Uma das franquias da National Basketball Association (NBA), com sede em Salt Lake City, Utah e mandante da Arena Delta Center, a história do Utah Jazz teve início em New Orleans, Louisiana. Mas assim como outras equipes da liga de basquete, o time mudou sua localização por conta de estratégias de monetização. Conheça mais detalhes da origem da equipe.
Qual é a história da equipe Utah Jazz da NBA?
Origem do time (1974 a 1979)
Em 7 de junho de 1974, o New Orleans Jazz foi admitido como uma franquia de expansão na National Basketball Association (NBA). Os dirigentes da equipe escolheram o nome por causa de sua definição no dicionário: improvisação coletiva.
De acordo com o Museu do Estado da Louisiana, a definição para New Orleans Jazz é “uma arte performática baseada nos elementos musicais de sincopação, improvisação, escala de blues, chamada e resposta, ritmo, timbre, harmonia e interpretação.”
O time começou sua temporada inaugural em Nova Orleans na temporada de 1974-1975. Em seguida, o primeiro grande movimento da equipe foi a aquisição do astro Pete Maravich para o time. Maravich havia jogado basquete universitário na Louisiana State University (LSU) e era estrela do Atlanta Hawks. Assim, o atleta foi o primeiro NBA All-Star da equipe na história do Utah Jazz, nos anos de 1976 e 1977.
Mudança para Utah (1979 a 1984)
Após enfrentar desafios técnicos, com jogos sendo disputados em arenas impróprias ou com falta de segurança para os jogadores, a equipe decidiu que não era mais viável ficar em Nova Orleans.
Após explorar várias novas sedes, o time se mudou Salt Lake City, apesar de ser um mercado menor. Salt Lake City já havia sido a casa dos Utah Stars da American Basketball Association (ABA), entre 1970 a 1976.
Embora Salt Lake City não fosse conhecida por sua cultura de jazz, a equipe decidiu manter o nome, ainda que a frequência de público do Jazz diminuiu ligeiramente após a mudança da equipe de Nova Orleans para Utah. Dessa maneira, em 1979, a equipe adotou oficialmente o nome Utah Jazz.
Era Malone e Stockton (1984 a 2003)
Os fãs do Jazz não ficaram felizes quando o time escolheu um armador desconhecido na primeira rodada do draft da NBA de 1984, John Stockton. Assim, os torcedores presentes na festa do draft vaiaram a escolha, marcando um episódio inesquecível na história do Utah Jazz.
No draft da NBA de 1985, a equipe adicionou o ala Karl Malone, da Louisiana Tech, que teve um impacto imediato na temporada 1985-1986, com uma média de 14,9 pontos e 8,9 rebotes por jogo.
Apesar da rejeição inicial dos fãs, Stockton e Malone emergiram como as figuras principais da franquia no final da década de 80, formando uma das duplas mais icônicas na história da NBA.
Primeira final da NBA (1996 a 1997)
Sob a liderança do técnico Jerry Sloan, Stockton e Malone se tornaram uma das equipes mais dominantes da década de 1990, alcançando duas vezes as finais da NBA em 1997 e 1998, mas foram derrotados em ambas as ocasiões pelo Chicago Bulls de Michael Jordan.
Durante a temporada 1996-1997, os jogadores conquistaram o melhor recorde da história do Utah Jazz (64-18), venceu a divisão Centro-Oeste e terminou com o melhor recorde na Conferência Oeste. Desse modo, Malone ganhou seu primeiro prêmio de MVP da NBA, com médias de 27,4 pontos, 9,9 rebotes e 4,5 assistências por jogo.
O Jazz alcançou as finais da NBA pela primeira vez depois de vencer o LA Clippers por 3-0, Los Angeles Lakers por 4-1 e o Houston Rockets por 4-2. O Jazz então enfrentou Michael Jordan e o Chicago Bulls nas finais, perdendo a série por 4-2, com os dois últimos jogos decididos nos últimos segundos (placares de 90-88 e 90-86).
Segunda final da NBA (1997 a 1998)
À medida que a temporada 1997-98 se aproximava, a popularidade com o público já tinha aumentado. Assim, já era esperado que o time fosse candidato ao título novamente. No entanto, Stockton sofreu uma séria lesão no joelho antes da temporada e perdeu os primeiros 18 jogos.
O Jazz jogou melhor após o retorno de Stockton de sua lesão no início da temporada. Dessa forma, nos playoffs, o time enfrentou um time do Los Angeles Lakers liderado pelo superastro Shaquille O’Neal, pelos armadores Eddie Jones, Nick Van Exel e um jovem Kobe Bryant. Apesar do desafio, a equipe varreu os Lakers e garantiu uma segunda viagem consecutiva para as finais da NBA na história do Utah Jazz.
Nas Finais da NBA de 1998, mais uma vez contra o Chicago Bulls, o Jazz venceu o Jogo 1 em casa, por 88-85 na prorrogação. No entanto, os Bulls superaram um começo lento para vencer o Jogo 2, por 93-88, venceram facilmente o Jogo 3, por 96-54, e venceram o Jogo 4, por 86-82, liderando a série por 3-1.
O Jazz reagiu e venceu o Jogo 5 fora de casa, por 83-81, para ficar 3-2 na série, com o Jogo 6 em Salt Lake City. O Jazz liderou a maior parte do Jogo 6, mas os Bulls se recuperaram, e nos últimos segundos do jogo, Michael Jordan roubou a bola de Malone na última posse do Jazz e então fez um arremesso para vencer o jogo, por 87-86.
Em um placar apertado e um jogo emocionante que entrou para a história da NBA, os Bulls levaram o anel da NBA para casa, liderando a série de jogos por 4-2. As duas finais protagonizadas pelo Utah Jazz marcam o auge do time, que até hoje luta para conquistar o primeiro título da liga de basquete.
Pós anos 2000
Desde os anos 2000, o Utah Jazz viu uma série de jogadores se destacarem na equipe. Donovan Mitchell emergiu como uma estrela dinâmica e pontuadora, liderando o time em várias temporadas. Rudy Gobert se estabeleceu como um dos melhores defensores da NBA, ganhando vários prêmios de Melhor Defensor do Ano. Deron Williams teve um período impressionante como armador do Jazz, sendo reconhecido como um dos melhores da liga em sua posição.
Jogadores do Utah Jazz convocados para a NBA All-Star Game
Veja abaixo a lista com todas as estrelas que participaram do NBA All-Star Game na história do Utah Jazz. O All-Star Game é um evento anual realizado em fevereiro que destaca os 24 melhores jogadores da liga:
- Karl Malone (14 vezes)
- John Stockton (10 vezes)
- Adrian Dantley (6 vezes)
- Rudy Gobert (3 vezes)
- Pete Maravich (3 vezes)
- Donovan Mitchell (3 vezes)
- Carlos Boozer (2 vezes)
- Deron Williams (2 vezes)
- Mike Conley (1 vez)
- Mark Eaton (1 vez)
- Rickey Green (1 vez)
- Gordon Hayward (1 vez)
- Andrei Kirilenko (1 vez)
- Lauri Markkanen (1 vez)
- Mehmet Okur (1 vez)
- Truck Robinson (1 vez)