Início » Futebol » Prepare as vuvuzelas e chame os amigos: a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 será no Brasil!

Prepare as vuvuzelas e chame os amigos: a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 será no Brasil!

Publicado em:

Última atualização:

Impossível esquecer a festa que foi a Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil. Assim como também ninguém quer lembrar da fatídica derrota em 7 a 1 para a Alemanha pelas semifinais. Mas é hora de deixar isso para trás. Então, já pode providenciar a vuvuzela, ensaiar a coreografia e deixar tudo pronto para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. Isso porque o maior torneio de futebol mundial vai retornar ao Brasil!

A novidade foi anunciada na última sexta-feira, 17 de maio, durante o 74º Congresso da Federação Internacional de Futebol (FIFA, na sigla em francês), realizado em Bangkok, na Tailândia. Esta será a 10ª edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA e o Brasil será o primeiro país latinoamericano a receber o evento.

É importante destacar que este foi um dos processos de candidatura mais robusto e diverso que a FIFA já organizou. E, pela primeira vez, a escolha se deu por meio de uma votação aberta. Neste ponto, o Brasil recebeu uma votação histórica, com 119 votos, superando com folga os 78 votos recebidos pela tríplice candidatura de Bélgica, Holanda e Alemanha.

Cada comitiva dos países candidatos puderam defender seus projetos por 15 minutos durante o congresso. O slogan da campanha brasileira foi “Uma Escolha Natural”, e defendeu o uso da estrutura e dos estádios que foram palco da Copa de 2014, além de lembrar o histórico do país em sediar grandes eventos esportivos oficiais.

Quem também apareceu como garota-propaganda do Brasil foi a camisa 10, Marta. A atleta enviou uma mensagem aos presentes por meio de um vídeo exibido no telão do congresso. Vale destacar que Marta é, reconhecidamente, uma das maiores jogadoras de futebol do país. Afinal, a atacante foi eleita seis vezes a melhor do mundo pela própria FIFA.

Que países sediaram a Copa do Mundo de futebol feminino de 2027?

Ao longo de dez edições da Copa do Mundo Feminina da FIFA, diversos países já tiveram a honra de sediar o evento. A primeira competição de futebol feminino aconteceu em 1991, na China. Em seguida, foi a vez da Suécia receber o torneio, em 1995. 

Os Estados Unidos sediaram a Copa do Mundo de futebol feminino de 2027 duas vezes seguidas, nos anos de 1999 e 2003. Em 2007 o campeonato retornou à China e, em 2011, foi a vez da Alemanha receber os jogos.

Em 2015 o Canadá sediou o evento, seguido pela França em 2019 e por Austrália e Nova Zelândia, que dividiram a organização em 2023.  A Copa de 2023, aliás, entrou para a História das Copas femininas ao ver o número de times participantes subir de apenas 24 para 32, tornando-se uma das mais competitivas já realizadas.

Ela também ficou marcada por registrar o fato de sete países conquistaram sua primeira vitória em uma Copa do Mundo, além de ter visto o recorde de três seleções africanas se classificarem para as oitavas de final.

As datas oficiais do evento aqui no Brasil ainda não foram anunciadas, mas estima-se que a Copa do Mundo Feminina da FIFA comece no dia 24 de junho e siga até 25 de julho. Atualmente, a Espanha é a dona do título de campeã do mundo no futebol feminino.