O Barcelona enfrentou o Paris Saint-Germain (PSG) em uma partida de futebol épica em 8 de março de 2017 no Camp Nou, válida pelas oitavas-de-final da Champions League (Liga dos Campeões).
Na maior virada do Barcelona, a equipe venceu o PSG com a estrela brasileira, Neymar, realizando dois gols e uma assistência. Saiba mais sobre como isso aconteceu.
Como foi a maior virada do Barcelona?
O Barcelona venceu por 6 a 1, revertendo um placar adverso de 4 a 0 que o time francês havia conquistado na partida de ida, que aconteceu em 14 de fevereiro no Parc des Princes. Assim, a partida no Camp Nou fez história, sendo a primeira vez que um clube reverteu um déficit de quatro gols na história da Liga dos Campeões. O jogo ficou conhecido como “La Remontada”, que na tradução significa “A Virada” em português.
O gol fora de casa
Devido à regra do gol fora de casa, o Barcelona se viu em uma situação desafiadora depois de perder a partida do jogo de ida sem marcar nenhum gol na casa do adversário. Tal regra é um dos três métodos aprovados pela FIFA para decidir o vencedor de um jogo em caso de empate, juntamente com prorrogação e pênaltis.
Comumente empregada em confrontos eliminatórios que envolvem partidas de ida e volta, a regra faz com que os gols marcados como visitante contem em dobro quando a soma dos resultados resultar em um empate entre as duas equipes. Assim, a regra acabou contribuindo para maior virada do Barcelona.
Portanto, se o placar agregado estiver igual após os dois jogos, a equipe que marcou mais gols como visitante é declarada vencedora. Assim, na partida de volta, qualquer gol sofrido significaria que o Barcelona precisaria vencer por uma diferença de cinco gols para se classificar.
No entanto, o Barcelona começou a reverter a situação ao abrir 3 a 0 no confronto, ficando a apenas um gol da igualdade no placar agregado, o que levaria a partida para a prorrogação. Mas o Paris Saint Germain diminuiu a vantagem com um gol de Cavani, tornando a situação ainda mais tensa para o Barcelona.
Neymar
O destaque da partida foi a estrela Neymar. Aos 2 minutos do segundo tempo, Neymar foi derrubado na área por Meunier em um lance peculiar. O árbitro não marcou o pênalti em um primeiro momento, mas então assinalou a penalidade máxima. Então, Messi assumiu a cobrança e finalizou com precisão no canto direito da meta, marcando o terceiro gol do Barcelona na partida.
Já aos 42 minutos da segunda etapa, Neymar marcou um golaço de falta, cobrado da entrada da área. Aos 45, Neymar marcou o segundo gol em outro pênalti. E o que parecia impossível aconteceu aos 49 minutos. O brasileiro fez o passe para o gol decisivo de Sergi Roberto.
Quem marcou os gols na maior virada do Barcelona?
Confira abaixo quem foram os jogadores que marcaram os gols na partida histórica entre Barcelona e PSG:
- Suárez, aos 2 min do primeiro tempo;
- Kurzawa aos 40 min minutos do primeiro tempo;
- Messi, aos 5 min do segundo tempo;
- Cavani, aos 17 min do segundo tempo;
- Neymar, aos 42 min do segundo tempo;
- Neymar, aos 46 min do segundo tempo;
- Sergi Roberto aos 49 min do segundo tempo.
Com a vitória, o Barcelona conseguiu se classificar pela décima vez consecutiva às quartas de final da Champions League, feito até então nunca alcançado por outro time europeu. No entanto, quem levou o título da competição para casa foi seu maior rival, o também espanhol Real Madrid. Mas a partida se tornou uma data histórica na cultura do futebol por marcar a maior virada do Barcelona.