A chegada dos Jogos Olímpicos de Paris também dá o destaque para o futebol feminino. O elenco de Arthur Elias e a renovação de atletas tem dado o que falar e gerado repercussão na grande mídia. E, uma das principais perguntas que o público tem feito é sobre os títulos da seleção brasileira feminina.
Marcado principalmente pela era Marta e Cristiane, entre 2003 a 2008, o Brasil esteve muito perto de conquistar taças importantes para o país. Batendo na trave na Copa do Mundo e Olimpíadas, as canarinhos tiveram a maior dominância no continente sul-americano, com os títulos da Copa América.
Todos os títulos da Seleção Brasileira Feminina de Futebol
Após campanha decepcionante na Copa do Mundo de 2023, sendo eliminada na fase de grupos do torneio, a CBF procurou por mudanças no futebol das canarinhas. Com a chegada de Arthur Elias (ex-Corinthians) no comando técnico, a busca por renovação de elenco e identidade de jogo foram as principais prioridades da seleção.
Dessa forma, o Brasil voltou para a décima posição no ranking da FIFA e se mostra como uma das principais competidores dos Jogos de Paris 2024. Com retrospecto positivo desde essa mudança de chave, muitas pessoas estão otimistas por conquistas de medalhas e tem procurado mais a respeito dos títulos da Seleção Brasileira Feminina buscando entender mais sobre a categoria.
Muitos não sabem, mas o país verde e amarelo é o maior campeão da Copa América na modalidade. Nossos atletas tem uma trajetória vitoriosa nas últimas décadas, com 7 conquistas oficiais até hoje. Elas ganharam o torneio em: 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014 e 2018
Fora isso, também conseguimos fazer história nos Jogos pan-americanos de 2003 ao conquistar a medalha de ouro. Foi a primeira vez que o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio na tradicional competição esportiva.
Copas do Mundo e Olimpíadas
Mesmo com oito taças levantadas a nível continental, os títulos da Seleção Brasileira Feminina a nível mundial ainda não apareceram. Na Copa do Mundo, por exemplo, o Brasil disputou todas as nove edições no torneio mas ainda não o venceu.
O melhor resultado na modalidade foi o vice em 2007, na China. Na ocasião, a Seleção que tinha Marta e Cristiane perdeu para a Alemanha na final. A artilheira e camisa 10 saiu do torneio com sete gols e eleita a melhor jogadora da competição. Vale lembrar que em 1999 alcançamos o terceiro lugar do torneio com destaque para Sissi, meio de campo que entrou para a seleção do campeonato.
Já nos Jogos Olímpicos, por mais que não tenhamos alcançado o ouro, nas edições de 2004 e 2008, ficamos na segunda colocação, ganhando a prata. Outro motivo para orgulho é que a jogadora Cristiane (atual Flamengo) é quem lidera a artilharia histórica do torneio, com 14 gols.
Na edição de 2024, o Brasil caiu em um grupo com Espanha, Japão e Nigéria. As canarinhas empataram os últimos dois jogos que disputaram e, antes disso, perderam a final da Copa Ouro, para os Estados Unidos. No entanto, mesmo com o retrospecto não parecendo favorável, a torcida espera grandes feitos de nossas jogadoras.