Nas últimas dez edições do Circuito Mundial Masculino de Surfe ou World Surf League (WSL), ocorridas entre 2013 e 2023, o Brasil saiu campeão sete vezes, com o título mundial na categoria masculina. Acompanhe o artigo e descubra quem são os brasileiros campeões no mundial.
Quantos brasileiros foram campeões mundiais de surf?
Desde a primeira vitória em 2014, o país conta com quatro brasileiros que são campeões no mundial: Gabriel Medina, Adriano de Souza, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo. Assim, Medina é tricampeão e Toledo são bicampeões mundiais, explicando o total de sete títulos que o país tem no histórico.
Quais são os brasileiros campeões mundiais de surf?
Gabriel Medina
Gabriel Medina conquistou o título mundial de surf em 2014, tornando-se o primeiro brasileiro a alcançar esse feito. Dessa forma, a vitória foi confirmada após seu ídolo de infância, o australiano Mick Fanning, ser derrotado pelo brasileiro Alejo Muniz no Round 5 do WCT Pipe Masters, realizado na praia de Pipeline, no Havaí. A vitória dependia dos resultados de seus rivais Kelly Slater e Mick Fanning.
O bicampeonato veio em 2018, quando pela terceira vez na história, o Brasil celebrou um título mundial de surfe. Dessa maneira, a vitória foi sobre o sul-africano Jordy Smith, em uma conquista antecipada na qual somente precisava avançar para a final no Havaí para iniciar a lista dos brasileiros campeões no mundial.
Em 2021, o surfista brasileiro conquistou o primeiro tricampeonato para o Brasil, em Trestles (EUA). Assim, o surfista de Maresias detém o recorde brasileiro de mais títulos mundiais.
Adriano de Souza
Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho, acumulou uma série de feitos em sua carreira no surfe e entrou para a lista de brasileiros campeões no mundial. Por exemplo, o atleta se tornou campeão do Mundial de Juniores na Austrália em 2004, e no ano seguinte. Já em 2005, conquistou um título do WQS, se tornando o primeiro brasileiro a vencer em Pipeline, no Havaí.
Adriano de Souza alcançou outro marco notável em 2015, quando entrou para a história do surfe brasileiro a conquistar o título máximo do surfe mundial, na elite do esporte, também na WQS. A vitória de Souza também foi sobre Mick Fanning, como aconteceu com Medina no ano anterior. Souza se aposentou do profissionalismo em 2021, aos 34 anos.
Ítalo Ferreira
Na emocionante disputa pelo título mundial de 2019, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina estrelaram a final brasileira. E na decisão final do circuito, na Pipe Masters, Ítalo conquistou o primeiro título mundial de sua carreira, fazendo parte do grupo de brasileiros campeões no mundial. Assim, o surfista impediu que seu rival Medina se tornasse tricampeão mundial naquele momento.
Filipe Toledo
Filipe Toledo superou o também brasileiro Ítalo Ferreira, campeão mundial de 2022, na bateria final e garantiu o título. As provas vencidas que o colocaram na primeira posição aconteceram em Bells Beach, na Austrália, e Saquarema, no Rio de Janeiro.
O surfista de Ubatuba se tornou bicampeão no ano seguinte, se consolidando no cenário do esporte. A segunda vitória do do Circuito Mundial de Surfe veio ao vencer o australiano Ethan Ewing na decisão da WSL Finals, na Califórnia.