Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão se aproximando. Programados para ocorrerem entre 26 de julho e 11 de agosto, os atletas ainda batalham por vagas na maior competição esportiva do mundo por meio do Pré-Olímpico. Contudo, muitas equipes já foram eliminadas, e o Brasil está fora das Olimpíadas na disputa de alguns esportes.
Representando um dos eventos esportivos mais prestigiados, os Jogos Olímpicos são bastante aguardados em todo o mundo. A competição une atletas de diferentes nações em competições que celebram o talento, a determinação e a diversidade do esporte.
Apesar de ter esportes nos quais o Brasil já está fora das Olimpíadas, mais de 200 atletas já estão classificados para representar o país em Paris.
Em quais esportes o Brasil está fora das Olimpíadas?
Confira os esportes que não terão participação do Brasil nos Jogos Olímpicos:
Futebol (masculino)
Pela primeira vez desde 2004, a seleção masculina de futebol do Brasil está fora das Olimpíadas. Dessa forma, perdeu a chance de competir por uma medalha na edição deste ano. O time liderado por Ramon Menezes foi derrotado pela Argentina em fevereiro, por 1 a 0, no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas.
O país do futebol também não teve vaga no masculino em 1948, 1956, 1980 e 1992, e em Atenas, 2004, último ano no qual não conseguiu disputar os Jogos Olímpicos. Contudo, a seleção masculina foi ouro em 2016 e 2020, tendo conquistas recentes no histórico.
Por sua vez, a equipe feminina conquistou a vaga para as Olimpíadas 2024 em julho de 2022, disputando contra o Paraguai na semifinal da Copa América de futebol. Em um jogo acirrado, a seleção brasileira teve que batalhar para vencer as paraguaias por 2 a 0.
Handebol (masculino)
O time brasileiro de handebol masculino entrou em quadra em Granollers com o objetivo de vencer a equipe espanhola e garantir uma vaga no Pré-Olímpico de Paris em março deste ano. No entanto, os anfitriões conquistaram a vitória e a classificação para Paris 2024. Assim, o Brasil também está fora das Olimpíadas no handebol masculino.
Contudo, o handebol brasileiro terá representação do time feminino, que já havia assegurado a vaga desde 2023, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Em uma vitória sobre a Argentina, o Brasil foi ouro na competição.
Basquete (feminino): o Brasil está fora das Olimpíadas
O basquete feminino brasileiro, que já teve grandes nomes como Rainha Hortência, Magic Paula, Marta, Janeth, entre outras, enfrentou uma grande decepção ao perder todas as partidas do Pré-Olímpico Feminino realizado em Belém. Assim, a equipe ficou de fora dos Jogos de Paris.
Dessa forma, a seleção brasileira de basquete feminino não se classifica para os Jogos Olímpicos. Esta é a segunda vez consecutiva que isso acontece, já que a equipe também ficou de fora de Tóquio. Por sua vez, o time masculino ainda tem chance de conquistar uma vaga para as Olimpíadas em julho, no Pré-Olímpico da Letônia.
Polo aquático (feminino e masculino)
Ambas as equipes de polo aquático perderam suas chances de participar dos Jogos Olímpicos no Mundial de Esportes Aquáticos em Doha, Catar, em janeiro. Assim, o Brasil está fora das Olimpíadas no polo aquático. Apenas as quatro melhores colocadas teriam a oportunidade de se classificar para Paris. O time masculino terminou em 14º lugar, enquanto o feminino ficou em 15º lugar. Assim, as duas não conseguiram garantir as vagas.
Basquete 3×3 (feminino e masculino)
As equipes brasileiras de basquete 3×3 não conquistaram presença em Paris 2024. A eliminação de ambas as seleções aconteceu no início de maio, quando os times disputavam o Pré-Olímpico realizado no Japão, deixando o Brasil fora das Olimpíadas.