Neste artigo, vamos entender as diferentes categorias do esporte aquático, como funcionam as provas e pontuações, como são as regras da canoagem de velocidade e quem representou o Brasil nos Jogos Olímpicos.
Acompanhe a leitura para saber mais!
Entenda a modalidade da canoagem de velocidade
Durante muito tempo, as canoas eram utilizadas como o principal meio de transporte e ferramenta de pesca em diversas culturas. Com o passar dos anos, a prática foi se aprimorando e surgiram as primeiras competições de canoagem. A primeira corrida competitiva de canoagem de velocidade aconteceu no British Royal Canoe Club, no ano de 1869.
Nesse sentido, a canoagem se tornou uma modalidade olímpica nos Jogos de Berlim de 1936. Antes disso, fez parte do programa olímpico em 1924, em Paris, mas somente como modalidade de apresentação.
Assim sendo, a canoagem é uma prova onde os atletas disputam corridas com caiaques ou canoas. Isto é, pode variar conforme a categoria ou então o número de competidores. O objetivo principal do esporte olímpico é ser o mais rápido a alcançar a linha de chegada. Logo, o processo de pontuação não existe para a modalidade, basta cruzar a linha em primeiro, segundo ou terceiro lugar para garantir o pódio.
Categorias da canoagem de velocidade olímpica
Como vimos brevemente, a canoagem olímpica conta com duas categorias: a de velocidade e a de slalom, nas quais canoas ou caiaques são utilizados na disputa. No entanto, você sabe a diferença entre elas? Se não, acompanhe a leitura que te explicamos.
De maneira geral, nas provas com canoa, os atletas se ajoelham na superfície do barco e usam um remo e uma pá para impulsionar. Por outro lado, nas disputas com caiaque, os competidores devem se sentar e utilizar um remo de duas pás.
Seja no slalom ou no sprint, o programa olímpico concebe disputas de canoa e kaiaque para ambas as categorias. Enquanto as provas de velocidade funcionam como uma corrida, a slalom conta com um circuito de corredeira que se baseia por “portões”. Ou seja, o objetivo é concluir o trajeto em menor tempo, sem sofrer penalidades, como perder estes portões.
As competições ocorrem em águas calmas, com raias demarcadas para cada barco, em percursos que podem variar entre 200m, 500m e 1000 metros.
Desse modo, categorias olímpicas para a canoagem são: K-1 , K-2 e K-4, sendo K o tipo de barco (kaiaque, neste caso) e 1 o número de atletas na disputa (K-1: caiaque para um atleta):
Slalom
C-1: masculino
K-1: masculino
C-1: feminino
K-1: feminino
Velocidade
C-1: 1000 m masculino
C-2: 500 m masculino
K-1: 1000 m masculino
K-2: 500 m masculino
K-4: 500 m masculino
C-1: 200 m feminino
C-2: 500 m feminino
K-1: 500 m feminino
K-2: 500 m feminino
K-4: 500 m feminino
Regras da canoagem de velocidade olímpica
Agora, vamos conferir as regras da canoagem de velocidade e como os atletas podem sofrer penalizações na disputa.
- Em eventos de equipe, com dois ou quatro participantes, não podem haver substituições de atletas em nenhuma circunstância;
- Não é permitido o uso de barcos mais leves;
- Caso aconteça algum atraso, acontece desqualificação;
- Todos os barcos são examinados ao final da partida para verificar que as regulamentações foram cumpridas;
- Os atletas podem protestar contra o resultado ou alguma advertência em no máximo 20 minutos após o final da corrida;
- Se o barco virar, ocorre eliminação;
- Um barco pode chegar, no máximo, a cinco metros de distância de outro.
São essas as principais regras da canoagem dessa modalidade. Confira agora como será a programação da modalidade nas Olimpíadas de Paris, no meio deste ano.
Canoagem de velocidade nas Olimpíadas 2024
A canoagem será uma das modalidades presentes nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. As disputas contam com 16 provas diferentes e acontecerá entre os dias 27 de julho e 10 de agosto. Nas Olimpíadas 2024, serão sete eventos: dois femininos, dois masculinos e três mistos. Veja abaixo:
- K1 1000m masculino
- K1 500m feminino
- K2 500m misto
- K4 500m misto
- C1 1000m masculino
- C1 200m feminino
- C2 500m misto
Dentre os competidores, teremos os brasileiros Isaquias Queiroz (C1 1000 m); Filipe Vieira e Jacky Godmann (C2 500 m); Valdenice Conceição (C1 200 m); Vagner Souta (K1 1000 m) e Ana Paula Vergutz (K1 500 m).
Entendeu tudo sobre as regras da canoagem de velocidade? Para saber mais sobre as Olimpíadas e os esportes que fazem parte do programa, confira nosso blog clicando neste link aqui.