Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » As maiores e mais impressionantes viradas do Brasileirão

As maiores e mais impressionantes viradas do Brasileirão

Publicado em:

Última atualização:

O Brasileirão já tem mais de 64 anos e, desde então, já houve diversos confrontos inesquecíveis e momentos que marcaram torcidas. Mas será que você conhece a maior virada do Brasileirão? Na verdade, existiram diversas viradas ao longo da sua história.

O campeonato ocorre em pontos corridos, sendo assim, é comum ver viradas incríveis por conta das estatísticas de uma partida ou outra. Vale notar também que o Brasileirão começou em 1959 como Taça do Brasil, porém passou a ser chamado de Campeonato Brasileiro apenas em 2001.

Quais foram as maiores viradas do Brasileirão?

Por conta da adoção do formato de pontos corridos, o campeonato já viu diversas reviravoltas desde a mudança. Vamos relembrar as viradas mais incríveis da história do Brasileirão!

Grêmio em 2008

O time liderava com seis pontos de vantagem sobre o Cruzeiro, sendo este o segundo colocado. O Imortal era comandado por Celso Roth na época e teve um início de competição incrível, mas caiu de rendimento no final. Na 25ª rodada, o Grêmio perdeu sua liderança e viu o sonho do título ruir, não tendo o conquistado desde 2008.

Palmeiras em 2009

O Verdão havia dominado o campeonato naquele ano, com 17 rodadas sendo líder. Sendo assim, o time estava em primeiro lugar do campeonato com uma vantagem de cinco pontos sobre o segundo colocado e dez pontos à frente do Flamengo. 

Então, o Palmeiras contratou Muricy Ramalho, o tricampeão com o São Paulo, mas mesmo assim sofreu resultados adversos. Os empates contra Avaí e Sport e as derrotas contra Náutico e Santo André são um exemplo.

Diante disso, o time perdeu sua liderança na 34ª partida da competição em uma derrota contra o Fluminense em casa. O Verdão não conseguiu se recuperar e acabou vendo o Flamengo levantar a taça naquele ano.

Atlético-MG em 2012

Em uma campanha de 42 pontos, o time de Ronaldinho Gaúcho foi atropelado pelo Fluminense no segundo turno. Apesar disso, o Atlético-MG ganhou a Libertadores da América no ano seguinte.

Internacional e São Paulo em 2020

Talvez seja a maior virada do Brasileirão mais recente. Os times estavam na liderança do campeonato e ambos tinham a liderança há 14 rodadas. Os paulistas começaram com todo o gás, porém, aos poucos, Flamengo e Internacional estavam se aproximando deles na tabela.

Então, os gaúchos de Abel Braga ficaram na liderança na 30ª rodada do campeonato de 2020. Nesse momento, o Internacional parecia estar se encaminhando para o título.

Porém, em partida contra o Flamengo, o Inter perdeu e o título ficou com o Rubro-Negro pelo segundo ano seguido, por apenas um ponto de diferença.

Maior virada do Brasileirão em gols

Quando falamos das viradas mais incríveis da história do Brasileirão, vale também comentar os placares com mais reviravoltas.

No Brasileirão de 2011, por exemplo, houve o confronto de Santos e Flamengo. No jogo, o Santos abriu com 3 gols em poucos minutos, porém o Flamengo fez uma virada incrível, batendo 5 contra o Peixe e vencendo a partida.