Início » Futebol » Seleção egípcia de futebol: história, curiosidades e muito mais!

Seleção egípcia de futebol: história, curiosidades e muito mais!

Publicado em:

Última atualização:

A seleção egípcia de futebol representa o Egito nas competições de futebol da FIFA. Ela também é filiada à CAF, à UAFA e à UNAF. Hoje, ocupa o 33º lugar no ranking da FIFA.

Sem nenhuma taça intercontinental conquistada, a seleção egípcia venceu sete vezes a Copa Africana de Nações, sendo até então o único heptacampeão e o maior vencedor do torneio.

Os egípcios também participaram de três edições de Copas do Mundo. A primeira foi em 1934, e as outras duas foram em 1990 e 2018, sendo a primeira seleção africana a marcar um gol nesta competição. Entretanto, não conquistou nenhum logro.

Seleção egípcia em Copas do Mundo da FIFA

Primeiramente, falaremos das únicas três participações egípcias em Copa. A primeira foi em 1934, disputada na Itália. Naquela ocasião, a seleção africana disputou apenas um jogo, pois aquele mundial ainda não tinha fase de grupos e começou nas oitavas de final. No jogo, os egípcios perderam por 4×2 para a Hungria.

Após 56 anos, o Egito voltou a disputar uma Copa do Mundo, em 1990, novamente na Itália. Porém, desta vez, já com fase de grupos, a seleção africana não ganhou nem um jogo. Foram duas derrotas e um empate, para se despedir do torneio com um gol marcado e dois sofridos.

A última participação da seleção egípcia em Copa do Mundo foi na Rússia, em 2018. Já com o astro Mohamed Salah em campo, o desempenho não foi bom. A eliminação veio após três jogos, com três derrotas, portanto sem sofrer muitos gols, apenas dois. O ataque que foi fraco, marcando outros dois tentos.

Seleção egípcia em Copa das Nações Africanas

Foram 22 participações, com sete títulos conquistados, sendo três deles de foram consecutivas. Além das sete taças, o Egito ainda chegou em mais uma final, quando perdeu a decisão para a Etiópia, por 4 a 2.

Seleção egípcia em Copa das Confederações

Já na Copa das Confederações, o Egito participou duas vezes e nunca avançou de fase. Dos seis jogos que disputou, ganhou apenas um, empatou dois e perdeu três com nove gols marcados e 16 sofridos. As edições que os egípcios estiveram foram em 1999 no México e dez anos depois na África do Sul.

Curiosidades da seleção egípcia de futebol

Em 18 de junho de 2009, em um confronto diante da Itália, válido pela Copa das Confederações, os “Faraós” venceram a temida atual campeã do mundo por 1 a 0. Homos marcou ainda no primeiro tempo.

O fato fez a seleção egípcia ser a primeira seleção africana na história a derrotar a tetracampeã mundial Itália. Os primeiros africanos a participarem e marcarem gols em Copas do Mundo são os egípcios. Abdulrahman Fawzi é o dono da marca e certamente um nome marcante em seu país.

Principais jogadores da atualidade

Atualmente, a seleção egípcia conta com dois grandes jogadores em seu elenco, que buscam uma vaga para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México: Mohamed Elneny, do Arsenal, e Mohamed Salah, do Liverpool.

Salah é, sem dúvida nenhuma, o mais famoso, talentoso e vitorioso jogador que a seleção egípcia teve (ainda tem). O jogador, nascido em Nagrig, em 15 de junho de 1992, começou sua carreira nas categorias de base do Al-Mokawloon, em que ficou por quatro anos, até subir ao profissional e ficar mais dois.

Antes de chegar ao Liverpool em 2017, ele passou por Basel (Suíça), Chelasea (Inglaterra), além de Fiorentina e Roma (Itália). Nestas equipes, ele disputou 251 partidas, com 77 gols marcados e dois títulos conquistados, ambos pelo Basel.

Já no Liverpool, time que defende atualmente, são, até o fechamento desta matéria, 370 jogos, 226 gols e nada mais, nada menos, que oito títulos, com maior destaque para a Champions 2018/2019.

Jogadores do atual elenco

A seleção egípcia atualmente conta com apenas quatro jogadores atuando na Europa: Hegazy, que joga no West Bromwich; Elneny, meio-campista do Arsenal; Trezeguet, meio-campista do Aston Villa; e Mohamed Salah, atacante do Liverpool.

NomePosiçãoClube
El-ShenawyGoleiroAl-Ahly
AwadGoleiroZamalek
BassamGoleiroEl Geish
El-MohamadyDefensorIsmaily
GomaaDefensorZamalek
HanyDefensorAl-Ahly
RabiaDefensorAl-Ahly
HegazyDefensorWest Bromwich
FathyDefensorAl-Ahly
AshrafDefensorAl-Ahly
WahidDefensorAl-Ahly
AlaaDefensorZamalek
HamedMeio-campistaZamalek
El-ShahatMeio-campistaAl-Ahly
El-SoliaMeio-campistaAl-Ahly
ElnenyMeio-campistaArsenal
TrézéguetMeio-campistaAston Villa
MagbyMeio-campistaAl-Ahly
SayedMeio-campistaZamalek
SalahAtacanteLiverpool
KahrabaAtacanteAl-Ahly
GomaaAtacanteAl-Masry
HassanAtacanteSmouha
Hossam El-BadryTreinador

Títulos conquistados

Entre todas as seleções africanas, os egípcios são os mais bem-sucedidos se formos falar da Copa das Nações Africanas. Ao todo, são sete títulos (1957, 1959, 1986, 1998, 2006, 2008 e 2010), sendo os três últimos em sequência. Os rivais nas conquistas foram: Etiópia (pontos corridos), Camarões, África do Sul, Costa do Marfim, Camarões e Gana.

Além das taças acima, a seleção egípcia ainda tem a Copa das Nações Árabes, vencida em 1992, quando derrotou a Arábia Saudita na final, por 3 a 3.