Início » Futebol » Tudo sobre o Futebol Feminino nas Olimpíadas de Paris 2024

Tudo sobre o Futebol Feminino nas Olimpíadas de Paris 2024

Publicado em:

Última atualização:

Sendo uma das principais modalidades do edição de Paris, os jogos de Futebol Feminino nas Olimpíadas têm gerado muita expectativa entre os brasileiros. Com início programado para o dia 25 de julho, o Brasil vai em busca do ouro inédito, que promete ter muitas pedras no caminho durante a jornada.

Após a Copa do Mundo ter sido abaixo do esperado, com troca de técnicos e reformulações dentro de campo, a seleção ainda teve o azar de pegar elencos muito fortes na fase de grupos. Entretanto, o treinador Arthur Elias se mostra confiante e quer fazer história com o time.

Quer saber tudo sobre o futebol feminino nas Olimpíadas de Paris 2024? Então continue a leitura desse artigo. 

A história do Futebol Feminino nas Olimpíadas

A história do Futebol Feminino nas Olimpíadas começa no final do século passado. Mesmo com o esporte sendo jogado desde a época medieval e com a modalidade masculina participando desde a 2ª edição do período moderno, somente em 1996, em Atlanta, que a competição passou a incluir mulheres. 

É válido ressaltar que somente quatro países já conquistaram a medalha de ouro: USA, Noruega, Alemanha e Canadá. A princípio, os Estados Unidos saem com larga vantagem entre os outros times, sendo quatro vezes campeões do torneio. 

No entanto, por mais que o Brasil nunca tenha conquistado o primeiro lugar, na era de ouro do futebol feminino, com Marta e Cristiane sendo as principais lideres do campo, já obteve duas medalhas de prata entre 2004 e 2008.

Nos jogos de 2020 o Canadá conquistou o 1º lugar em confronto acirrado contra a Suécia. Terminando nos pênaltis, a conquista inédita para o país norte-americano foi amplamente comemorada e divulgada nos grandes portais midiáticos.

O Futebol Feminino nas Olimpíadas de Paris 2024

O sorteio realizado em março para o Futebol Feminino nas Olimpíadas de Paris 2024 definiu os três grupos do campeonato, e já conta com data definida para começar. Os melhores times vão disputar a medalha de ouro no Parc des Princes, na capital parisiense, no dia 10 de Agosto.

No total, doze seleções disputam divididas em três grupos diferentes. Avançam para as quartas de final as duas melhores de cada chave e também as duas melhores terceiras colocadas do torneio.

Com a seleção brasileira pegando a atual campeã do mundo e também as vencedoras do torneio em 2011, o time de Arthur Elias terá um torneio difícil pela frente. Veja a seguir todos os grupos da modalidade:

  • Grupo A – França, Canadá, Colômbia e Nova Zelândia
  • Grupo B – Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Zâmbia
  • Grupo C – Espanha, Japão, Brasil e Nigéria

O Brasil estreia dia 25 de julho contra a Nigéria em Bordeaux na véspera da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Em seguida enfrenta o Japão no dia 28 e, por último, a Espanha no dia 31

O Brasil nas Olimpíadas de Paris

O Brasil apresenta mudanças na seleção de Futebol Feminino nas Olimpíadas de Paris 2024. Desde a campanha vexatória na Copa do Mundo da Austrália, a demissão de Pia Sundhage e a chegada de Arthur Elias, ex-técnico do Corinthians feminino, é marcada por reformulações no elenco.

O treinador já utilizou 43 atletas diferentes em quatro listas divulgadas, marcadas principalmente pelo retorno de Cristiane à seleção. Em busca de desenvolver jogadas ofensivas e melhorar a criação do meio de campo, o técnico ainda não tem nomes-chave para o torneio.

Vale lembrar que a seleção enfrentou o Japão duas vezes em 2023. Com amistosos FIFA, as atletas conseguiram uma vitória por 4 a 3 sobre o adversário em jogo disputado em 30 de novembro. Já no duelo seguinte, perdemos por 2 a 0 na partida do dia 3 de dezembro. 

Isso pode ser positivo na nossa busca pelo ouro, já que temos histórico recente contra adversários diretos do grupo e conhecemos seu estilo de jogo.