Início » Futebol » Premier League » Trajetória, estatísticas e títulos de Fikayo Tomori, zagueiro do Milan

Trajetória, estatísticas e títulos de Fikayo Tomori, zagueiro do Milan

Publicado em:

Última atualização:

O zagueiro Fikayo Tomori chegou ao Milan em 2021. Revelado pelo Chelsea, o atleta também passou pelo Brighton, Hull City e Derby County. Além disso, ele jogou pela categoria sub-20 da seleção canadense antes de atuar pela Inglaterra.

Continue a leitura e conheça a trajetória de Fikayo Tomori, bem como suas estatísticas e títulos ao longo da carreira profissional.

Trajetória: da América do Norte para a Europa

Oluwafikayomi Oluwadamilola Tomori nasceu em 19 de dezembro de 1997, em Calgary, na província de Alberta, Canadá. Com um nome pouco familiar, o jogador tem pais nigerianos e, apesar de ter nascido na América do Norte, se mudou para a Inglaterra com apenas um ano de idade.

Tomori já tinha faro para o futebol e, estando no país que inventou a modalidade, ele rapidamente se aproximou do esporte. Aos oito anos, o atleta chegou às categorias de base do Chelsea, permanecendo até 2016, quando fez a primeira partida com o elenco profissional.

Fikayo Tomori no Chelsea (2015-21)

Apesar do longo contrato com o Chelsea — de 2015 a 2021 —, a equipe foi uma das que menos atuou na carreira profissional. Isso porque, no primeiro ano, ele jogou apenas uma vez, e logo saiu para o primeiro empréstimo, totalizando seis durante o contrato.

Em 15 de maio, no último jogo do Chelsea na temporada 2015-16, Tomori estreou em um empate por 1 a 1 com o campeão da Premier League, o Leicester City. Já os Blues terminaram na décima colocação.

Ao todo, ele fez 26 partidas com a camisa azul e branca, sendo o ano com mais participações em 2019-20 (20 jogos e um gol).

Brighton & Hove Albion (2016-17)

Se Fikayo Tomori fez poucos jogos com a camisa do Chelsea, no Brighton, mal apareceu em campo. O zagueiro participou de apenas nove partidas pela Championship — a segunda divisão do campeonato inglês —, sem gols, assistências ou cartões.

Hull City (2017-18)

Já no Hull City, o técnico Nigel Adkins acionou Tomori em 25 oportunidades. A estreia do jogador pela equipe, que também jogava o Championship, aconteceu no dia 13 de setembro de 2017, em uma derrota por 2 a 1 para o Fulham.

Ele terminou o ano com duas assistências e três cartões amarelos.

Derby County (2018-19)

Em 6 de agosto de 2018, Fikayo Tomori chegou ao Derby County para continuar atuando pela Championship. A estreia do jogador aconteceu cinco dias depois, na derrota por 4 a 1 contra o Leeds United.

Mesmo assim, o zagueiro participou de 47 partidas pelo campeonato, marcou um gol e ainda distribuiu uma assistência. Todavia, o número de cartões foi um pouco mais alto que o de costume: foram oito no total.

Já pela EFL Cup, entrou em campo outras quatro vezes, marcando mais um gol com a camisa dos Rams. Apesar de não ter conquistado nenhum título com o clube, o jogador saiu ovacionado pela torcida. Ele ainda recebeu a nomeação de Jogador do Ano do Derby County.

Fikayo Tomori no Milan (2021-momento)

Após uma excelente temporada na segunda divisão inglesa, Fikayo Tomori chamou a atenção do Milan, que não hesitou em solicitar o empréstimo do jogador ao Chelsea. O zagueiro estreou pelo Rossoneri em janeiro de 2021, nas quartas de final da Coppa Italia na derrota por 2 a 1 no Derby della Madoninna, contra a Inter de Milão.

Já o primeiro gol aconteceu quatro meses depois, na goleada por 3 a 0 contra a Juventus, no Allianz Stadium. Na ocasião, inclusive, o Milan quebrou um tabu de dez anos sem vencer a La Vecchia Signora (A Velha Senhora, em português) fora de casa. Assim, Tomori chegou a 22 jogos na primeira temporada, com esse único gol marcado.

Entre 2021-22 e 2022-23, ele entrou em campo 84 vezes, marcou dois gols e distribuiu uma assistência.

2022-23: a melhor temporada da carreira de Tomori no Milan

Apesar de ter feito menos jogos em 2022-23, essa foi a temporada mais marcante de Fikayo Tomori pelo elenco do Rossoneri até aqui. Isso porque o atleta marcou quatro gols — todos pela Serie A — e terminou o campeonato italiano com uma nota Sofascore 7.02.

O melhor jogo de Tomori no ano aconteceu na vitória por 3 a 1 contra o Cagliari fora de casa. Na ocasião, ele marcou um gol, deu quatro cortes e teve incríveis 96% de passes certos.

Já a pior partida do zagueiro foi na vitória de 2 a 1 do Milan contra a Roma, fora de casa. O jogador tomou dois cartões amarelos e foi expulso de campo aos 16 minutos da segunda etapa. Ele recebeu uma nota Sofascore de 5.9.

Temporada atual: estatísticas de Fikayo Tomori

Na temporada de 2024-25 pela Serie A, Fikayo Tomori foi titular em seis dos oito jogos dos quais participou. Com cerca de 59 ações com a bola por partida, ele tem uma média de 93% de acertos nos passes, um desarme e duas bolas recuperadas por jogo.

Confira, então, as principais estatísticas do zagueiro no ano, segundo o Sofascore:

  • Jogos: 8 (6 titularidades)
  • Jogos sem sofrer gols: 1
  • Desarmes por jogo: 1.0
  • Bolas recuperadas por jogo: 2.0
  • Cortes por jogo: 2.0
  • Disputas de bola vencidas: 2.1 (60%)
  • Duelos ganhos no chão: 1.3 (67%)
  • Duelos aéreos ganhos: 1.9 (56%)
  • Cartões amarelos: 1
  • Nota Sofascore: 6.81