Início » Futebol » Copa Libertadores da América » Flamengo x Millonarios: onde assistir, data e expectativas

Flamengo x Millonarios: onde assistir, data e expectativas

Publicado em:

Última atualização:

Após ficar em situação delicada na Copa Libertadores 2024 e enfim “respirar” com a vitória sobre o Bolívar na rodada passada, o Flamengo enfrentará o já eliminado Millonarios, da Colômbia, na próxima terça-feira, dia 28 de maio, no Maracanã, para confirmar sua presença nas oitavas de final. A partida é válida pela sexta e última rodada da fase de grupos.

Além de garantir vaga na segunda fase da competição, o rubro-negro carioca ainda almeja a primeira colocação do grupo E, o que lhe daria os benefícios de ficar no pote 1 do sorteio das oitavas de final e decidir em casa o mata-mata. Para isso, é preciso vencer o Millonarios e torcer para o Bolívar perder para o Palestino em casa.

O Flamengo já deu início à venda de ingressos para a partida, e a expectativa é de encher o Maracanã. As entradas têm preços que variam entre R$ 15 e R$ 500.

Onde assistir a Flamengo x Millonarios e horário do jogo

O jogo, marcado para as 21h do dia 28 de maio, no Maracanã, Rio de Janeiro, será transmitido pelo canal pago ESPN, que também exibirá a partida por meio do streaming Star+.

Como o Flamengo chega para o confronto

Após ser campeão carioca com supremacia incontestável — o time sofreu apenas um gol, e mesmo assim em partida em que atuou com escalação alternativa —, o Flamengo de Tite passou a ser criticado por exibições abaixo do padrão no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na própria Libertadores, onde a ameaça de eliminação esteve bem evidente.

Ainda que o Rubro-Negro tenha chance de cair da competição continental em caso de revés contra o Millonarios, hoje esta alternativa parece improvável, não só por enfrentar um time já sem qualquer aspiração no torneio, mas também por ter voltado a jogar um bom futebol.

Depois de um recorte de cinco jogos em que venceu apenas uma vez — 1 x 0 sem brilho contra o Amazonas, pela Copa do Brasil — e perdeu três, para Botafogo, pelo Brasileirão, e Bolívar e Palestino, pela Libertadores, o Flamengo voltou aos eixos e teve boas exibições nos triunfos sobre o mesmo Bolívar, por 4 a 0, e Corinthians, por 2 a 0, ambos no Maracanã.

Quem está se destacando pelo Flamengo na temporada?

Em um elenco qualificado como o do Flamengo, muitos são os destaques, mas dois nomes aparecem acima dos demais na temporada até aqui: Pedro e De La Cruz. Ao passo que o centroavante já balançou as redes 17 vezes, sendo três na Libertadores 2024, o meia uruguaio já caiu nas graças da torcida pela técnica acima da média e também pela entrega em cada partida.

É preciso citar também o zagueiro Fabrício Bruno e o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, convocados recentemente para a seleção brasileira, além dos xodós da torcida Pulgar e Arrascaeta.

Como o Millonarios chega para o confronto Flamengo x Millonarios

Desde o primeiro encontro com o Flamengo, em 2 de abril, o Millonarios entrou em campo 11 vezes, em duas frentes: Libertadores e Campeonato Colombiano – Apertura. Neste recorte, foram cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Se o time não venceu nenhuma vez pela competição continental, o desempenho foi um pouco melhor no torneio local, e o Millonarios assegurou uma vaga no quadrangular final. São dois grupos de quatro equipes cada um, sendo que apenas o campeão de cada chave avançará à final da competição. Atualmente, o Millonarios é o quarto colocado do grupo A, com três pontos após três partidas. O líder é o Pereira, que soma seis.

Quais são os destaques do Millonarios?

O destaque absoluto da equipe colombiana é o centroavante Leonardo Castro, que marcou 14 gols em 20 jogos na atual temporada, dando ainda três assistências.

Já no quesito passes para gol, quem chama atenção é o jovem meia Daniel Ruiz, ex-Santos. Se Ruiz não se destacou nas 19 partidas que fez pelo Peixe, no Millonarios a história é outra: ele já contribuiu com cinco assistências para os companheiros em 2024.

Vale destacar também o goleiro Álvaro Montero, que faz parte da seleção colombiana, e o zagueiro Andrés Llinás, outro que costuma frequentar as convocações dos “cafeteros”.

Prováveis escalações

Os dois treinadores ainda não anunciaram os times que mandarão a campo, mas podemos ter uma ideia das equipes de acordo com suas últimas escalações.

Uma grande dúvida fica por conta da opção do treinador do Millonarios, Alberto Gamero, de entrar ou não com uma formação alternativa, uma vez que o time já está eliminado da Libertadores e não tem mais chances de buscar uma vaga “de consolação” na Copa Sul-Americana.

Possível Flamengo: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira (Léo Ortiz) e Ayrton Lucas (Viña); Pulgar (Allan), De La Cruz, Arrascaeta e Gerson; Everton Cebolinha e Pedro. Treinador: Tite.

Possível Millonarios: Álvaro Montero; Delvin Alfonzo (Sander Navarro), Juan Pablo Vargas, Andrés Llinás (Alex Moreno) e Jhoan Hernández; Daniel Ruiz, Daniel Catano (David Silva) e Emerson Rodríguez; Leonardo Castro (Juan Carvajal). Técnico: Alberto Gamero.

Como foi o último jogo entre Flamengo e Millonarios

Flamengo e Millonarios se enfrentaram na primeira rodada da Libertadores 2024 no estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia. Após abrir o placar no segundo tempo, com gol de Pedro, após cobrança de pênalti, o Flamengo cedeu o empate aos colombianos já na reta final da partida.

Esta também foi a única vez em que Flamengo e Millonarios se enfrentaram. Contra adversários colombianos como um todo, o retrospecto do Mais Querido é altamente favorável: são 21 vitórias, seis empates e quatro derrotas. Foram 65 gols marcados e 31 sofridos.

Veja a classificação do grupo E após 5 rodadas

TIMESPONTOSVITÓRIASEMPATESDERROTASSALDO
Bolívar103112
Flamengo72124
Palestino7212-3
Millonarios3032-3

Saiba os jogos que restam no grupo E

Além de Flamengo x Millonarios, o grupo E terá, também às 21h de 28 de maio, a partida Bolívar x Palestino, no estádio Hernando Siles, na Bolívia. Já garantidos ao menos na Copa Sul-Americana, os chilenos jogam como franco-atiradores, precisando arriscar tudo para tentar avançar na Libertadores. Para que isso aconteça, precisarão pontuar mais do que o Flamengo contra o Millonarios ou então vencer o Bolívar, fora de casa, por pelo menos três gols de diferença.