O MVP é um prêmio concedido anualmente ao jogador mais valioso para o time durante toda a temporada, e muito estimado por todos os jogadores de basquete. Por isso, a votação iniciada ao fim da temporada regular conta o que é realizado nos 82 jogos da temporada marcados no calendário.
Dessa forma, não se considera os playoffs, uma espécie de repescagem em que os quatro últimos times disputam mais dois lugares na liga. Quer descobrir um pouco mais a respeito do significado de MVP na NBA? Então continue neste conteúdo e confira os próximos tópicos!
Qual o significado de MVP na MBA?
O significado de MVP na NBA é Most Valuable Player, isto é, Jogador Mais Valioso. A escolha desse jogador mais valioso é bem diferente quando comparado com o futebol. Isso porque os critérios considerados como valor é sempre um pouco abstrato. O valor em questão não é baseado só em métricas concretas como pontos, assistências, arremessos, rebotes e afins.
Além disso, se considera aquilo que o jogador agrega para a equipe e o impacto que ele proporciona em todos os aspectos. Sendo assim, esse título chama a atenção para todo tipo de interpretação do que os juízes entendem como valiosos. Alguns critérios a serem analisados de produção individual são pontos de rebotes e assistências médias que têm uma grande importância. Com tudo isso, o valor do jogador está também no valor que ele agrega ao sucesso coletivo. Aliás, na história da NBA, nenhum jogador foi eleito ao prêmio jogando em uma equipe que não tenha coletividade.
Durante algumas temporadas, chega a ser óbvio qual jogador apresenta o maior valor. Contudo, em outras temporadas a disputa é mais acirrada. Sendo assim, o prêmio indica o jogador da liga que mais se destacou na temporada, não só em pontuação, mas em liderança e desempenho da equipe.
Como funcionam os critérios de seleção do MVP?
Essa premiação se iniciou na temporada de 1955 e 1956. Nessa época, os próprios jogadores realizavam as votações, mas a partir da temporada de 1980 as regras mudaram. No sistema atual, são jornalistas credenciados da NBA que realizam a seleção. Eles são especialistas em basquete. Ao todo, uma média de 100 nomes dos Estados Unidos e Canadá votam entre os cinco melhores.
A logística para realizar a votação é, de certo modo, muito simples: os jornalistas numeram as escolhas de um a cinco. O primeiro é o melhor jogador, que recebe dez pontos; o segundo jogador ganha sete pontos; o terceiro jogador ganha cinco pontos; o quarto leva três pontos; e o quinto jogador fica com um ponto.
No final, a pontuação de cada jogador é somada perante aos jurados e o ganhador leva para casa o Troféu Maurice Podoloff. Esta é uma grande homenagem ao primeiro comissário da NBA que comissionou esse cargo de 1946 a 1963.
Acontecimento inédito no prêmio MVP
Em meio a tanta controvérsia e expectativas no prêmio, um fato inédito aconteceu na temporada de 2015 e 2016, com a escolha Stephen Curry – uma vitória inédita em toda a história do prêmio até então. O armador do Golden State conseguiu de forma unânime aparecer em todos os votos de todos os juízes como o primeiro lugar. Desse modo, obteve a pontuação máxima de forma incontestável.
Impacto do prêmio no esporte
O significado de MVP na NBA é que o prêmio tem um impacto muito grande tanto na carreira do jogador quanto na história do próprio esporte, afinal, não celebra apenas a habilidade e o talento individuais, mas sim todo o seu valor para a equipe e a influência no time.
A nomeação denota fruto de um trabalho árduo, talento, desempenho e uma disciplina constante durante toda a carreira do vencedor.
Como o esporte é algo cultural, praticado ao redor do mundo, esse jogador ainda serve de motivação e espelho para muitos jovens e até adultos, mostrando que o esforço e o trabalho duro compensam.
Recordes de pontuação
LeBron James, considerado um dos grandes nomes do basquete, atualmente, jogando pelos Los Angeles Lakers, está em sua vigésima primeira temporada na NBA, então, entre as grandes lendas, ele ainda é o único que está em atividade.
Como no basquete tudo é pontuado, Lebron lidera o ranking com 40.017 pontos. Inclusive, ele conseguiu ultrapassar o seis vezes campeão MVP Kareem Abdul-Jabbar.
Ranking MVP na NBA, além de LeBron
Durante mais de 60 anos de premiação do MVP na NBA, alguns nomes fizeram história. Por exemplo, dos seis troféus do pivô Kareem Abdul-Jabbar, ele defendeu três pelo Milwaukee Bucks e os outros três pelos Los Angeles Lakers entre 1970 e 1980.
No segundo lugar contamos com uma figura icônica que não tinha como ficar fora da lista. Michael Jordan é um ala-armador cinco vezes MVP, todas defendendo o Chicago Bulls entre 1987 e 1998.
Também cinco vezes ganhador do MVP da NBA, Bill Russell é multicampeão dos Boston Celtics nos anos 60. Ele foi vencedor entre os anos de 1957 e 1965. Logo atrás, com quatro MVPs, vem o pivô do Wilt Chamberlain que ganhou os prêmios nos anos de 1959 a 1968.
E, por último, fechando esse top 5 de forma icônica, temos o ala conhecido como King James. Com quatro troféus conquistados entre 2008 e 2013, sendo dois enquanto defendia o Cleveland e mais dois pelos Miami Heat, ele é o único nesta lista com a capacidade e a possibilidade de superar no ranking a lenda do basquete LeBron James.
Atual vencedor do MVP na NBA
O atual MVP do momento é o pivô do Denver Nuggets, Nikola Jokic, atualmente conhecido como um dos melhores jogadores de basquete da atualidade. Ele foi selecionado para o All-Star Game e ganhou o prêmio de MVP da NBA nas temporadas 2020-2021, 2021-2022 e 2023-2024.
Lendas que ganharam o MVP
Outros grandes nomes do basquete chegaram a participar das finais do MVP. Magic Johnson, por exemplo, completou três conquistas em 1980, 1982 e 1987, todas defendendo o Lakers.
Shaquille O’Neal, também pelos Lakers, fechou sua sequência com uma trinca em 2000, 2001 e 2002. Além disso, Tim Duncan, pelo Santo Antônio, venceu como MVP em 1999, 2003 e 2005.
Sendo assim, esse prêmio da NBA conquistou, além de nomes lendários, jogadas espetaculares. Aliás, muito do reconhecimento do esporte no mundo se deve à fama dessas grandes lendas, de modo que esse prêmio marca gerações e faz história.
Importância da NBA no aspecto socioeconômico do esporte
Podemos notar que o impacto da NBA no esporte vai muito além das quadras de basquete, afinal, a liga proporcionou e ajudou a construir uma infraestrutura para moldar a cultura popular do esporte. Assim, a influência que o esporte causou nas pessoas ocorreu em vários aspectos, como mudanças sociais e em meios de revolucionar o estilo do jogo.
Outras formas de impulsar o crescimento econômico estão no exemplo de Michael Jordan, com o lançamento do tênis Air Jordan, um sucesso de vendas. Além dele, nomes como LeBron James e Kobe Bryant também lançaram um certo estilo e conseguem influenciar a moda, a música e aspectos culturais.