouro nas Olimpíadas. Os franceses competiram em 29 edições dos Jogos e subiram no pódio em primeiro lugar 226 vezes, principalmente no ciclismo, esgrima e vela.

4º lugar: China

A China se tornou protagonista olímpica a partir dos anos 2000. Inclusive, nas Olimpíadas de 2008, que aconteceram em Pequim, o país conquistou o maior número de ouros. Ao todo, são 546 medalhas obtidas em 11 participações, sendo 262 de ouro.

3º lugar: Grã-Bretanha

Em terceiro lugar, temos o bloco da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales), com 916 medalhas nos Jogos Olímpicos. Desse total, 385 são medalhas de ouro.

2º lugar: União Soviética

Durante a Guerra Fria, o bloco da União Soviética foi um grande concorrente na disputa de medalhas nos Jogos. Dessa maneira, nas nove participações, a Rússia conquistou 395 medalhas de ouro, principalmente nas modalidades de ginástica, atletismo e halterofilismo. Contudo, a segunda colocada no ranking ainda está muito longe de alcançar os Estados Unidos, com 1010 medalhas no total.

1º lugar: Estados Unidos

Os Estados Unidos são o país que tem mais medalhas de ouro na história das Olimpíadas e já subiram no pódio em primeiro lugar 1061 vezes. Isso mesmo, os EUA conquistaram mais de mil medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos. Além disso, o país da América do Norte também recebeu 836 medalhas de prata e 739 de bronze durante as edições do torneio. Ao todo, são 2636 medalhas.

Michael Phelps é o maior medalhista de todos os tempos. O nadador americano tem 28 medalhas em seu currículo olímpico, sendo 23 de ouro, três de prata e duas de bronze. Assim, é o maior vencedor da história do torneio até hoje.