Início » Outros Esportes » Regras do ciclismo de pista: conheça os fundamentos por trás de cada modalidade

Regras do ciclismo de pista: conheça os fundamentos por trás de cada modalidade

Publicado em:

Última atualização:

O ciclismo é uma das atividades mais difundidas do mundo inteiro. Sempre tem alguém que, ou gosta de acompanhar as competições de esporte ou praticar o esporte, nem que seja por lazer. Por isso, ele é um dos maiores sucessos dos Jogos Olímpicos.

Agora, conheça um pouco mais sobre o ciclismo de pista, um esporte que está nas Olimpíadas desde os seus primórdios.

O que é ciclismo de pista?

O ciclismo de pista é uma modalidade do ciclismo realizada em uma pista que pode ser em local coberto ou aberto, geralmente construída em madeira ou concreto, que é chamada de velódromo. Bem como, é praticada tanto em competições internacionais, como por exemplo, Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais, quanto em níveis amadores e locais.

História do Ciclismo de Pista

As competições do ciclismo de pista tiveram início no  fim do século 19, na Europa. Contudo, foi em 1896 que fez a sua primeira participação nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas. Desde então, nunca ficou de fora das Olimpíadas, a não ser em 1912, quando foram disputadas apenas provas do ciclismo de estrada, na edição de Estocomo.

Já para as mulheres, essa competição veio muitos anos depois, apenas em 1988, em Seul, quando foram incluídas na competição. Elas participaram da velocidade de 200m. Contudo, em 2000, nos jogos de Sydney, novos eventos foram adicionados.

Ciclismo de Pista

Nos Jogos Olímpicos são disputados seis modalidades do ciclismo de pista. Desde as Olimpíadas de Londres 2012, a modalidade Omnium passou a englobar outras seis categorias em apenas uma. Dessa forma, acompanhe cada uma delas, e as regras do ciclismo.

Velocidade individual ou sprint individual

O sprint individual é disputado entre duas pessoas, no formato um contra um. Dessa forma, eles largam um próximo ao outro. O objetivo é entre três voltas, quem irá chegar primeiro. As duas primeiras voltas funcionam como um tipo de “aquecimento”, quando chega a terceira, toca um sino informando que é a volta que está valendo.

Nos Jogos Olímpicos, quando chega a fase de mata a mata, ou seja, a partir das quartas de final, as provas são em três baterias. Quem conseguir chegar na frente em duas, se classifica.

Velocidade por equipes ou sprint por equipes

O sprint por equipes é disputado em três pessoas no masculino, ou duas no feminino. Assim, cada ciclista da equipe deve completar uma volta na frente e abrir caminho para o seguinte. O objetivo é conseguir cruzar a linha de chegada antes de seu adversário. Em fases eliminatórias, as equipes largam ao mesmo tempo, mas em lados opostos da pista.

Keirin

Este é um sprint disputado entre seis competidores. O objetivo é percorrer 2km e chegar na linha de chegada em primeiro lugar para ser o vencedor. A disputa começa com uma bicileta motorizada que dita o ritmo dos ciclismas. Bem como, eles permanecem em fila, e não podem ultrapassar a roda traseira da bicicleta, ou será desclassificado.

A bicileta motorizada inicia em 35km/h e depois aumenta até chegar 50 km/h. Quando chega aos 600 metros, a bibicleta deixa a pista dando inicio a disputa. Os ciclistas arrancam e podem chegar até 70km/h. O primeiro a cruzar a linha, vence.

Perseguição por equipes

Distupada por duas equipes com quatro jogadores cada, e percorrem 4km. Vence a equipe, ou pelo menos três de seus competidores, que alcançar a outra ou tiver o menor tempo. Lembrando que as equipes largam em postos opostos na pista.

Madison

É um sprints intermediários disputada por duplas. Um irá pedalar devagar na parte alta da pista, enquanto o outro irá o mais rápido possível na parte baixa. Para trocarem de posição, o ciclista de baixo deve toca no braço ou mão do outro, que irá passar a acelerar. É preciso dar 10 voltas para a dupla pontuar. A maior pontuação no fim da prova, irá determinar o vencedor.

Omnium

Está é a maior modalidade da categoria do ciclismo de pista. Dentro dela são disputada seis provas, que são disputadas em dois dias. O vencedor de cada prova ganha um ponto. Ao final de todas as provas, o ciclista que tiver mais ponto é o vencedor da modalidade.

  • Flying Lap: o ciclista dá uma volta de 250m contrar o relógio. Assim, quem fizer em menos tempo, ganha.
  • Corrida de pontos: os sprints que acontecem a cada 10 voltas. Além disso, o ciclista também ganha pontos se conseguir passar o pelotão. São diputados 30km para os homens e 20km para as mulheres.
  • Eliminação: o pelotão disputa sprint eliminatórios. Bem como, o último a chegar a cada duas voltas sai da competição. E quem permanecer até o fim, ganha.
  • Perseguição individual: dois ciclistas largam em lados opostos da pista, disputando quem anda mais rápido. O homens em 4km e as mulheres em 3km.
  • Scratch: o pelotão larga junto e quem for o mais rápido, ganha! Dessa forma, para os homens são 16km e 10km para mulheres.
  • Contra-Relógio: Prova que exige muita velocidade. O atleta que fizer o melhor tempo ganha.

Maiores competidores do Ciclismo de Pista

Os países com mais medalhas no ciclismo de pista variam de acordo com diferentes competições. No entanto, países como França, Grã-Bretanha, Austrália, Alemanha, Itália e Holanda têm sido fortes concorrentes e acumularam muitas medalhas em eventos de ciclismo de pista em competições como os Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e outras competições internacionais.

A Grã-Bretanha, em especial, tem dominado nas últimas décadas, especialmente nas Olimpíadas, com seu programa de ciclismo de pista altamente bem-sucedido.