Saber as regras do rugby sevens é muito importante tanto para quem acompanha o esporte quanto para aqueles que desejam se aventurar na prática.
Isso porque o rugby sevens é uma versão um pouco diferente do jogo tradicional. Em primeiro lugar, é jogado com apenas sete jogadores em cada equipe, ao invés dos 15 jogadores do rugby de quinze ou jogo tradicional.
Porém, não pense que se torna mais fácil: essa versão reduzida do esporte exige velocidade, habilidade e estratégia dos jogadores. Além disso, muitas pessoas não sabem que ele faz parte dos Jogos Olímpicos modernos, com fãs em todo o mundo.
Como qualquer outro esporte, é preciso ficar atento às regras, que servem não somente para nortear o jogo, como também para garantir a segurança dos atletas.
Quer descobrir mais as regras do rugby sevens e descobrir quais as principais características desse esporte? Então fique neste conteúdo até o final e confira!
Um pouco sobre o rugby sevens
O rugby é um esporte praticado em quase todo o mundo, sendo tão popular quanto o futebol. Seu aparecimento se deu a partir de 1500 e é possível ter surgido ainda antes, como um dos jogos medievais.
O esporte costuma ser praticado por 15 atletas e faz parte dos jogos olímpicos desde 1908.
Contudo, a modalidade sevens, ou rugby de sete, só surgiu em 1884 na Escócia e acabou se popularizando também, se tornando uma das modalidades de Jogos Olímpicos.
desde a edição de 2016 no Rio de Janeiro que o rugby sevens é considerado oficialmente um dos Jogos Olímpicos.
Regras rugby sevens
Assim como qualquer outro esporte, o rugby sevens tem algumas regras que servem para nortear o jogo e garantir a segurança dos atletas. Confira!
Equipe e jogadores de rugby sevens
Cada equipe de rugby sevens tem sete jogadores em campo, com um total de até cinco substitutos. Ademais, os jogadores são numerados de um a sete, de acordo em suas posições no jogo.
Campo de jogo no rugby
O campo de jogo é semelhante ao do rugby de quinze e mede entre 100 e 110 metros de comprimento com 68 e 70 metros de largura.
Além disso, as linhas laterais são chamadas de linhas de touch, enquanto as linhas de fundo são as linhas de goal.
Duração do jogo
Um jogo de rugby sevens é dividido em dois tempos de sete minutos cada, com um intervalo de dois minutos entre os tempos.
Além disso, durante os torneios, especialmente nos mais importantes, os jogos podem durar até 10 minutos por tempo, dependendo das regras do evento esportivo.
Pontuação no rugby sevens
Os métodos de pontuação no Rugby Sevens são parecidos aos do rugby tradicional. Dessa forma, um try, que é marcado quando um jogador avança com a bola e a toca no chão na área de gol do adversário, vale 5 pontos.
Após um try, a equipe que pontuou tem a oportunidade de chutar uma conversão, que pode valer 2 pontos. Ademais, os chutes de penalidade e os chutes de drop goal também podem ser usados para marcar pontos, valendo 3 pontos cada.
Início e reinício do jogo
O jogo começa com um chute de saída da equipe que pontuou. Além disso, o chute de saída deve ultrapassar a linha de 10 metros do campo adversário.
Após cada pontuação, a equipe que sofreu os pontos reinicia o jogo com um chute de saída.
Movimentação da bola
A bola pode ser movida para frente apenas por meio de passes feitos com as mãos, como no rugby tradicional. Quanto aos passes, estes podem ser feitos para trás ou lateralmente, mas não para frente.
Além disso, os jogadores podem avançar com a bola correndo e chutando à frente, mas não podem passá-la para frente.
Ruck e maul no rugby sevens
Nas regras Rugby Sevens, os rucks e mauls acontecem menos vezes em comparação com o rugby de quinze. Isso porque o número de jogadores em campo é menor.
Contudo, quando ocorrem, as regras se assemelham às do rugby tradicional, com os jogadores competindo pela posse da bola no chão ou em pé.
Penalidades no rugby sevens
As penalidades no rugby sevens podem acontecer com chutes de penalidade, resultando em pontos convertidos com sucesso.
Além disso, também podem ser faltas rápidas, com as quais a equipe penalizada pode optar por retomar o jogo imediatamente sem um chute de penalidade.
Amarelo e vermelho
Os árbitros mostram cartões amarelos e vermelhos aos jogadores do rugby sevens em caso de infrações graves ou repetidas durante as partidas.
Nesse cenário, um cartão amarelo significa que um jogador está temporariamente expulso do jogo, enquanto um cartão vermelho representa a expulsão permanente do jogo.
Fair play e espírito do jogo
O rugby sevens valoriza o fair play e o espírito do jogo. Dessa forma, os jogadores são incentivados a respeitar as regras, demonstrar comportamento esportivo e valorizar a integridade do jogo.
Rugby nas Olimpíadas 2024
Primeiramente, em 1924, o rugby tinha deixado de ser uma modalidade esportiva nas Olimpíadas. Porém, em uma mudança repentina, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu em outubro de 2009 incluir a versão sevens do rugby nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
De lá para cá, o rugby sevens tem sido uma parte dinâmica do programa olímpico, incluindo competições para atletas masculinos e também femininos.
Dessa forma, o seu retorno serviu para marcar o começo de uma nova era no esporte com momentos imperdíveis para os fãs do esporte ao redor de todo o mundo.