Início » Basquete » História do Houston Rockets: tudo sobre a trajetória do time

História do Houston Rockets: tudo sobre a trajetória do time

Publicado em:

Última atualização:

O Rockets é considerado uma das principais franquias da NBA, de grande destaque nas disputas de basquete. Não à toa a história dos Houston Rockets conta com jogadores exemplares, o que contribui para a formação de um elenco pra lá de talentoso.

Apelidado de “Torres Gêmeas”, com jogadas ofensivas e de muita rapidez, o time tem James Harden como líder, um dos jogadores de maior destaque da NBA. Além disso, Jalen Green e Alperen Sengun, jovens talentos da equipe, fortalecem ainda mais e dão potência às jogadas e disputas.

Continue lendo para saber os títulos conquistados pelas Torres Gêmeas e desvende a história do Houston Rockets

Qual a história Houston Rockets?

Com origem em San Diego, no ano de 1967, os Rockets surgiram como uma nova equipe da NBA. Em seguida, em 1971, foram para Houston e mudaram o nome para Houston Rockets. Em decorrência do time se encontrar na cidade de Houston, metrópole do estado do Texas.

Apesar de não haver relação alguma, muitas pessoas associam o nome “Rockets” (Foguetes) à NASA, que também se localiza em Houston. Eles já usavam esse nome na época em que estavam em San Diego.

Tendo vencido apenas 15 jogos na época da estreia do time, as Torres Gêmeas não começaram bem em 1967. No entanto, no Draft — evento de recrutamento dos jogadores elegíveis para ingressar na NBA — de 1968, tiveram Elvin Hayes como escolha principal. Isso promoveu o alcance da quarta posição na conferência e a primeira chegada aos playoffs.

Apesar disso, tiveram apenas uma temporada com boa pontuação em 1976-1977, ao realizarem uma troca para incluir Moses Malone na equipe. O jogador mostrou a que veio e conquistou dois títulos de Jogador Mais Valioso (MVP), conseguindo levar o Rockets, pela primeira vez, às finais da conferência.

Posteriormente, embora tenham chegado à final contra os Boston Celtics em razão da entrada de Malone, a equipe não conseguiu bater o adversário, que tinha Larry Bird e Kevin McHale como principais jogadores.

Sendo consolidados uma grande franquia da NBA daquele tempo, com diversas vitórias acumuladas, o House Rockets tem muitos fãs e eram considerados grandes candidatos à conquista do título da NBA. Devido à suspensão da temporada de jogos em 2019-2020, o time foi selecionado junto a outras 22 equipes, convidadas a participar de um grupo exclusivo da NBA.

A chegada de Harden como um futuro promissor

Quando seu melhor jogador, Olajuwon, aposentou-se das quadras, houve uma significativa frase de transição na equipe. Porém, com a chegada de Yao Ming e Tracy McGrady, veio uma grande esperança de retornar aos momentos grandiosos que viveram nas décadas passadas. Isso porque eles foram às finais da Conferência Oeste, surgindo como uma surpreendente força no basquete e uma opção de vencedores da liga.

A partir de 2012, Harden se destacou como a peça-chave para os Rockets. Dono de um talento exemplar, conduziu o time à conquista de diversos títulos de divisão e playoffs de tirar o fôlego. Alguns anos depois, em 2018, chegaram muito perto da final, mas tiveram que engolir a amarga derrota para o Golden State Warriors.

Atualmente, Houston Rockets desbrava em rumo a um novo capítulo, tendo como jovens estrelas os jogadores Jalen Green e Kevin Porter Jr. Toda a paixão e garra do time se encontram mais vívidas que nunca, embora estejam em uma fase de reconstrução.

Títulos na história do Houston Rockets

Ao decorrer de toda a história Houston Rockets, eles conquistaram 14 títulos. Saiba quais são:

Conferência

  • 4 títulos (1981, 1986, 1994 e 1995).

Conquistas de títulos de divisão

  • 8 títulos (1977, 1986, 1993, 1994, 2015, 2018, 2019 e 2020).

Campeonatos da NBA

  • 2 títulos (1994 e 1995).

Maiores jogadores na história do Houston Rockets

É unânime: Hakeem Olajuwon é o mais cogitado como melhor jogador do Rockets em razão de sua história de conquistas. Além dele, confira quais jogadores se destacam:

Hakeem Olajuwon

O jogador mais notável do Rockets nasceu na Nigéria e se naturalizou norte-americano. Seu ótimo desempenho lhe rendeu um lugar no Hall da Fama do basquete. Ademais, foi uma peça fundamental para as vitórias do time na NBA em 1994 e 1995.

Ainda, Olajuwon deu fim a sua carreira, sendo considerado o recordista de tocos na liga, com 3.830 bloqueios. Também venceu as Olimpíadas dos Jogos de Atlanta de 1996, representando seu país de naturalização.

Da mesma forma, Olajuwon ostenta dois campeonatos da NBA com os Rockets, em 1994 e 1995, e contribuiu para o sucesso da equipe nessas temporadas. Ele também levou o título de Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada 1993-1994 e garantiu a posição para o All-Star Game em 12 ocasiões.

Clyde Drexler

Nascido em 1962, na cidade de Nova Orleans, Clyde Drexler entrou para o Houston Rockets depois do primeiro título da NBA pela franquia. No ano de 1995, juntou-se a Olajuwon e conquistou o bicampeonato para os Rockets.

Ademais, como membro do Dream Team dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, Drexler teve participação em 10 edições do All-Star Game, um jogo exibido no mês de fevereiro de cada ano pela NBA com os melhores jogadores selecionado.

Calvin Murphy

Com apenas 1,75 m, diferentemente da maioria dos jogadores de basquete, Calvin Murphy obteve seu lugar no Hall da Fama dessa categoria de esporte, tendo sido o jogador de menor estatura da história a conquistar esse feito. Além disso, atuou na equipe dos Rockets entre 1970 e 1983, no momento da transição de base da equipe, da cidade de San Diego para Houston, nos Estados Unidos.

Por conseguinte, em 1979, Murphy recebeu uma nomeação para o All-Star Game, demonstrando seu grande potencial e excelência como jogador das Torres Gêmeas. Com isso, a equipe prestou homenagem a Murphy ao aposentar sua camisa, número 23, preservando-a com toda sua história e relevância.