Início » Futebol » Atalanta x Bayer Leverkusen: saiba tudo sobre a final da Liga Europa

Atalanta x Bayer Leverkusen: saiba tudo sobre a final da Liga Europa

Publicado em:

Última atualização:

Valendo título inédito para um e a segunda taça para outro, Atalanta e Bayer Leverkusen decidem a Liga Europa na próxima quarta-feira, dia 22, na Dublin Arena, na capital da Irlanda.

Campeão pela primeira e única vez na temporada 1987-88, quando superou o Espanyol na decisão, o Bayer Leverkusen tenta agora o bicampeonato, ao passo que a Atalanta fará sua primeira final de competição continental.

Na semifinal, a Atalanta eliminou o Olympique de Marselha. Após empate por 1 x 1 na França, a equipe de Bérgamo, na Itália, venceu em casa por 3 x 0. O Leverkusen teve muito mais trabalho, ainda que tenha vencido a Roma na capital italiana por 2 x 0 na partida de ida. Na volta, disputada na Alemanha, o Bayer saiu atrás por 2 x 0, mas buscou o empate no fim do jogo e se garantiu na final.

Onde assistir a Atalanta x Bayer Leverkusen

A decisão da Liga Europa será transmitida ao vivo pela ESPN, por meio do streaming Star +, e pelo canal aberto SBT.

Data e local da decisão da Liga Europa

Disputada em jogo único, a decisão da UEFA Europa League começará às 16 horas da próxima quarta-feira, dia 22 de maio. O palco será a Dublin Arena, na capital da Irlanda. O estádio, casa principal da Seleção da Irlanda, tem capacidade para 51.711 espectadores.

Quem leva a melhor no confronto direto?

Atalanta e Bayer Leverkusen se enfrentaram apenas duas vezes na história — na própria Liga Europa —, com vantagem para o time italiano. Nas oitavas de final da competição na temporada 2021-22, a equipe de Bérgamo venceu em casa por 3 x 2 e triunfou novamente, desta vez em Leverkusen, por 1 x 0.

Quanto receberá o campeão da Liga Europa?

Os dois finalistas do torneio já engordaram seus cofres em 10,4 milhões de euros, valor que subirá em mais 4 milhões de euros para o campeão.

A premiação é distribuída da seguinte forma:

  • Oitavas de final: 1,2 milhão de euros
  • Quartas de final: 1,8 milhão de euros
  • Semifinal: 2,8 milhões de euros
  • Final: 4,6 milhões de euros
  • Título: 4 milhões de euros

Saiba como a Atalanta chega para a decisão

A Atalanta fará na próxima quarta-feira, em Dublin, sua primeira final de competição continental. Com uma sólida campanha no Campeonato Italiano, no qual é quinta colocada, muito próxima de assegurar uma vaga na próxima Liga dos Campeões da Europa, a Champions League, a equipe de Bérgamo foi vice-campeã da Copa da Itália na última quarta-feira, dia 15, ao perder para a Juventus por 1 x 0.

Fundada em 1907, a Atalanta tem apenas um título de primeiro escalão em sua história, a Copa da Itália de 1962-63. Em busca de sua segunda conquista relevante, o time comandado por Gian Piero Gasperini tem clara vocação ofensiva, tendo como destaques os jogadores Koopmeiners, Lookman e De Ketelaere.

A Atalanta tem em seu time titular o volante brasileiro Ederson, com passagens por Corinthians, Cruzeiro e Fortaleza. Na equipe desde 2022, o jogador tem oito gols e duas assistências em 87 partidas desde então.

Veja a histórica temporada do Bayer Leverkusen até aqui

Com o título do Campeonato Alemão assegurado, o Bayer Leverkusen ainda busca as taças da Liga Europa e da Copa da Alemanha, na qual fará a decisão contra o Kaiserslautern, no próximo dia 25, para encerrar com chave de ouro uma temporada que já é histórica.

Simplesmente, a equipe comandada pelo espanhol Xabi Alonso ainda não foi derrotada após 50 jogos: são 41 vitórias e nove empates. A equipe marcou 141 gols e sofreu 38, conquistando a maior série invicta da história moderna do futebol europeu.

Em seu primeiro trabalho à frente de uma equipe profissional, Alonso promoveu um sistema de jogo em que o grupo acaba por ser a maior estrela, ainda que isso soe clichê. Como prova disso, cinco jogadores contribuíram com mais de 10 gols na temporada: Boniface (20), Wirtz (18), Frimpong (14), Schick (13) e Grimaldo (12).

