Início » Futsal » Futsal e a complexa história de quem comanda o esporte internacionalmente

Futsal e a complexa história de quem comanda o esporte internacionalmente

Publicado em:

Última atualização:

Para cada esporte oficial praticado ao redor do mundo, existe uma entidade que regulamenta as competições nacional e internacionalmente, certo? Nem sempre. Quer dizer, com o futsal, a coisa não é assim tão simples. O esporte, nascido na América do Sul, só despertou a atenção da FIFA muito depois de sua criação e, desde então, existem duas entidades que regulamentam a modalidade internacionalmente: a Associação Mundial de Futsal (AMF) e a própria FIFA.

A verdade é que, antes mesmo do surgimento dessas duas, o futebol de salão já teve outros órgãos que o regulavam dentro e fora do Brasil. Em seus primeiros anos, no Brasil, o esporte era ligado à Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Hoje, oficialmente, é a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quem gerencia a Seleção Brasileira de futsal. No entanto, cabe à Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) a organização das competições oficiais e dos estaduais.

Que entidade internacional é responsável pelo futsal?

Com o futebol de salão ficando cada vez mais popular no novo continente, em 1969, os países sul-americanos se organizaram para a criação da Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, a CSAFS. Já na década de 1970, com a expansão do esporte em outros países, fundou-se a Fifusa — Federação Internacional de Futebol de Salão.

Foi ela quem organizou, no início dos anos 1980, o primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Salão. Brasil, Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Itália, México, Holanda e Japão participaram do torneio, que foi um marco na história do futsal — que adotou este como nome em definitivo a partir de 1985. E foi a partir de então que a própria FIFA passou a se interessar pelo esporte, o que gerou conflito com a Fifusa. 

Na década de 1990, a Fifusa se desfez e os países da América do Sul criaram a Confederação Pan-Americana de Futsal (PANAFUTSAL). A entidade tentou se associar à FIFA, mas sem sucesso. Então, com a negociação da entrada de federações nacionais de países dos outros continentes na entidade, em 2002, criou-se a Associação Mundial de Futebol (AMF), da qual os membros da extinta Fifusa também faziam parte.

Desde então, tanto a AMF quanto a própria FIFA regulamentam o futsal internacionalmente, cada uma à sua maneira, por assim dizer. 

Copa do Mundo de Futsal

Este ano, a FIFA realiza a 10ª edição da Copa do Mundo de Futsal, que será disputada entre 14 de setembro e 6 de outubro no Uzbequistão. Esta é a primeira vez em que um país da Ásia Central recebe o evento. Assim como no futebol de campo, o Brasil também é pentacampeão mundial de futsal — de acordo com a FIFA.

Isso porque as regras da FIFA diferem das regras e dos campeonatos organizados pela AMF. Para essa organização, os maiores campeões do mundo são Paraguai e Colômbia, cada um com três títulos cada. Enquanto isso, Portugal, Argentina e Venezuela detêm um título cada. E, curiosamente, o Brasil não tem nenhum, visto que, ainda na época da transição entre Fifusa e PANAFUTSAL, o país se afastou das entidades criadas, aproximando-se da FIFA.