O Portland Trail Blazers tem mais de 50 anos de história. Nesse período, a franquia se tornou uma das mais tradicionais da NBA. Já viveu momentos marcantes, teve grandes vitórias, doloridas derrotas… Alguns jogadores épicos defenderam a equipe de Oregon, que hoje faz parte da Divisão Noroeste. Ela tem uma torcida extremamente apaixonada e, atualmente, manda seus jogos no Moda Center.
Conheça a história do Portland Trail Blazers!
Criação e primeiros anos
Harry Glickman, executivo do mundo dos esportes, sonhava com a cidade de Portland tendo uma franquia da NBA. Seu desejo vinha desde a década de 50. Porém, a maior liga de basquete do mundo só foi dar uma equipe para Portland em 1970.
Glickman acabou sendo o primeiro dono dela. Por meio de votação, ficou definido que seu nome seria “Trail Blazers”. Dessa forma, a primeira temporada da nova franquia foi a de 1970-71.
Em seus seis primeiros anos, o Portland Trail Blazers não alcançou o sucesso. A equipe não conseguiu se classificar para os playoffs, nem teve uma campanha positiva sequer. Isso, porém, logo mudaria.
O grande momento
Apesar não ter conseguido a classificação para a pós-temporada, a franquia de Oregon teve uma melhora ao longo de seus seis primeiros anos na NBA. Com isso, era apenas questão de tempo para chegar na fase mais importante da liga.
Porém, nem nos melhores sonhos a equipe imaginava que, em seu primeiro ano se classificando para os playoffs, conseguiria vencer o título. No entanto, foi exatamente isso que aconteceu.
O Portland Trail Blazers venceu 49 jogos e perdeu 33 na temporada 1976-77. Foi a terceira melhor equipe da Conferência Oeste. Derrubou Chicago Bulls, Denver Nuggets e Los Angeles Lakers nas três primeiras rodadas.
Dessa forma, chegaram na grande final. O Portland Trail Blazers enfrentou o Philadelphia 76ers de Julius Erving. Entretanto, mesmo com o ala tendo uma grande série, foi a equipe de Oregon que conseguiu o título. O Blazers venceu por 4 a 2 a grande final, conquistando o primeiro título de sua história. Bill Walton foi dominante e ganhou o prêmio de MVP das Finais.
Idas aos playoffs, mas sem grande sucesso
Depois de conquistar o título, o Portland Trail Blazers continuou sendo uma franquia forte. Eles tiveram a melhor campanha de sua história, até aquele momento, na temporada regular de 1977-78. No entanto, Bill Walton se lesionou e eles caíram nas semifinais de conferência.
Nos três anos seguintes, a equipe chegou na pós-temporada, mas foi eliminada em todas as ocasiões na primeira rodada. Em 1981-82, apesar da campanha positiva, nem para os playoffs foram.
Porém, no ano seguinte eles conseguiram voltar. Tiveram uma campanha de 46 vitórias e 36 derrotas. Derrubaram o Seattle Supersonics na primeira rodada, mas foram varridos pelo Lakers nas semifinais do Oeste. A derrota foi dolorida, entretanto, meses depois eles teriam uma grande alegria.
Clyde Drexler chega no Portland Trail Blazers
No Draft de 1983, o Portland Trail Blazers selecionou o ala-armador Clyde Drexler. Ele vinha de bons anos na Universidade de Houston e era visto como um grande prospecto. Porém, ele acabou virando muito mais que um bom jogador: se tornou um ídolo da franquia.
A equipe de Oregon conseguiu ir aos playoffs nos seis primeiros anos de Drexler na liga. Ele também foi três vezes All-Star no período, além de entrar uma vez nos times ideais da liga.
No entanto, o Portland Trail Blazers não conseguia passar da primeira rodada. Nesses seis anos, em apenas um deles a franquia avançou para as semifinais de conferência. No entanto, isso mudou em 1990.
Idas para as finais
Na offseason de 1989, o Portland Trail Blazers adquiriu o ala-pivô Gus Williams por meio de uma troca. Ele era um nome muito importante no garrafão do New Jersey Nets.
Williams fez uma grande diferença para a equipe de Oregon. Ele se juntou a um núcleo formado por Clyde Drexler, Terry Porter, Jerome Kersey e Kevin Duckworth. Eles ainda tinham o ótimo Clifford Robinson vindo do banco.
O time chegou nas Finais da NBA em 1990. Acabaram perdendo na grande decisão para o Detroit Pistons, em série que foi definida após cinco jogos. Apesar disso, os anos seguintes continuariam sendo bons.
Porém, eles não trariam títulos. Na temporada 1990-91, a equipe teve seu melhor desempenho na fase classificatória, vencendo 63 jogos. Nos playoffs, caíram nas Finais do Oeste.
