Início » Futebol » Descubra se o Palmeiras é uma SAF

Descubra se o Palmeiras é uma SAF

Publicado em:

Última atualização:

Um dos assuntos mais quentes do futebol brasileiro nos últimos anos envolve as chamadas “SAFs”. Esse modelo de negócio mudou quase toda a estrutura dos times da modalidade no país desde que foi criado e, até então, vem causando diversas polêmicas com a imprensa e com os próprios torcedores. Aliás, é difícil, muitas vezes, sequer discernir quais clubes atuam nesse modelo e quais estão fora dele, como o Palmeiras, que é tido como SAF para muitos.

Mas, afinal, o Verdão é uma SAF? Veja o texto a seguir para descobrir. Além disso, confira quais são as equipes brasileiras que seguem essa prática hoje em dia.

Sobre as “SAFs”

Antes de tudo, é preciso entender o conceito em questão. Uma SAF, oficialmente tida como “Sociedade Anônima do Futebol”, é uma espécie de empresa que pode ser criada em clubes de futebol do Brasil. Por meio da Lei 14.193/2021, existente desde 2021, qualquer clube pode deixar de ser uma associação civil sem fins lucrativos para virar uma associação de cunho empresarial.

Além disso, a empresa em si, depois de sua criação, pode ter parte majoritária, minoritária, ou seu capital inteiro repassado a um novo proprietário. Cenário similar ao que ocorre em vários países europeus, que possuem “donos” comandando diversos times famosos.

O Palmeiras é uma SAF?

E esse cenário ocorre com o Palmeiras? Ao contrário do que muitos podem imaginar, a resposta é não. Embora exista um grande investimento no Verdão por parte da presidente Leila Pereira, que inclusive administra a Crefisa, ela não é dona do clube e não tem o mesmo poder que John Textor, por exemplo, possui no Botafogo.

Aliás, ela mesmo já disse que é contra esse modelo em entrevista à CNN em junho de 2023: “Eu não posso bater na mesa e fazer o que eu quero porque o Palmeiras não é meu como a Crefisa e a FAM são. Enquanto eu for presidente do Palmeiras, o Palmeiras vai ser administrado profissionalmente. E não é da boca para fora”, afirmou.

Quando a Crefisa vai sair do Palmeiras?

E, falando em Crefisa, em setembro desse ano Leila também admitiu que sua companhia não patrocinará mais o “Palestra” na temporada de 2025. Todavia, para aqueles que pensam que isso irá influenciar os resultados do time, saibam que é algo bem improvável de acontecer a curto prazo.

Afinal, os alviverdes possuem já possuem um cofre bem cheio e, ao que parece, estão à procura de uma outra marca que faça investimentos no clube tão significativos quanto a empresa de crédito pessoal.

Quais equipes são SAFs no Brasil?

E, afinal, quais times realmente são SAF no futebol brasileiro? Ao todo, segundo matéria da plataforma GE, existem 63. No entanto, na última edição do Brasileirão Série A em 2024, tivemos:

Vale destacar que o Red Bull Bragantino, que muitos também acreditam ser SAF, é na verdade um clube-empresa (ou LTDA). Lembrando que o “Massa Bruta” faz parceria com a Red Bull, companhia de energéticos bem popular no mundo inteiro, desde 2019.