O vôlei de praia é como uma versão do vôlei tradicional que ocorre em uma quadra de areia. A depender da modalidade, pode ser jogado em duplas ou até quatro jogadores por time. Dessa forma, conhecer as regras do vôlei de praia, tanto 2 x 2 e 4 x 4, é muito importante para diferenciar cada categoria.
Nas Olimpíadas, por exemplo, são dois jogadores de cada lado da rede em uma quadra de areia, ou seja, o vôlei 2 x 2. No entanto, a modalidade 4 x 4, embora a área da quadra seja a mesma, apresenta duas duplas em cada equipe.
Conheça a seguir as 5 regras do vôlei de praia.
Quais são as regras do vôlei de praia 2 x 2?
Confira, a seguir, as principais regras do vôlei de praia na categoria 2 x 2:
Regras do vôlei de praia de composição e localização do time
Nessa modalidade, cada equipe tem dois jogadores, ou seja, a formação é por duplas. As equipes ficam em lados opostos da quadra e podem se movimentar livremente para evitar o toque da bola no chão e atacar o adversário.
Além disso, os atletas têm bastante mobilidade ao se deslocar pela quadra para receber a bola e executar ataques.
Pontuação e quantidade de sets
Nos sets comuns, a pontuação vai até 21 pontos, com uma vantagem mínima de dois pontos. A dupla que alcançar dois sets vence a partida.Com isso, o tempo de cada partida de vôlei de praia depende da pontuação.
Quando o jogo está empatado e precisa de um desempate, a pontuação é um pouco diferente. Esse set de desempate vai até 15 pontos, também com uma diferença mínima de dois pontos.
Tiebreak
O tiebreak, ou set de desempate, é mais curto, com a marcação de 15 pontos para a vitória. Jogado quando ocorre um empate, esse set decisivo é o responsável por determinar o vencedor da partida.
De acordo com as regras do vôlei de praia, não há empates. Por isso, o tiebreak entra em ação para quebrar o empate e definir quem leva a vitória para casa.
Execução de saques e bloqueios
Toda ação no vôlei de praia começa com o saque. Ou seja, depois que uma dupla marca um ponto, a bola volta para eles e inicia-se um novo lance através do saque. Com isso, o objetivo é manter a bola no ar até que ela caia em algum dos lados da quadra. Quem sacar não pode pisar na quadra durante o movimento e o saque deve atingir a área após a rede sem que o sacador pise na quadra.
Além disso, no vôlei de praia 2 x 2, o bloqueio é uma jogada permitida que acontece quando os jogadores se aproximam da rede para tentar parar a bola de ataque da dupla adversária. Essa é uma maneira de reduzir a área de ataque do outro time e aumentar as chances de pontuar.
Regras do vôlei de praia de penalidades e infrações
Há duas punições previstas nas regras: advertência e sanção, sendo que o árbitro é responsável por aplicá-las. A advertência serve como um aviso, enquanto a sanção é a imposição de uma limitação para a dupla.
Existem várias infrações no vôlei de praia que podem levar a essas punições. Conduta incorreta, falta e retardamento são exemplos. A conduta incorreta refere-se a um comportamento antidesportivo, como xingamentos ou atitudes que não favorecem um diálogo apropriado.
As punições ocorrem por meio de cartões amarelos e vermelhos. Dessa forma, o cartão vermelho implica em penalidade, e o uso de ambos os cartões resulta na expulsão da dupla. Se o cartão vermelho e o amarelo são usados separadamente, é uma desqualificação.
Por outro lado, a falta ocorre quando os jogadores cometem ações que violam as regras do vôlei de praia. As faltas de uma equipe são punidas com cartões e advertências. Ainda, o retardamento ocorre quando os jogadores tentam atrasar o reinício do jogo, e isso também resulta em advertências e, se repetido, em sanções.
Regras do vôlei de praia 4 x 4
No vôlei de praia 4 x 4, a modalidade é apenas um pouco diferente das duplas. Aqui, em vez de duas pessoas em cada time, são quatro jogadores em cada equipe. Além destes, cada equipe pode ter dois jogadores suplentes, totalizando seis jogadores no total.
Assim, nas regras do vôlei de praia 4 x 4, diferentemente das duplas, não há uma posição fixa para cada jogador. Todos os quatro membros da equipe têm a liberdade de atacar de qualquer lugar da quadra.
Vale lembrar que, nessa modalidade do esporte, quando a bola é desviada no bloqueio, não conta como um toque da equipe. Desse modo, o jogo fica ainda mais desafiador nos momentos de confronto direto, principalmente na rede.
Pode-se fazer substituições até quatro vezes por set. Além disso, o saque segue uma rotação específica dos jogadores na quadra. Cada posição tem uma função: a posição 1 é de defesa e é nela que o jogador realiza o saque. Por sua vez, as posições 2 e 3 são de ataque, enquanto a posição 4 é de bloqueio e levantamento.
Fundamentos do vôlei de praia
Além das regras do vôlei de praia, há os fundamentos que compõem esse esporte:
Saque
Quando um jogador de um dos times, escolhido, na maioria das vezes, por sorteio pelo juiz, fica atrás da linha do fundo, no seu lado da quadra, e bate na bola para que ela passe para o campo adversário. Além disso, é possível bater na bola de baixo para cima ou jogá-la para cima e acertá-la no ar enquanto pula.
Defesa/recepção
Na quadra do adversário, o jogador recebe a bola e não a deixa tocar no chão, seja fazendo uma manchete, em que as mãos e os braços formam um “V”, seja tocando na bola.
Bloqueio
Considerada também uma forma de defesa, o bloqueio é quando o jogador levanta os dois braços e pula alto o bastante para bloquear a bola e impedir que ela passe para o outro lado, próximo à rede.
Passe
Ocorre quando o jogador recebe a bola do time adversário, após o saque ou uma jogada, e a passa para um colega ou para o outro lado da quadra. Pode ser feito com uma manchete ou tocando na bola, assim como na recepção.
Levantamento
É realizado pelo jogador responsável pelo segundo toque na bola entre os jogadores da mesma equipe. Possibilita o posicionamento da bola da melhor maneira para que o atacante, no terceiro toque, a envie para o campo adversário.
Ataque
No ataque, acontece o terceiro e último toque permitido para uma equipe em uma mesma jogada. Dessa forma, o objetivo é atacar a bola contra os adversários para marcar o ponto, fazendo-a tocar no chão do lado oposto da quadra.
A jogada mais comum é a “cortada”, em que o atacante salta e bate na bola com força, direcionando-a para o chão e dificultando a recepção do adversário.