Início » Futebol » Messi ou CR7: quem é o maior artilheiro da LaLiga?

Messi ou CR7: quem é o maior artilheiro da LaLiga?

Publicado em:

Última atualização:

Caso você imagine um jogador espanhol, curiosamente você está errado. O maior artilheiro da LaLiga é estrangeiro e é justamente o dono da Bola de Ouro por 8 vezes em sua carreira: o argentino Lionel Messi.

A LaLiga é o principal Campeonato de Futebol Espanhol. Disputado por grandes times do país, como Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid e outros. Além de contar com a participação de grandes jogadores locais, também já passaram atletas de diferentes países, como, por exemplo, o português Cristiano Ronaldo, o argentino Lionel Messi e diversos brasileiros como Neymar, Ronaldo e Vini Jr.

Detentor de recordes e números expressivos em toda sua carreira, Lionel Andrés Messi Cuccitini possui o título de maior artilheiro da LaLiga – e melhor jogador do campeonato. Ao todo, ele disputou 520 partidas, marcando 474 gols. Isso representa uma média de 0,91 gols por partida. 

Os dez maiores artilheiros da LaLiga

Dentre os dez maiores marcadores da história da competição espanhola, cinco são espanhóis. Contudo, entre os três primeiros com mais gols anotados, há apenas um. Enquanto Lionel Messi ocupa o topo do pódio, e Cristiano Ronaldo vem em segundo lugar, com 311 gols marcados em 292 jogos. Por fim, o terceiro maior goleador – e primeiro espanhol da lista – é Telmo Zarra, com 251 gols. 

Confira a lista completa dos maiores artilheiros da LaLiga a seguir:

1 – Lionel Messi (Argentina): 474 gols
2 – Cristiano Ronaldo (Portugal): 311 gols
3 – Telmo Zarra (Espanha): 251 gols
4 – Karim Benzema (França): 238 gols
5 – Hugo Sanchez (México): 234 gols
6 – Raúl Gonzalez (espanha): 228 gols
7 – Alfredo Di Stefano (Argentina/Espanha): 227 gols
8 – César Rodriguez (Espanha): 221 gols
9 – Quini (Espanha): 219 gols
10 – Pahino (Espanha): 212 gols

O prêmio Pichichi e os artilheiros da temporada

A cada temporada do campeonato, o artilheiro da LaLiga é reconhecido com o Troféu Pichichi. O nome do prêmio faz referência a Rafael Moreno Aranzandi, ex-atacante do Athletic Bilbao, mais conhecido como Pichichi e verdadeira lenda do futebol espanhol. 

Pichichi foi um dos maiores goleadores do começo do século 20. Em 1953, teve seu nome dado ao troféu que reconheceria aqueles que mais vezes colocaram a bola no fundo da rede ao longo da temporada da La Liga. Contudo, os artilheiros das temporadas anteriores à sua criação também foram homenageados posteriormente. Assim, o primeiro a ser reconhecido com essa honraria foi o atacante Paco Bienzobas, com 14 gols marcados pelo Real Sociedad na primeira LaLiga, em 1929. Já no ano oficial da criação do troféu, Zarra, do Athletic Bilbao – mesmo clube de Pichichi – o goleador da temporada.

Sem grandes surpresas, desde sua criação, quem levou mais troféus para casa foi o argentino Lionel Messi. Ao todo, foram oito as vezes em que o atacante terminou a competição como artilheiro da LaLiga: ele se consagrou como maior marcador pela primeira vez na temporada 2009/2010 e o oitavo após a sua campanha de 2020/2021.

Uma curiosidade: todos sabem que a rivalidade de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no mundo do futebol, apesar de amistosa, é imensa. Ambos possuem reconhecimento mundial como grandes atletas de alta performance, rendimento e resultados. Basta observar os números de gols de cada um e o fato de ambos terem ganho o prêmio da Bola de Ouro: CR7 por 5 vezes, Messi por 8 vezes.

No entanto, no quesito Troféu Pichichi, a diferença entre os dois é considerável. Isso porque enquanto Messi ganhou oito vezes, o português se destacou como artilheiro da temporada apenas duas vezes: em 2014 e 2015.