Sendo um esporte praticado desde o início do Século XV, o golfe volta a ter grande impacto nas olimpíadas e pode ter atleta brasileiro entre os representantes da modalidade no torneio.
Realizado ao ar livre e com grande popularidade no exterior, a prática desse tipo de exercício gera diversos benefícios, como: combate ao estresse e maior resistência física e oxigenação do sangue.
Quer entender mais sobre a categoria que pode contar com até 120 competidores no torneio de Paris? Continue a leitura para entender melhor sobre a história, regras e principais jogadores de golfe.
Origem do golfe
Por mais que a palavra tenha vindo do alemão, o golfe surgiu oficialmente no século XVIII na Escócia. Muitos pesquisadores afirmam que o esporte já existia desde o início dos anos 1400, mas ainda não há provas concretas que indiquem a data.
Suas primeiras regras foram criadas oficialmente em 1744, pela companhia de golfistas de Edimburgo. Por mais que, assim como o futebol, o esporte tenha sido banido sob a acusação de atrapalhar a prática de arco e flecha dos escoceses, a modalidade acabou ganhando popularidade e indo para outros países.
Já no início do século XIV, os primeiros torneios de golfe e a primeira associação feminina da modalidade começaram a se desenvolver, no Reino Unido. Mas somente em 1894, os Estados Unidos criam a Associação Norte-Americana de Golfe (USGA), momento determinante para a categoria que começa a se popularizar na América.
O golfe começou a ser praticado e disputado na 2ª edição das Olimpíadas da Era moderna. Assim entrando para o quadro oficias de esportes olímpicos. Entretanto, após sua estreia, houve uma pausa na categoria por mais de um século e só voltou a entrar na competição em 2016.
Atualmente, somente os 60 melhores atletas de cada modalidade se classificam para o torneio, sendo dois atletas por nacionalidade. No entanto, dentro desses 60 classificados deve estar pelo menos um representante de cada continente.
Como se joga golfe?
O golfe é um esporte realizado em um campo ao ar livre. Os atletas da modalidade tem como objetivo fazer as bolas entrarem em buracos espalhados por uma área estabeleciada. Para conseguir realizar essa tarefa, além de seguir as principais regras do golfe, os atletas podem utilizar cinco tipos diferentes de tacos. Ganha aquele que conseguir fazer isso com o menor número de tacadas.
O equipamento utilizado pode variar com a intenção do jogador, existem os tacos drive, para empurrar a bola com mais força e os putter para tacadas curtas que exigem maior precisão. Entre esses dois extremos, ainda existem os híbridos, os wedges, os de ferro e de madeira, que auxiliam para diferentes fases do jogo, impacto na bola, angulação e direção da tacada.
Os buracos contam com bandeiras triangulares vermelhas que ficam presas no mastro para ajudar na sinalização para os competidores. No total, os campos possuem 9 a 18 buracos e contam com obstáculos artificiais ou naturais. Durante a partida, o local fica dividido em quatro partes, sendo elas:
- Tee de saída: onde o jogo se inicia
- Fairway: espaço com a grama mais curta
- Rough: local com grama alta ao redor
- Green: grama muito curta e onde normalmente o buraco está localizado
No formato de disputa das Olimpíadas é feito no stroke play, com um total de 72 buracos para os quatro dias de competição. Em cada dia de campeonato, os 60 jogadores fazem o percurso de 18 buracos a cada dia. No fim, os medalhistas são aqueles que conseguiram realizar o trajeto com menos tacadas.
Quais são os principais torneios de golfe?
No total, existem 4 campeonatos de golfe, fora as Olimpíadas considerados os majors entre os especialistas. Ou seja, são eles os principais agregadores de pontos do ranking oficial e que contribuem para o circuito da PGA Tour, a maior associação de golfe do mundo. São eles:
Masters
É o torneio de abertura de temporada. Agendado anualmente para o mês de abril, a disputa do Masters sempre ocorre no Augusta National Golf Club, nos Estados Unidos. Sua premiação total fica na casa dos 11 milhões de dólares e segue a linha de stroke play
PGA Championship
Quem organiza o torneio, que conta com 10 milhões de dólares para o campeão, é a PGA Tour. Fora sua grande premiação, para aqueles que vencerem o torneio ainda garantem vaga nos outros principais torneios de golfe além de participação vitalícia na associação mundial de golfe.
US Open
Disputado em diversos campos dos Estados Unidos, o US Open de golfe conta com a maior premiação entre os campeonatos oficiais, com 12,5 milhões de dólares para o vencedor. Fora isso, é válido ressaltar que esse é um dos torneios mais tradicionais desde a criação do esporte, existindo desde 1895
The Open Championship
O campeonato mais antigo entre os principais, acontece no Reino Unido e conta com participação livre para jogadores profissionais e amadores. O mais interessante para quem é fanático por golfe é o fato do torneio ser realizado em áreas litoraneas e com poucas árvores, o que o diferencia dos demais.
Quais os maiores jogadores da história do golfe?
Entre os principais jogadores de golfe, é impossível não conhecer Tiger Woods. Sendo considerado uma lenda do esporte e o primeiro atleta a vencer todos os principais campeonatos da PGA, Woods ainda é um dos maiores vencedores do jogo. Em seu registro da associação, são contabilizados 107 vitórias em torneios.
Além de Tiger, outros nomes bastante conhecidos para aqueles que acompanham e conhecem sobre a história do golfe são: Jack Nicklaus, Ben Hogan, Sam Snead e Nick Faldo.
Atualmente, Justin Rose tem feito barulho no cenário com suas vitórias em campeonatos Majors e sua medalha de ouro nas olimpíadas de 2016. No ranking mundial, os atuais melhores jogadores do mundo são: Scottie Scheiffer, Rory Mcllroy e Wyndham Clark. Entre esses, Scottie tem mais que o dobro de pontos que seus concorrentes, totalizando 690.62 no ranking geral.
Entre os jogadores brasileiros, Fred Biondi começa a se destacar no cenário universitário e conta com boas chances de se classificar para a sua primeira olimpíada. O atleta conseguiu alguns feitos importantes nas últimas semanas e conseguiu saltar mais de 100 posições no ranking mundial usado para definir os classificados do campeonato de Paris.