Já em 1991-92, chegaram novamente na grande decisão. Dessa vez, o Portland Trail Blazers foi superado pelo Chicago Bulls em seis partidas. Parecia que o fim de uma era estava chegando.
Clyde Drexler ficou mais dois anos na franquia, que caiu na primeira rodada dos playoffs em ambas as vezes. Em 1995, o ala-armador foi trocado para o Houston Rockets.
Falta de sucesso na pós-temporada
O Portland Trail Blazers continuou indo aos playoffs, mesmo trocando jogadores importantes nos anos seguintes. A equipe perdeu Terry Porter, Buck Williams e Clifford Robinson entre 1995 e 1997.
Dessa forma, o núcleo que havia disputado as Finais da NBA foi desmantelado. Porém, a equipe ainda assim foi capaz de montar elencos que fossem bons o bastante para ter uma campanha positiva.
Eles caíram mais três vezes seguidas na primeira rodada da pós-temporada. Em 1998-99, temporada que ficou marcada por um locaute da NBA, o Portland Trail Blazers retornou para as Finais do Oeste.
Eles acabaram perdendo para o San Antonio Spurs, que viria a ser campeão da NBA. Na offseason seguinte, adquiriram o ala Scottie Pippen. Ele estava longe de seu auge, mas ainda era um bom jogador.
A equipe tinha, além de Pippen, Damon Stoudamire, Rasheed Wallace, Steve Smith e Arvydas Sabonis. O elenco era muito bom e venceu 59 jogos na temporada regular. Chegou nas Finais do Oeste, mas perdeu para o Lakers de Shaq e Kobe. Mais uma vez o Portland Trail Blazers bateu na trave na hora de chegar na grande decisão da NBA.
Período de reconstrução
Após perder as Finais de Conferência, a franquia de Oregon acabou fazendo mudanças em seu elenco. Elas, porém, não ajudaram a equipe a ter uma melhora no desempenho. Em 2002 e 2003, o Portland Trail Blazers caiu na primeira rodada dos playoffs.
Em 2004, o time não conseguiu ir para a pós-temporada pela primeira vez em 21 anos. Esse foi um momento de virada: a equipe de Oregon entraria em um processo de reconstrução.
Entre 2004-05 e 2007-08, o Portland Trail Blazers teve apenas uma temporada com recorde positivo. Em nenhuma delas o time chegou aos playoffs. Porém, conseguiu adquirir nomes importantes por meio do Draft, como LaMarcus Aldridge e Brandon Roy.
Portland Trail Blazers retorna aos playoffs
Em 2009, com Roy sendo seu principal jogador, a equipe voltou aos playoffs. Entretanto, foi eliminada ainda na primeira rodada, em série que foi para seis jogos contra o Houston Rockets.
Nos dois anos seguintes, o Portland Trail Blazers continuou se classificando para a pós-temporada. O desempenho foi o mesmo: eliminação na primeira rodada depois de seis jogos.
Brandon Roy acabou se aposentando depois da temporada 2010-11. Apesar de ainda ser jovem, ele sofria muito com problemas no joelho. Com isso, Portland perdeu um de seus principais jogadores.
A franquia voltou a ter campanhas negativas nas duas temporadas seguintes. No entanto, graças a isso eles selecionaram Damian Lillard e CJ McCollum nos playoffs. Essa dupla de backcourt fez muito sucesso na cidade.
A era Lillard
Damian Lillard mudou a equipe. Ele logo se tornou um dos melhores armadores de toda a NBA e a grande estrela do Portland Trail Blazers. Com ele, aparições nos playoffs voltaram a ser comum.
Porém, a franquia continuou sem ter sucesso. Foi aos playoffs todos os anos entre 2014 e 2021. Nesse período acabou perdendo LaMarcus Aldrige, que foi para o San Antonio Spurs.
Chegaram apenas uma vez nas Finais do Oeste, duas nas semifinais e caíram na primeira rodada em cinco ocasiões. Apesar de ter bons nomes, nenhum elenco foi bom o bastante para levar o Portland Trail Blazers longe.
Damian Lillard se lesionou na temporada 2021-22 e pouco jogou. CJ McCollum acabou sendo trocado para o New Orleans Pelicans. Com isso, a equipe deixou de ir aos playoffs pela primeira vez em oito anos.
A expectativa era que conseguisse retornar para a pós-temporada em 2023. Apesar de Lillard ter tido um grande ano, isso não aconteceu e o Portland Trail Blazers venceu apenas 33 partidas.
Dessa forma, uma era se encerrou. Dame acabou sendo trocado em setembro de 2023 e a equipe entrou de vez em uma reconstrução. Agora, a expectativa é que seus jovens se desenvolvam e levem o time para grandes campanhas. Isso, porém, ainda pode demorar.