O atletismo é um dos esportes mais antigos que existem. Tendo seus primeiros registros na Grécia por volta do ano 776 a.C., foi disputado na primeira edição das Olimpíadas em Atenas, no ano de 1896 e, desde então, jamais saiu dos Jogos, sendo parte crucial do torneio. Aliás, atualmente as modalidades do atletismo são bastante praticadas ao redor do mundo inteiro, e isso é percebido em diversos eventos, como a Diamond League.
Isso não é à toa, afinal, consideram esse esporte como um esporte-base, ou seja, tem suas práticas correspondentes a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar e lançar. Sendo assim, é possível dizer que foi a partir do atletismo que inventaram outros esportes, como basquete, handebol, futebol e afins.
Mas afinal, quais são as modalidades do atletismo que existem atualmente? E quais são as mais importantes? Confira a seguir!
As principais modalidades do atletismo
O esporte oferece uma série de modalidades e cada uma pode atender a um diferente tipo de gosto, algumas das principais são:
Corrida
A corrida é o principal tipo de modalidade que muitas pessoas pensam quando ouvem a palavra “atletismo”. Elas podem ser realizadas em diferentes distâncias e também em diferentes tipos de pista.
As corridas curtas geralmente possuem 100 metros e as mais longas normalmente apresentam 10 mil metros. Além disso, as com barreiras variam entre 110 e 400 metros e as com obstáculos podem ir até 3 mil metros de extensão. Lembrando que existem as provas “indoors”, feitas em um ambiente fechado, e as “outdoors”, feitas em um ambiente aberto.
Salto em distância
Outra das modalidades do atletismo bem conhecida é o salto em distância. Assim como a corrida, está presente em praticamente todos os grandes eventos poliesportivos.
Nesse tipo de modalidade, um atleta, a partir de uma raia marcada no chão, precisa correr e saltar o mais alto possível a partir de um ponto estabelecido anteriormente. Após cada salto, registram as marcas do pulo dos atletas em uma caixa de areia e aqueles que saltarem o mais distante possível do ponto são vencedores.
Vale também ressaltar que marcam penalidades para os corredores que pularem no fim da tábua de impulsão.
Salto com vara
Por fim, o salto com vara é mais uma modalidade que muitas pessoas conhecem. No entanto, de todas as citadas até aqui, é certamente a mais perigosa.
Os praticantes de salto com vara carregam consigo uma barra horizontal de cerca de 4 metros. Após realizar em uma pequena corrida para ganhar a impulsão, eles colocam a vara em uma caixa de metal ou madeira que irá “jogá-los” até uma altura ideal para poderem ultrapassar o sarrafo, uma barra horizontal disposta entre duas outras verticais.
É preciso apontar que, à medida que os competidores passam o sarrafo, colocam o desafio em uma altura ainda maior, assim aumentando o nível de dificuldade da competição.
Outras modalidades do atletismo
Além das mencionadas antes, existem várias outras modalidades do atletismo como:
- Salto em altura
- Salto triplo
- Marcha atlética
- Arremesso de peso
- Lançamento de disco
- Lançamento de martelo