Fundado em 1904 por funcionários da empresa farmacêutica alemã Bayer, o Leverkusen tem apenas dois títulos relevantes em sua sala de troféus: a Copa da Alemanha de 1992-93 e a Copa da Uefa de 1987-88 (antigo nome da Liga Europa).

Prováveis escalações de Atalanta e Bayer Leverkusen

Os dois treinadores ainda não anunciaram os times que mandarão a campo, mas podemos ter uma ideia das equipes de acordo com suas últimas escalações.

Possível Atalanta: Carnesecchi; De Roon, Hien e Djimsiti; Zappacosta, Pasalic (Scamacca), Ederson e Ruggeri; Koopmeiners, Lookman e De Ketelaere. Treinador: Gian Piero Gasperini.

Possível Bayer Leverkusen: Kovar; Frimpong, Tapsoba, Tah e Hincapie; Adli, Xhaka, Wirtz (Hofmann), Palacios e Grimaldo; Schick (Boniface). Técnico: Xabi Alonso.

Saiba quem são os melhores jogadores da Liga Europa 2023-24

O artilheiro da Liga Europa 2023-24 é o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, do Olympique de Marselha, com 10 gols. Na sequência aparecem o belga Romelu Lukaku, da Roma, com sete, e o italiano Gianluca Scamacca, da Atalanta, e o brasileiro João Pedro, do Brighton, ambos com seis.

O posto de melhor assistente é compartilhado por dois jogadores do Olympique de Marselha: o marroquino Amine Harit e o francês Jonathan Clauss, ambos com seis passes dados para que companheiros fizessem gols. Com cinco assistências, surgem a seguir o italiano Stephan El Shaarawy, da Roma, o grego Kostas Fortounis, do Olympiakos, o espanhol Alejandro Grimaldo, do Leverkusen, e o inglês Jarrod Bowen, do West Ham.

Entre os finalistas, além do já citado Scamacca, a Atalanta viu o colombiano Luis Muriel marcar quatro gols, ao passo que o belga De Ketelaere contribuiu com dois gols e duas assistências.

Pelo lado do Leverkusen, os destaques são o alemão Florian Wirtz (quatro gols e quatro assistências), o nigeriano Victor Boniface (cinco gols e uma assistência), o tcheco Patrik Schick (cinco gols) e o já citado Grimaldo (dois gols e cinco assistências).

Relembre as últimas 10 finais da Liga Europa

  • 2022/23 Sevilla 1 x 1 Roma (vitória do Sevilla por 4 x 1 nos pênaltis)
  • 2021/22 Eintracht Frankfurt 1 x 1 Rangers (vitória do Eintracht Frakfurt por 5 x 4 nos pênaltis)
  • 2020/21 Villarreal 1 x 1 Manchester United (vitória do Villarreal por 11 x 10 nos pênaltis)
  • 2019/20 Sevilla 3 x 2 Internazionale de Milão
  • 2018/19 Chelsea 4 x 1 Arsenal
  • 2017/18 Atlético de Madrid 3 x 0 Olympique de Marselha
  • 2016/17 Manchester United 2 x 0 Ajax
  • 2015/16 Sevilla 3 x 1 Liverpool
  • 2014/15 Sevilla 3 x 2 Dnipro
  • 2013/14 Sevilla 0 x 0 Benfica (vitória do Sevilla por 4 x 2 nos pênaltis)

Veja a lista de todos os campeões da Liga Europa

Dono de uma incrível história na Liga Europa, com cinco taças nos últimos dez anos, o Sevilla é também o maior campeão da competição, tendo sete títulos em sete decisões.

Vale lembrar que a UEFA Europa League ganhou o nome e formato atuais em 2009, revitalizando a antiga Copa da UEFA. Veja a seguir a lista com todos os campeões do torneio, em seus dois formatos:

  1. Sevilla: 7 títulos
  2. Internazionale de Milão: 3 títulos
  3. Juventus: 3 títulos

2.  Liverpool: 3 títulos

2.  Atlético de Madrid: 3 títulos

3.  Tottenham: 2 títulos

3.  Real Madrid: 2 títulos

3.  Borussia Mönchengladbach: 2 títulos

3.  Göteborg (Suécia): 2 títulos

3.  Parma: 2 títulos

3.  Porto: 2 títulos

3.  Chelsea: 2 títulos

3.  Feyenoord: 2 títulos

3.  Eintracht Frankfurt: 2 títulos

Além do Bayer Leverkusen, outras 14 equipes foram campeãs uma única vez, são elas: Anderlecht, Ajax, Manchester United, PSV Eindhoven, Ipswich Town, Bayern de Munique, Napoli, Schalke 04, Galatasaray, Valencia, CSKA Moscou, Zenit, Villarreal e Shakhtar Donetsk.