A seleção da Espanha foi quem ganhou a última Copa do Mundo feminina. Aliás, foi o primeiro título mundial das espanholas na história do futebol feminino.
A Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2023 foi disputada em dois países, Austrália e Nova Zelândia. A propósito, foi a primeira vez que dois países foram sedes da competição.
Além disso, 2023 foi a primeira edição de uma Copa do Mundo feminina com 32 seleções participantes.
Apesar de ter sido quem ganhou a última Copa do Mundo feminina, a Espanha não foi a seleção que teve a artilheira do torneio. Contudo, isso não deixou as campeãs do mundo abaladas — muito pelo contrário.
Premiações da última Copa do Mundo
O prêmio de chuteira de ouro da Copa do Mundo de 2023 foi para a japonesa Hinata Miyazawa, que marcou cinco gols.
Artilheiras da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023 (chuteira de ouro)
Confira as jogadoras que foram destaque na última competição:
Ouro (artilheira)
- Vencedora: Hinata Miyazawa
- País: Japão
- Gols: 5
Prata (vice-artilheira)
- Vencedora: Kadidiatou Diani
- País: França
- Gols: 4
Bronze (terceira artilheira)
- Vencedora: Alexandra Popp
- País: Alemanha
- Gols: 4
Melhores jogadoras da Copa de 2023 (Bola de Ouro)
As espanholas ainda voltariam ao pódio para receber duas premiações individuais.
Duas jogadoras foram eleitas as melhores da competição. Assim, tanto o primeiro lugar quanto o segundo foram conquistados por jogadoras da seleção da Espanha. O terceiro lugar acabou sendo um prêmio de consolo para a Suécia, que ficou também no terceiro lugar na Copa.
1ª lugar (bola de ouro)
- Vencedora: Aitana Bonmatí
- País: Espanha
2ª lugar (bola de prata)
- Vencedora: Jenni Hermoso
- País: Espanha
3º lugar (bola de bronze)
- Vencedora: Amanda Ilestedt
- País: Suécia
Como foi o Brasil na última Copa do Mundo feminina
O Brasil na última Copa do Mundo feminina era um dos postulantes ao título. Porém, a seleção brasileira não era uma grande favorita entre as principais seleções que brigavam pela taça.
Todavia, foi a última Copa do Mundo da rainha Marta, que é a maior artilheira da história das copas do mundo de futebol feminino, com 17 gols em 20 partidas.
Aliás, a maior jogadora da história tem mais gols em Copas do que o alemão Miroslav Klose, maior artilheiro da história das copas masculinas.
Entretanto, infelizmente, o capítulo final de Marta em copas foi triste para Marta e todos os brasileiros que torciam pelas meninas da seleção.
Afinal, o Brasil realizou uma péssima campanha, para muitos, vergonhosa, e acabou sendo eliminado na fase de grupos da competição.
Eliminação do Brasil
Antes de mais nada, o grupo F da Copa do Mundo de 2023 contava com Brasil, França, Jamaica e Panamá.
Assim sendo, as seleções que se classificaram do grupo foram França (sete pontos) e Jamaica (cinco pontos).
Por fim, a seleção brasileira foi eliminada com apenas quatro pontos em nove possíveis e deu adeus ao sonho do primeiro título mundial feminino.
Assim sendo, campanha do Brasil contou com uma vitória por 4×0 no Panamá, uma derrota por 2×1 contra a França e um empate na última rodada contra a Jamaica.
Por fim, a seleção brasileira terá a chance de conquistar o título inédito jogando em casa. A próxima Copa do Mundo acontecerá no Brasil, em 2027.