As histórias da LaLiga e do Real Madrid basicamente se confundem. Disputada desde 1929, a LaLiga emociona os torcedores espanhóis há 95 anos. O principal torneio do futebol da Espanha está em sua 93ª edição, e um clube domina a história de tantas temporadas: o Real Madrid. Isso porque os blancos já levantaram a taça de campeão do torneio 36 vezes — incluindo o título da atual temporada.
Além do antigo clube de Cristiano Ronaldo, apenas outros oito clubes espanhóis já se consagraram campeões da LaLiga. Em segundo lugar vem o maior rival do Real Madrid: o Barcelona. O time que consagrou Lionel Messi ganhou o troféu 27 vezes e, inclusive, foi campeão do campeonato na temporada 2022/23.
Em seguida, com 11 vitórias, vem o Atlético de Madrid. Apesar de ter sido campeão de temporadas recentes, como 2013/2014 e 2020/21, a distância entre ele e o Barcelona no número de vitórias ainda é distante o suficiente para não oferecer risco à hegemonia dos primeiros colocados.
Para fechar a lista dos clubes que já levaram alguma taça da LaLiga para casa, estão o Athletic Club, com oito títulos, o Valencia, com seis, o Real Sociedade, que levou o título duas vezes e, por fim, Deportivo La Coruña, Sevilla e Betis têm uma taça em casa. O Betis, inclusive, amarga o título de maior jejum de vitórias na LaLiga. Isso porque o clube conquistou o título de campeão espanhol na temporada 1934/35, ou seja, lá se vão quase 90 anos sem levantar a taça.
LaLiga e Real Madrid: uma história repleta de vitórias
A primeira vez que o Real Madrid conquistou o título da LaLiga foi na temporada de 1931/32, ou seja, pouco depois da criação do campeonato. De lá para cá, basicamente não parou mais de levar a taça para casa. Os madridistas celebraram o título em basicamente todas as décadas ao longo da História da LaLiga. Apenas nos anos 1940 que eles não alcançaram nenhuma vez o posto de campeões.
Inclusive, a última vez que o clube merengue levou para casa o título de campeão foi na temporada 2021/22 do torneio. Para alegria dos torcedores, na edição 2023/24, o clube não apenas está em primeiro lugar na tabela, como também já é o dono do título de melhor do futebol espanhol com rodadas de antecedência.
Com 90 pontos ganhos, o time dos brasileiros Vini Jr. e Militão abriu uma margem de 15 pontos de diferença para o segundo lugar, o Girona, que tem apenas 75 pontos. Inclusive, Vini Jr. está cotado como um dos destaques da temporada, com possibilidades de ser indicado ao prêmio Bola de Ouro, que homenageia os melhores jogadores do futebol mundial.
Apesar de já ter sido consagrado campeão, o Real Madrid ainda entra em campo mais três vezes pela LaLiga. O último jogo dos blancos será no dia 25 de maio, quando recebem o Real Betis, em sétimo lugar na tabela, no Santiago Barnabéu. Depois disso, os madridistas seguem com foco total na Champions League em busca de se consagrarem também os melhores da Europa.