Não é todo mundo que sabe onde assistir o Campeonato Argentino morando no Brasil. Entretanto, é uma tarefa muito simples. Portanto, é muito fácil acompanhar a liga dos hermanos tendo onde assistir os principais jogos do campeonato argentino.
Para isso, é necessário ter um pacote de TV por assinatura (TV fechada) ou ser assinante de um serviço de streaming específico para assistir o campeonato argentino.
A liga argentina é a Primera División (Liga Profesional de Fútbol) e conta com 28 times na primeira divisão. Contudo, os moldes do torneio são bastante diferentes do que estamos habituados no Campeonato Brasileiro.
Onde assistir o Campeonato Argentino no Brasil
Os apaixonados por futebol que pensam em acompanhar a Primera División, mas não sabem onde assistir o campeonato argentino, podem fazer isso por meio de duas opções:
TV fechada (ESPN)
Os assinantes de algum serviço de TV por assinatura, que disponibilize os canais ESPN em seu catálogo, podem acompanhar os principais jogos do campeonato argentino ao vivo por lá.
A ESPN é a detentora dos direitos de transmissão e é onde se assiste o Campeonato Argentino em território brasileiro.
Entretanto, não são todos os jogos que entram na grade dos canais ESPN e é necessário ficar por dentro da programação nos dias de jogos.
Streaming (Star+)
Além de poder acompanhar o Campeonato Argentino pelos canais ESPN da TV fechada, é possível assistir mais jogos ao vivo sendo um assinante do Star+.
Aliás, é a única maneira de poder acompanhar todas as partidas da liga argentina sem preocupações.
Para assistir o campeonato argentino pelo Star+, é necessário navegar pelos canais de esporte disponíveis no streaming que pertence ao grupo Disney.
Como funciona o Campeonato Argentino
No total, 28 equipes disputam o título da Primera División, o campeonato argentino. Contudo, diferentemente da maioria das ligas nacionais, os clubes não jogam dois turnos por aqui.
Assim sendo, os participantes fazem apenas um duelo contra cada rival. Portanto, são 27 partidas ao longo da temporada.
Rebaixamento
Diferentemente do habitual, o rebaixamento do campeonato argentino é feito com uma média nas últimas três temporadas. Aliás, alguns dizem que isso foi uma estratégia da AFA (Associação de Futebol Argentino) para proteger os grandes clubes do país.
Afinal, isso impede o rebaixamento de um clube grande por conta de uma temporada fora dos planos.
Portanto, o rebaixamento leva as duas equipes que apresentam a pior média nas últimas três temporadas.
Competições continentais
Desde 2022, a Argentina tem seis representantes para disputar a Copa Libertadores da América. A propósito, o Campeonato Argentino é responsável por quatro vagas para a competição mais importante do continente sul-americano.
Além do campeão, os outros três melhores colocados, que não estejam classificados por outras copas, vão representar a Argentina na Libertadores.
Por fim, é fácil saber onde assistir o campeonato argentino. Porém, o difícil mesmo é entender como funciona o mecanismo e regras da AFA, que são questionados, inclusive, pelos argentinos.