Início » Lutas » Entenda quais são as regras do Taekwondo e as origens da arte marcial coreana

Entenda quais são as regras do Taekwondo e as origens da arte marcial coreana

Publicado em:

Última atualização:

Assim como outras artes marciais asiáticas como o judô ou o karatê, o taekwondo também tem uma origem milenar. A modalidade coreana é fruto da união de outras artes marciais do país, que se fundiram até tornarem-se um único esporte. E, assim como a luta, as regras do taekwondo também foram evoluindo com o passar do tempo.

A popularização do taekwondo na Coreia ocorreu apenas após o fim da dominação japonesa no país, em meados do século 20. Contudo, somente em 1973, após a fundação da Federação Mundial de Taekwondo (WTF) que começou a se difundir mais o esporte em todo o mundo.

A primeira participação do taekwondo nas Olimpíadas ocorreu em 1988, em seu país de origem. A modalidade participou dos Jogos Olímpicos de Seul, mas como esporte de exibição. No entanto, nas Olimpíadas Sydney 2000, ele entrou de vez no programa olímpico.

Categorias, lutas e as principais regras do taekwondo

Uma das principais características do taekwondo é o fato do lutador utilizar as mãos e os pés para golpear o adversário. Pois bem, essa regra está explícita no próprio nome da arte marcial. Isso porque, em coreano, Tae significa “pés”, Kwon significa “mãos” e Do quer dizer “caminho, arte”.

Uma curiosidade: a pronúncia correta da arte marcial coreana é tê-quon-dô, com a última sílaba como tônica, ou seja, mais forte.

Quais são as categorias do taekwondo

Nos campeonatos mundiais de taekwondo, os atletas podem competir em oito categorias. Entretanto, para disputas olímpicas, existem quatro categorias tanto para as disputas masculinas quanto femininas. São elas:

Para homens, as categorias de peso são de até 58kg; até 68kg; até 80kg e acima de 80kg. Já para as mulheres, os pesos são até 49kg; até 57kg; até 67kg e acima de 67kg. Os competidores devem ter a nacionalidade do país pelo qual competem, além de serem certificados pela WTF.

Sobre a área de competição

As lutas ocorrem em uma área de luta no formato de um octógono que fica localizado de um quadrado, denominado área de competição. A área de luta possui cerca de 8m de diâmetro, com cada lado do octógono com cerca de 3,3m. 

Por sua vez, o tamanho da área de competição não deverá ser menor que 10mx10m e nem maior que 12mx12m. O piso do local é feito em material emborrachado. Além disso, é possível pintar as áreas de diferentes cores diferentes.

Como se definem a duração das lutas e a pontuação

De acordo com as regras do taekwondo, cada confronto se divide em três rounds de dois minutos cada. Para ganhar a luta, o competidor deve nocautear o adversário ou vencer dois dos três rounds.

Caso haja empate, após um intervalo de um minuto, realiza-se o chamado Golden Round, um quarto round de um minuto. Se a pontuação persistir igual, ganha aquele que tiver realizado o maior número de chutes giratórios no Golden Round.

O que as regras do taekwondo determinam sobre os equipamentos

  • Dobok: é a vestimenta tradicional dos atletas, que devem utilizar os protetores de antebraço e caneleiras debaixo da vestimenta.
  • Hogu: também conhecido como protetor de tronco, pode ser na cor vermelha ou azul e possui uma série de sensores para marcação de pontos do taekwondo. Cabe à organização da competição fornecer o hogu.
  • Capacete: assim como o hogu, os organizadores do evento fornecem o capacete também. Ele também possui sensores para marcação de pontos. Além disso, como as regras permitem chutes no rosto, ele deve proteger essa área e estar preso de forma firme à cabeça do competidor.
  • Faixa: indica o grau de qualificação do atleta e precisa estar afixada na cintura do lutador.
  • Protetor genital: tanto homens quanto mulheres utilizam este tipo de protetor, que é feito em espuma. Uma faixa elástica o prende à cintura dos atletas.
  • Protetor bucal: serve para evitar que os dentes se quebrem com golpes no rosto e amortecer o impacto dos mesmos no cérebro do atleta.

A arbitragem das competições olímpicas

Cada confronto conta com um árbitro central, que acompanha o confronto dentro da área de luta.  Ao redor, ficam três juízes. Eles definem a pontuação de socos e chutes aplicados fora da área coberta pelos sensores.

Além deles, uma pessoa fica responsável por cronometrar a luta e atualizar o placar, além da presença obrigatória de um médico acompanhando o combate. Cabe a ele afirmar se um competidor pode ou não seguir na disputa após receber um golpe.