A canoagem é um esporte aquático que envolve remar em um caiaque ou canoa através da água. O esporte se originou como uma forma de transporte e atividade de subsistência para muitas culturas ao redor do mundo, a canoagem moderna se desenvolveu em um esporte competitivo que integra o quadro dos Jogos Olímpicos de Verão.
O esporte é praticado em uma variedade de ambientes aquáticos, como rios, lagos, mares e até mesmo corredeiras. Além de ser uma atividade física excelente para o condicionamento cardiovascular e muscular, a canoagem oferece aos praticantes a oportunidade de explorar paisagens naturais deslumbrantes e desfrutar de aventuras ao ar livre.
Conheça as regras da canoagem!
Quais são as regras da canoagem?
Nas regras da canoa, os atletas se ajoelham no barco e usam um remo de lâmina única, alternando os lados. Já nas regras do caiaque, os atletas permanecem sentados e utilizam um remo de lâmina dupla. Assim, as competições acontecem em águas calmas, com percursos que podem variar entre 200 metros, 500 metros ou 1.000 metros.
Ao longo do trajeto, boias brancas e amarelas são posicionadas para delimitar a área da competição. Desse modo, nos últimos 100 metros, as boias mudam para a cor vermelha, sinalizando aos atletas que a prova está chegando ao fim.
Quais são os tipos de canoagem remo?
Existem várias formas de canoagem, incluindo canoagem de velocidade, slalom, freestyle, canoagem oceânica e canoagem de águas bravas, cada uma com suas próprias técnicas e desafios específicos. Dessa maneira, a canoagem é praticada em uma variedade de ambientes aquáticos, como rios, lagos, mares e até mesmo corredeiras. Conheça os principais tipos de práticas:
Canoagem de velocidade (Olímpica)
A canoagem de velocidade é uma das modalidades mais populares e acessíveis do esporte. Geralmente realizada em águas calmas, a atividade é disputada em canais grandes, proporcionando uma excelente oportunidade para competir em grupos.
Na canoagem das Olimpíadas, as provas são de 200m, 500m ou 1000m, e podem contar com 2 a 4 canoístas a bordo da canoa. Esta é a modalidade em que Isaquias Queiroz se destacou e conquistou suas medalhas olímpicas.
Para alcançar maior velocidade, os canoístas frequentemente remam de joelhos na canoa e dedicam-se muito ao fortalecimento dos braços durante o treinamento físico. Assim, Existem três diferentes tipos de caiaques e canoas, utilizados tanto nas competições olímpicas de velocidade, como naquelas de slalom:
- K1: caiaque projetado para uma pessoa, com comprimento máximo de 5,20 metros e peso mínimo de 12 kg.
- K2: caiaque destinado a duas pessoas, possui comprimento máximo de 6,50 metros e peso mínimo de 18 kg.
- K4: caiaque Projetado para quatro pessoas, possui comprimento máximo de 11 metros e peso mínimo de 30 kg.
- C1: canoa para uma pessoa que tem o comprimento máximo de 5,20 metros e peso mínimo de 16 kg.
- C2: canoa para duas pessoas que tem o comprimento máximo de 6,50 metros e peso mínimo de 20 kg.
- C4: canoa para quatro pessoas que tem o comprimento máximo de 11 metros e peso mínimo de 50 kg.
Canoagem de slalom (Olímpica)
A canoagem de slalom, também uma modalidade olímpica, se destaca pela descida de rios e corredeiras com correntes fortes e obstáculos desafiadores. Dessa maneira, a ênfase está na habilidade e na prática nessa modalidade, em vez da pura velocidade, tornando-a emocionante e técnica.
Nas regras de canoagem das Olimpíadas, a competição consiste em navegar por entre 18 a 25 obstáculos colocados ao longo do percurso do rio, sem tocar em nenhum deles. Além disso, os competidores precisam completar o percurso no menor tempo possível, o que adiciona ainda mais adrenalina à prova.
Canoagem de Va’a
A canoagem Va’a, originária do triângulo polinésio e também conhecida como canoagem havaiana, é praticada individualmente, em duplas, trios e até por equipes de seis remadores, utilizando um flutuador lateral. Este esporte enfatiza o trabalho em equipe e a sincronia entre os remadores.
Essa é uma modalidade que atrai os amantes da canoagem tradicional, pois está intimamente ligada à história do Havaí, da Nova Zelândia e do Taiti. No Brasil, é uma prática menos comum, mas que vem crescendo no litoral nos últimos anos.
Canoagem Maratona
Na canoagem maratona, os percursos são mais longos, demandando maior preparo físico, esforço e resistência, como sugere o próprio nome. Apesar de similar à canoagem de velocidade, as canoas utilizadas nesta modalidade são mais leves. É uma atividade recomendada para águas mais calmas, como rios, com trajetos que podem se estender por até quatro horas.
Canoagem Freestyle
A canoagem freestyle é uma das modalidades mais recentes dentro do esporte, envolvendo a execução de movimentos e manobras livres em ondas ou na descida de rios. Comumente, os caiaques utilizados são menores, e essa categoria requer habilidade e treinamento intensivo.
Caiaque Polo
No caiaque polo, valem regras similares às de uma partida de polo aquático, mas com os jogadores fazendo o uso de canoas. Nessa modalidade, cada time é composto por cinco canoístas, e o objetivo é marcar gols na equipe adversária. Os participantes podem passar a bola e tentar marcar o gol usando o remo ou até mesmo as mãos.
Caiaque Surf
Surpreendentemente, o caiaque também pode ser usado para pegar ondas. Alguns modelos de caiaque foram projetados para permitir que os remadores surfem. Inicialmente, essa prática surgiu com o propósito de ser um método de resgate em praias da África do Sul e Austrália, utilizando caiaques para salvar nadadores em perigo. Porém, rapidamente tornou-se uma atividade recreativa popular.
Como a canoagem chegou aos Jogos Olímpicos?
Origem
Por séculos, as canoas serviram como meio de transporte essencial, além de serem ferramentas valiosas para a caça e a pesca em regiões como América do Norte, Sibéria e Groenlândia. O esqui slalom inspirou a modalidade esportiva de canoagem slalom, que teve origem na Suíça, em 1932. Inicialmente, as competições eram realizadas em águas calmas, mas logo foram transferidas para rápidas corredeiras.
Canoagem nas Olimpíadas
A canoagem velocidade é um esporte olímpico presente nos Jogos desde 1936, em Berlim. Por sua vez, a modalidade slalom estreou nos Jogos Olímpicos em 1972, durante as Olimpíadas de Munique, e tornou-se uma modalidade olímpica permanente a partir dos Jogos de 1992, realizados em Barcelona.