O esqui de montanha é um esporte que somente ingressou oficialmente no quadro dos Jogos Olímpicos de Inverno de Lausanne, em 2020. Porém a origem do esqui nos leva à pré-história. Foram descobertas pranchas de madeira de tamanhos e formatos variados preservadas em pântanos de turfa na Rússia, Finlândia, Suécia e Noruega.
Todavia, o esporte como conhecemos teve sua origem na Europa com o alemão Wilhelm Paulcke, em 1897. Porém, a modalidade estará fazendo somente sua segunda aparição nos Jogos Olímpicos.
De todos os países, os mais esperados para virem com força total são: Suíça, Áustria, Estados Unidos, Canadá, França e Noruega. Além do mais, até o Brasil tem seus representantes na modalidade, são eles: Caio Brown e Charles De Candolle.
O que é esqui de montanha?
A grosso modo nada mais é do que a mistura de dois esportes, o esqui e o montanhismo. Ele consiste basicamente em fazer os atletas passarem por montanhas nevadas usando habilidades de esqui, resiliência e força corporal para chegar em primeiro na linha de chegada.
A entidade que é responsável pelo esqui de montanha é o ISMF – Federação Internacional de Ski Mountaineering –, que organiza as competições ao redor do mundo. As principais modalidades do “skimo”, como é conhecido, tem diversos Campeonatos Mundiais, além de Copas do Mundo com diferentes etapas.
Ingressão nas Olimpíadas
Em 2017 o COI (Comitê Olimpico Internacional) anunciou que o esqui de montanha estaria no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude na edição de Lausanne, na Suiça, em 2020. Na ocasião seriam disputadas 3 modalidades: corridas individuais (feminino e masculino), sprint (feminino e masculino) e revezamento (misto).
Como o esporte foi um sucesso na edição, novamente estará nas Olimpíadas de Inverno de 2026, que serão disputadas em Milão e Cortina, na Itália. Ao todo serão 48 vagas (24 para homens e 24 para mulheres). Com isso, o esporte irá utilizar a estrutura que já estava prevista para os Jogos.
Regras do Esqui de Montanha
Corrida individual
As provas de corrida individual são muito similares às de uma maratona de esqui. Os atletas dão início na largada ao mesmo tempo, com o percurso tendo pelo menos três subidas e descidas. Além disso, cada percurso (subida/descida) pode ter até 2000m. Como resultado, essas provas podem durar até duas horas e ganha quem cruzar a chegada primeiro.
Sprint
As corridas conhecidas como sprints são muito mais curtas e rápidas que as individuais. Os atletas devem completar o percurso em cerca de três minutos. Isto é, as subidas e descidas são menores, medindo mais ou menos 100m no total.
Revezamento
O revezamento é uma cooperação entre três a quatro pessoas da mesma equipe. Dessa forma, cada membro deve completar um curto circuito, um após o outro. Cada circuito dura em média 15 minutos. Além disso, inclui duas subidas e descidas.