Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Olimpíadas: conheça a história e as regras do críquete

Olimpíadas: conheça a história e as regras do críquete

Publicado em:

Última atualização:

Apesar de não ser muito popular no Brasil, o críquete é um esporte adorado mundialmente. São pelo menos 12 países que fazem parte do Conselho Internacional de Críquete. Isso fez com que o esporte entrasse para a lista dos possíveis retornos para as Olimpíadas de 2028.

O críquete é o segundo esporte mais assistido do mundo, perdendo apenas para o nosso querido futebol. Não apenas, ele é a principal modalidade em muito países como Índia, Austrália, Paquistão e África do Sul.

Na Índia, por exemplo, há um campeonato, o Indian Premier League (IPL), que atrai cerca de 700 milhões de espectadores. Ele é a segunda competição mais valiosa do planeta, ficando só atrás da NFL (Liga de Futebol Americano do Estados Unidos).

O que é críquete?

O críquete é um esporte de equipe e se assemelha muito com o beisebol. Ele é jogado em um campo oval com uma bola dura, um bastão, e dois conjuntos de três estacas em cada extremidade do campo, chamadas de “wickets”.

O objetivo principal do jogo é marcar mais corridas do que o time adversário. Isso acontece quando um batedor golpeia a bola arremessada pelos jogadores do time adversário e corre para o outro lado do campo, trocando de lugar com o outro batedor.

Enquanto isso, os jogadores do time defensivo tentam derrubar os wickets (estacas) do time adversário ou impedir que os batedores marquem as corridas.

História do críquete

Conhecido mundialmente como “cricket”, palavra inglesa, o esporte teve seu início em meados do século XVII, inicialmente praticado pelo nobres da Inglaterra. Contudo, foi apenas no século 18 que se tornou um esporte com regras estabelecidas.

Em 1744, em Londres, aconteceu o primeiro jogo de críquete. Desde então, o esporte foi ganhando cada vez mais reconhecimento e caindo no gosto da população, tornando-se o esporte nacional do Reino Unido. Em 1975, o Conselho Internacional de Cricket (ICC), que havia adotado rapidamente o novo esporte, realizou a primeira Copa do Mundo de Críquete (ODI).

No Brasil o esporte chegou em 1800, juntamente à Família Real Portuguesa e a proximidade com a comunidade inglesa no Rio de Janeiro. Os jogos começaram a ser praticados no gramado da casa da Princesa Isabel, uma vez que que era o primeiro campo adequado à prática do esporte.

Contudo, mesmo com a fundação de alguns clubes em 1872, o esporte não se difundiu no Brasil do mesmo modo que o futebol, que chegou na mesma época. Por isso, somente em 2001 nasceu a Associação Brasileira de Críquete (ABC), que tem o objetivo de promover e desenvolver o esporte no país.

Tipos de críquete

No modelo de críquete que conhecemos hoje há três tipos em que podemos jogar: o de teste (test-cricket), de um dia (one-day cricket) e o twenty20 (T20). Conheça-os:

Críquete de teste

Este é o modelo mais conhecido, principalmente por ser o mais antigo e tradicional a ser jogado. De tal maneira, os jogos podem chegar a durar 35 horas, em até cinco dias de disputa. Cada equipe joga duas vezes, uma vez batendo e outra lançando, em turnos separados. 

Críquete de Um Dia

A partida, como o nome já diz, é de um dia. Inicialmente foi assim para as transmissões dos jogos. Dessa forma, o jogo fica mais limitado, sendo dividido em 50 overs, ou seja, 300 lançamentos, para cada um dos times. Ademais, essa partida dura certa de oito horas. Também pode ser conhecida de ODI, do nome original “One Day International”.

Críquete T20

Este é o modelo mais rápido a ser jogar do críquete. Nele o jogo fica limitado a 20 overs, 120 lançamento para cada time. Essa partida dura certa de três horas apenas.

Regras do críquete

As regras do críquete passaram por diversas mudanças ao longo dos anos. Mas, com o desenvolvimento do esporte, elas ficaram cada vez mais difundidas. Veja as principais regras:

  • A partida começa com um sorteio, no qual o capitão vencedor escolhe se sua equipe baterá (score) ou lançará (field) primeiro;
  • A equipe que bate primeiro terá dois batedores no campo ao mesmo tempo, enquanto a equipe que lança primeiro terá um arremessador e dez jogadores de campo. Em resumo, a partida envolve duas equipes;
  • O arremessador (bowler) lança a bola em direção ao batedor (batsman), que tenta acertá-la para marcar corridas e ganhar a partida;
  • Se o batedor for eliminado (dismissed) pela equipe adversária, outro jogador de sua equipe o substituirá. As formas de eliminação incluem ser pego (caught), ser atingido pela bola do arremessador (hit wicket) e ter as casinhas derrubadas pelo arremessador (bowled);
  • O jogo é dividido em turnos, com cada equipe tendo uma vez para bater e lançar. O vencedor é determinado pela equipe que marcar mais corridas ao longo da partida.

Pontuação

Além de saber as regras do jogo, você também precisa saber como é marcada a pontuação. Os pontos são calculados por meio das corridas (runs). Cada vez que o batedor (batsman) e o seu companheiro de equipe, que está na outra extremidade do corredor, trocam de lugar entre as bases, ou seja, uma corrida, um ponto é marcado.

A pontuação pode aumentar de várias maneiras ao longo da partida, principalmente porque a corrida não é a única forma de se marcar pontos. Se a bola bater na cerca do perímetro do campo sem que toque o chão, são marcados quatro corridas. Mas, se a bola ultrapassa essa marca sem tocar o chão, aí já são seis corridas.

Materiais

Os principais equipamentos utilizados nos jogos de críquete são:

  • bola: é de couro e pesa em torno de 155,9 e 163 gramas;
  • taco: feito de madeira, contém uma lâmina plana e uma cabo na extremidade;
  • equipamento de proteção: capacete, caneleiras, coxas, protetor genital e luvas;
  • wickets: os wickets são postes de madeira uma distância de 22,9 metros e três pequenos pinos apoiados em cima deles.

Olimpíadas 2028

O críquete é um dos cinco esportes que foram propostos pelo Comitê Organizador a serem incluídos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Portanto, o resultado irá depender da aprovação do Comitê Olímpico Internacional na sessão que acontece em Mumbai, em outubro de 2024. Em princípio o críquete já fez parte das Olimpíadas em 1900, quando foi sediada em Paris. Contudo, diferente daquele ano, o modelo previsto para 2028 é o T20.