Início » Tênis » Onde fica Roland Garros? Saiba onde é realizado o torneio de tênis

Onde fica Roland Garros? Saiba onde é realizado o torneio de tênis

Publicado em:

Última atualização:

Em maio, os maiores tenistas do planeta se encontram na França para jogar o segundo Grand Slam da temporada, mas onde fica Roland Garros? Anualmente, o evento acontece sempre depois do Australian Open e antes de Wimbledon e US Open.

Dessa forma, fique de olho para não perder nenhum saque das estrelas.

Onde fica Roland Garros?

O torneio de tênis Roland Garros é realizado na cidade de Paris, na França. Além disso, é importante destacar que Roland Garros não é uma cidade, e sim, um aviador francês que inspirou o nome do campeonato.

Todos os jogos do Grand Slam são realizados no Stade Roland Garros, complexo com 18 arenas de saibro, com destaque para as quadras Court Simonne-Matthieu, Philippe Chatrier e Suzanne Lenglen. Com o passar dos anos, o grupo de quadras se modernizou. Pequenos detalhes, como a adição de lugares nas arquibancadas, estátuas de tenistas e novas entradas foram instalados.

Em 1927, os tenistas franceses Jacques Brugnon, Jean Borotra, Henri Cochet e René Lacoste venceram surpreendentemente a Copa Davis em solo americano. Além disso, no mesmo ano, a Federação Francesa de Tênis criou o complexo de quadras Roland Garros para incentivar o esporte no país.

Nesse sentido, em 2024, as quadras estão nos planos das Olimpíadas de Paris.

Quem é Roland Garros?

Para fugir do convencional, a Federação Francesa de Tênis decidiu homenagear uma das figuras mais importantes da história da França em seu principal campeonato: o Aberto da França (ou French Open). Roland Garros, segundo informações do site oficial do torneio, nasceu em Saint-Denis de la Réunion, em 6 de outubro de 1888. Apaixonado por aeronaves, passou a pilotar em shows, corridas e exposições, mesmo sem ter a habilitação necessária.

Em 1913, Garros fez o impossível: cruzou o Mediterrâneo. Ele saiu da Riviera Francesa até a Tunísia, uma jornada que levou oito horas. Além de lutar por seu país na Primeira Guerra Mundial, o piloto foi responsável por criar o primeiro avião de combate monoposto. O aviador morreu em 5 de outubro de 1918 nas Ardenas, após a sua intensa resistência na guerra.

Quais são os quatro Grand Slam no tênis?

O Grand Slam são os quatro torneios mais importantes do calendário anual do tênis. São eles o Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e o US Open.

O Australian Open, primeiro Grand Slam na temporada, acontece em Melbourne, sempre em janeiro, em quadra dura. A competição, realizada pela primeira vez em 1905, passou por cinco cidades diferentes: Melbourne, Sydney, Adelaide, Brisbane, Perth e também na Nova Zelândia. Em 1972, Melbourne tornou-se a residência oficial do Grand Slam.

Entre maio e junho, Roland Garros é a grande atração do calendário. O torneio francês traz as principais estrelas do tênis para as quadras de saibro, desafiadoras até para jovens.

No mês de junho e julho é a vez de Wimbledon, na quadra de grama. A competição inglesa, em Londres, aconteceu pela primeira vez em 1870, com participação somente de homens. Dez anos depois, a organização decidiu adicionar as categorias duplas masculinas e individuais femininas.

Fechando o calendário em agosto e setembro, em Nova York, nos Estados Unidos, o US Open é o último Grand Slam. O torneio de quadra dura é um dos mais difíceis devido à grande concorrência. A história narra a primeira edição do US Open em 1968, com vitória de Arthur Ashe no primeiro título individual masculino.

Por fim, em Nova York, nos Estados Unidos, o campeonato na quadra dura ocorre em agosto e setembro, considerado um dos mais difíceis em razão da grande concorrência entre as categorias.