Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Neo Química Arena: conheça a história do estádio

Neo Química Arena: conheça a história do estádio

Publicado em:

Última atualização:

A Neo Química Arena é a casa do Corinthians desde 2014. O Timão manda seus jogos no estádio, que é um verdadeiro caldeirão e um dos mais modernos do país. Quando jogam lá, os clubes acabam enfrentando onze jogadores do Corinthians e a torcida do Time do Povo. Vencer lá é muito difícil, pois o ambiente é hostil para qualquer adversário.

Conheça melhor a Neo Química Arena!

História do estádio

O Corinthians teve o estádio conhecido como “Parque São Jorge” como sua casa por muito tempo. No entanto, dirigentes do clube passaram a desejar que o time tivesse uma casa maior. “Assim, a direção e a própria torcida nutriram por muito tempo o sonho da construção de um novo estádio.”

As direções do Corinthians fizeram diversos projetos ao longo dos anos, alguns bem ambiciosos, com expectativa de um estádio com até mais de cem mil lugares. Porém, foi apenas no século XXI que o estádio foi construído. Ele acabou sendo diferente dos planos anteriores.

Sob a gestão de Andrés Sanchez, a direção oficializou o projeto de um novo estádio. O estádio seria construído em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, e teria capacidade para 48 mil pessoas. A construtora Odebrecht assinou um contrato, e as obras começaram em maio de 2011.

Ele acabou sendo entregue em 15 de abril de 2014, com praticamente todas as obras concluídas. Teve um custo de R$1,2 bilhões e foi o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, entre Brasil e Camarões. Além disso, a Neo Química Arena recebeu vários outros jogos do torneio. Alguns jogos dos torneios masculino e feminino de futebol da Olimpíada de 2016 também aconteceram nele.

Estrutura da arena

A arena conta com capacidade para cerca de 48 mil torcedores. Ela tem quatro setores: Leste, Oeste, Norte e Sul. Além disso, ainda conta com os edifícios Leste e Oeste. No Leste, está localizada uma das maiores telas de LED do mundo, com 3400 metros quadrados.

A Neo Química Arena tem diversos restaurantes em seu interior, como o Bob’s e a Patroni Pizza. Seu telhado tem quatro camadas e uma membrana cobre ele com 40 mil metros quadrados, garantindo um sistema de impermeabilização de alta performance.

O campo tem as dimensões recomendadas pela FIFA e o estádio tem um certificado de sustentabilidade importante. Ele foi construído perto da Estação Corinthians-Itaquera do metrô, o que facilita o acesso dos torcedores. Ele ainda tem 2800 vagas de estacionamento para aqueles que desejarem ir de carro.

Eventos de destaque

Como mencionado anteriormente, a Neo Química Arena já foi utilizada em grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Além disso, também recebeu jogos da Copa América de 2019.

Em adição a isso, ela será palco do primeiro jogo da NFL no Brasil em 2024. Philadelphia Eagles e Green Bay Packers irão se enfrentar em partida válida pela primeira rodada da temporada 2024 da liga.

Além disso, a Neo Química Arena também recebe eventos menores, como feiras, palestras, casamentos e ensaios fotográficos. Ela ainda é casa para shows.

Números da Neo Química Arena

O maior público da Neo Química Arena foi o duelo entre Argentina e Holanda, pela Copa do Mundo de 2014: 63267 pessoas foram ao estádio. No entanto, em jogos do Corinthians o maior público foi pela final da Copa do Brasil de 2022, quando 47031 pessoas assistiram o clube enfrentando o Flamengo.

O maior artilheiro do estádio é o paraguaio Ángel Romero, que anotou 32 gols até o momento. Já Cássio é o atleta que mais vezes entrou em campo nela, com quase 300 partidas disputadas.

A Seleção Brasileira atuou seis vezes na Neo Química Arena. Ela ganhou os seis jogos, sendo o mais marcante a abertura da Copa do Mundo de 2014, quando a Canarinho venceu a Croácia por 3 a 1.