Um dos times mais bem-sucedidos do futebol europeu, 13 vezes campeão do Campeonato Inglês e 14 vezes campeão da Copa da Inglaterra. O Arsenal Football Club é o terceiro em número de conquistas, além de ser o único a ganhar a Premier League de maneira invicta. Ainda, os melhores jogadores revelados pelo Arsenal fazem parte desses triunfos.
São muitos títulos e diversos recordes somados a sua alta capacidade de desenvolver grandes talentos do futebol europeu e até mesmo internacional. E você sabe quem são os jogadores revelados pelo Arsenal?
Neste conteúdo, vamos falar sobre os melhores jogadores revelados pelo Arsenal e suas conquistas. Continue a leitura.
Os melhores jogadores revelados pelo Arsenal
Muitos talentos passaram pelo Arsenal e deixaram um legado de muitas vitórias e jogadas impressionantes. Conheça alguns desses atletas que começaram suas carreiras no clube inglês e logo ganharam o mundo.
Liam Brady
O irlandês Liam Brady ingressou no Arsenal com 15 anos, estreando como profissional aos 17. Teve grande destaque no time nos anos 1970, mais precisamente em 1973, atuando como um meio-campista de muita habilidade técnica e visão de jogo.
Durante sua passagem pelo Arsenal, Brady teve momentos de destaque, incluindo sua contribuição para a conquista da FA Cup (The Football Association Challenge Cup) em 1979. Neste mesmo ano, Brady também recebeu o prêmio de Jogador do Ano da PFA (Professional Footballers’ Association).
Em 1980, Brady deixou o Arsenal e se transferiu para a Juventus, da Itália, onde jogou por dois anos. Em seguida, teve passagens pelo Sampdoria e Inter de Milão antes de retornar à Inglaterra para jogar pelo West Ham United, onde encerrou sua carreira em 1990.
David O’Leary
Recordista em partidas pelo Arsenal, o irlândes David O’Leary ingressou no clube em 1973 como aprendiz, se estabelecendo logo como um dos melhores zagueiros de sua época.
Além disso, O’Leary jogou pelo time inglês de 1973 a 1993, atuando como figura estratégica na defesa do time. Sendo assim, foram 722 jogos até deixar o clube e partir para jogar no Leeds United, onde ficou por duas temporadas, até encerrar sua carreira em 1995.
Depois de se aposentar, O’Leary ainda passou a trabalhar como treinador e teve passagens por vários clubes, incluindo Leeds United e Aston Villa.
Michael Thomas
Dono do gol decisivo na última partida da temporada 1988-1989 da First Division, contra o Liverpool, Michael Thomas ingressou nas categorias de base do Arsenal e fez sua estreia profissional em 1987.
Durante sua atuação foi conhecido por sua habilidade técnica e a capacidade de marcar gols importantes, mas também por sua passagem marcada por lesões e inconsistências. Muito por conta disso, Thomas se transferiu para o Liverpool em 1991.
Entretanto, após a transferência, o jogador não conseguiu manter o desempenho elevado como tinha no Arsenal, apresentando dificuldades para se estabelecer como titular. Por conta disso, sua passagem pelo clube foi relativamente discreta.
Após deixar o Liverpool em 1998, Thomas passou por uma série de clubes, incluindo Benfica, Middlesbrough, Leeds United e Wimbledon, antes de encerrar sua carreira como jogador em 2001.
Bukayo Saka
Premiado o jogador da temporada do Arsenal pelos últimos dois anos consecutivos, Bukayo Saka fez sua estreia profissional no clube em 2018. Desde então, tem impressionado com sua habilidade técnica, versatilidade e maturidade mesmo com apenas 22 anos.
Saka pode jogar em várias posições, incluindo ala, meio-campo e até mesmo como lateral esquerdo. Aliás, sua capacidade de driblar, cruzar e marcar gols o tornou uma peça valiosa no esquema tático do Arsenal.
Com isso, a temporada 2022/2023 do Arsenal também foi muito boa para o jogador, que terminou com 48 jogos, 15 gols e 11 assistências.