Finalmente a espera chegou ao fim e já temos o nosso Rookie of the Year, ou Calouro do Ano da NBA. Sem muita surpresa, Victor Membanyama, pivô francês do San Antonio Spurs, recebeu o prêmio.
O atleta competia contra Brandon Miller, do Charlotte Hornets, e Chet Holmgren, do Oklahoma City Thunder. Porém, Victor recebeu todos os 99 votos do primeiro lugar. Dessa forma, tornou-se o primeiro Calouro do Ano da NBA unânime desde a vitória de Karl-Anthony Towns na temporada de 2015/16.
Além disso, o atleta é o primeiro jogador de nacionalidade francesa a conseguir tal feito e o terceiro do San Antonio Spurs. O primeiro foi David Robinson, em 1989/90, e o segundo, o gigante Tim Duncan, na temporada de 1997/98.
Principais estatísticas na história de Victor Membanyama, o Calouro do Ano da NBA
Trajetória de Membanyama antes da NBA
Victor Wembanyama nasceu em 4 de janeiro de 2004 (20 anos), em Le Chesnay, na França. O jogador foi a primeira escolha no Draft da NBA de 2023, sendo considerado uma das maiores promessas do basquete para os próximos anos.
Com 2,24 m e 95 kg, Membanyama começou sua carreira profissional no Nanterre 92 do LNB Pro A em 2019. Dois anos depois, foi para o ASVEL Lyon-Villeurbanne, quando conquistou o título Pro A na única temporada que passou com a equipe.
Em 2022, assinou um contrato de dois anos com o Metropolitanas 92, sendo que, na temporada de 2022/23, foi um dos jogadores mais fortes da liga. Teve seu recorde registrado em um jogo contra o Limoges CSP em que marcou 33 pontos, 12 rebotes, quatro assistências e três bloqueios.
Naquela mesma temporada, Victor foi nomeado capitão da seleção francesa do LNB All-Star Game, jogo em que marcou 27 pontos, 12 rebotes e quatro assistências, o que o tornou o MVP (Jogador Mais Valioso da NBA) mais jovem do jogo.
Desempenho na NBA
O atleta fez números impressionantes ao longo da temporada regular de 2023/24. O Calouro do Ano liderou todos os novatos da NBA em diversas estatísticas, marcando 21,4 pontos por jogo, 10,6 rebotes e 3,6 bloqueios.
Além disso, o atual Calouro do Ano conseguiu três tocos na derrota do San Antonio Spurs contra o Denver Nuggets no dia 16 de março de 2024, o que o fez superar a marca de 200 bloqueios na temporada.
Desse modo, ele se tornou o segundo calouro da história da NBA a alcançar esse marco. O primeiro jogador também foi Tim Duncan.
Últimos ganhadores do Calouro do Ano da NBA
Na temporada de 2022/23, o vencedor foi Paolo Banchero, do Orlando Magic, que competia contra Walker Kessler e Jalen Williams.
Antes disso, o vencedor da temporada de 2021/22 foi Scottie Barnes, do Toronto Raptors, que disputava o prêmio contra Evan Mobley e Cade Cunningham.
Por fim, o prêmio de Calouro do Ano da NBA na temporada regular de 2021/20 era disputado por LaMelo Ball, Tyrese Haliburton e Anthony Edwards, mas a conquista foi do armador do Charlotte Hornets, o Ball.