Início » Uncategorized » Conheça a história do Flamengo feminino: curiosidades, títulos, ídolos e muito mais

Conheça a história do Flamengo feminino: curiosidades, títulos, ídolos e muito mais

Publicado em:

Última atualização:

Com grande planejamento para o ano de 2024, o time rubro-negro carioca gerou muita expectativa para a conquista de campeonato e disputa com times tradicionais na modalidade, como: Santos, Ferroviária e Corinthians. Com a vinda da atacante Cristiane e da Glaucia, muitas pessoas têm procurado saber mais sobre a história do Flamengo feminino.

Mesmo com a chegada de nove jogadoras no clube, além da promessa da diretoria em integrar a equipe no CT do Ninho do Urubu em 2025, o time não tem se encontrado nos campeonatos ainda, marcado pelo pior começo de campeonato brasileiro dos últimos anos. Atualmente, o Leão do Pirajá está em sétimo lugar, com 14 pontos e cinco vitórias.

Quer saber mais sobre as curiosidades, títulos conquistados e jogadoras que fizeram o nome com uma das camisas mais pesadas do Brasil? Acompanhe a seguir alguns dos principais acontecimentos da história do Flamengo feminino.

Os primeiros passos da história do Flamengo feminino

A história do Flamengo feminino é marcada por pausas nos projetos e tentativas falhas de estruturação. Nesse sentido, o time teve como seu primeiro principal objetivo a vinda de Marta para o ninho do urubu. Após não conseguir, o clube deu uma pausa na tentativa de criar um elenco competitivo.

É somente com o mandato de Eduardo Bandeira de Mello que o clube carioca disputa o Campeonato Brasileiro com parceria da Marinha do Brasil. Após retorno para a categoria, a história do Flamengo feminino começa seus primeiros passos de glória.

No ano do lançamento da união entre as entidades, o Leão do Pirajá conquistou o campeonato carioca com dez vitórias em 11 jogos. Em 2016, após o bicampeonato estadual em cima do Vasco, o time fez seu maior marco com a conquista do campeonato brasileiro. Essa foi a primeira vez que um clube fora de São Paulo levou a taça.

Em 2023, Rodolfo Landim procurou a Marinha para debater o futuro da continuidade do projeto. Vendo oportunidade de crescimento da categoria e na busca por novos investimentos, a história do Flamengo hoje é de crescimento na modalidade. A diretoria reforçou o time com nove contratações e saltou a folha salarial da estrutura rubro-negra.

Fora isso, é válido ressaltar que, entre os anos de 1995 até 2001, o Flamengo teve uma equipe de futebol menino, mas ele parou de funcionar quando deixou de participar de competições oficiais. Assim, nesse meio tempo, o rubro-negro não conquistou nenhum titulo.

Todos os títulos na história do flamengo feminino

Sendo o campeão do último estadual, a história do Flamengo feminino é marcada por grandes taças, assim como no masculino. Desde a parceria com a Marinha, o clube da Gávea tem sete títulos de carioca.

Fora isso, o mais querido do Brasil venceu o Campeonato Brasileiro de 2016, fazendo história na época. As meninas também já conquistaram 4 Taças Guanabara e 1 Copa Rio. 

Principais ídolos

Entre as principais jogadoras do clube carioca, os nomes de Thaisinha, Ketlen, Thais Picarte, Joicinha e Vivi são alguns dos principais que entram na história do Flamengo feminino. Antes mesmo da união com a Marinha, o elenco já mostrava que podia ter boas jogadoras com algumas delas indo para a Seleção Brasileira.

A atacante Larissa Pereira e a técnica Emily Lima fizeram história pelo time na conquista do brasileiro. Atualmente, Cristiane já entra na lista das principais jogadoras dos urubus e é a goleadora do time, com 16 gols no ano.