Um dos esportes mais populares do mundo e que possui muitos adeptos ao redor do mundo. A história do tênis traz muitas curiosidades e grandes histórias para os fãs da modalidade.
Além disso, o tênis é um esporte olímpico. Portanto, será possível torcer pelos melhores jogadores durante as Olimpíadas de Paris 2024.
Dentre os esportes que utilizam raquete, o tênis é um dos mais praticados pelos esportistas amadores.
Ainda, pessoas de diversos países ao redor do mundo acompanham as competições de tênis pela TV.
Quem inventou o tênis?
É complicado cravar algo ao falar sobre a história do tênis. Afinal, existem diversos registros muito antigos de esportes parecidos com o tênis que conhecemos hoje.
Além do mais, não existem evidências oficiais que comprovem uma data oficial que marque o início da história do tênis.
Entretanto, Walter Wingfield é considerado o pai do esporte para os fãs da modalidade, assim como Charles Muller é para o futebol. Trata-se de um inglês que chamava o esporte por outro nome, bastante diferente inclusive: sphairistike.
Walter Wingfield foi quem escreveu as regras oficiais do esporte em 1873. E, a propósito, boa parte das regras redigidas pelo inglês estão presentes até hoje dentro do tênis que assistimos e jogamos nos tempos atuais.
Qual é a história do tênis?
Antes de Walter Wingfield ter ‘oficializado’ o tênis, o esporte ganhou força quando caiu no gosto das pessoas ricas da Europa no século XVI.
Deste modo, o novo público financiou a construção de quadras feitas especialmente para o esporte. Assim, nascia oficialmente o tênis de quadra, com as devidas demarcações.
Além disso, muitas pessoas praticavam atividades muito parecidas com o tênis, mas utilizando as mãos para jogar.
Entretanto, a nobreza criou as raquetes que caíram no gosto dos praticantes. Desde então, elas se tornaram o principal símbolo do esporte.
O primeiro torneio de Wimbledon da história do tênis
É inegável que Wimbledon é o principal, e mais charmoso, torneio de tênis. Além do mais, ele foi o primeiro torneio oficial da história que reuniu os melhores tenista da época.
A primeira edição de Wimbledon na história do tênis aconteceu há 147 anos, em 1877.
Além disso, os participantes vestiam somente roupas brancas em quadra, até hoje isso é uma regra e continua sendo respeitada pelos organizadores e tenistas.
A primeira organização oficial do tênis
O ano de 1881 marcou a história do tênis com a criação da primeira organização oficial de tênis e isso aconteceu nos Estados Unidos.
Por fim, a United States Lawn Tennis Association, nome dado à associação, passou a padronizar as regras do esporte. Além disso, mais competições passaram a ser realizadas.
Primeiro U.S Open (masculino e feminino)
Com a criação da USLT, o primeiro U.S. Open da história do tênis foi criado. Entretanto, somente os homens tiveram o prazer de fazer parte do evento esportivo. Já as mulheres só puderam entrar em quadra pelo U.S. Open seis anos depois da estreia masculina, em 1887.
Tie-brake
As regras criadas em 1873 pelo inglês Walter Wingfield seguiram sem alterações por muitos anos.
Contudo, em 1924, a regra do tie-break foi criada e passou a ser adotada para dar mais emoção a todas as competições do esporte.
História do tênis nas Olimpíadas
Não demorou muito para o tênis se tornar uma modalidade olímpica. Afinal, o esporte era praticado e organizado por pessoas ricas e influentes.
Sendo assim, a primeira aparição do tênis nas Olimpíadas aconteceu nos jogos de 1896, realizados em Atenas, na Grécia.
O tênis seguiu presente em todos os jogos olímpicos até Paris 1924. Porém, nas Olimpíadas de 1928, em Amsterdã, não contaram com o esporte que foi desconsiderado pelo comitê olímpico.
Foram 15 edições seguidas sem o tênis aparecer no maior evento esportivo do planeta. Entretanto, o grande retorno aconteceu em Seul, no ano de 1988.
Assim, desde então, a história do tênis nas Olimpíadas nunca mais teve interrupções e o esporte segue sendo umas das principais modalidades até hoje, tendo presença confirmada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Regras do tênis
Tipos de quadra de tênis
O tênis é disputado em uma quadra retangular, que é dividida ao meio por uma rede. Além disso, existem diferentes tipos de quadra para praticar o esporte.
- Grama
- Saibro/Terra batida
- Cimento
- Carpete
Como funciona a pontuação do tênis
Uma partida de tênis é dividida por sets, cada um deles é formado por games. Assim sendo, os pontos do tênis fogem do tradicional em relação a outros esportes:
- 15 (um ponto)
- 30 (dois pontos)
- 40 (três pontos)
Para vencer o game, é necessário fazer um ponto após chegar no 40 (fazer quatro pontos).
Entretanto, caso o placar esteja 40-40 (empatado no último ponto), será necessário ganhar dois pontos seguidos para garantir o game.
A propósito, é necessário vencer sete games para conquistar um set.
Contudo, se a partida chegar ao um empate de 6-6, a decisão será feito pelos jogadores por meio do tie-break .
Neste caso, a pontuação vai de zero a sete, quem chegar a sete primeiro vence. Além disso, caso o tie-break empate em 6-6, um dos tenistas deverá pontuar duas vezes seguidas para ganhar.
Por fim, vence a partida quem atingir o número pré-determinado de sets. Porém, esse objetivo não é igual para homens e mulheres.
Afinal, os homens decidem uma partida que é melhor de cinco sets. Portanto, quem atingir três sets vence.
Por outro lado, as mulheres disputam melhor de três. Assim sendo, é necessário conquistar dois sets para ganhar o jogo.