Goleiros desempenham um papel tão importante quanto o de um jogador de linha, afinal são fundamentais para evitar derrotas. Desde 2010, o melhor goleiro passou a receber a Luva de Ouro, que considera atuações feitas por clubes e seleção, avaliado por votação. Emiliano Martínez, do Aston Villa e da Seleção Argentina, recebeu o título de melhor goleiro do mundo na temporada 2023/2024. Dibu, como é conhecido, destacou-se em momentos decisivos, especialmente contra a França, em que defendeu o pênalti de Kingsley Coman.
Prêmio Lev Yashin: Luva de Ouro para o melhor goleiro
A Luva de Ouro é um prêmio instituído pela FIFA para reconhecer o melhor goleiro de cada edição da Copa do Mundo. Aliás, os organizadores do torneio concedem os prêmios Chuteira de Ouro e Bola de Ouro também aos melhores desempenhos do torneio.
Entre 1994 e 2006, o prêmio foi denominado Troféu Lev Yashin, em homenagem ao icônico goleiro soviético que participou das Copas de 1958 a 1970. O belga Michel Preud’Homme foi o primeiro a receber o prêmio, graças ao seu desempenho na Copa de 1994. Já em 2010, o espanhol Ikel Casillas tornou-se o primeiro a ser agraciado com o prêmio sob o nome atual, Luva de Ouro. Ele conquistou o troféu após ter sofrido apenas dois gols durante a campanha do título e realizar defesas importantes, principalmente na final do Mundial contra a Holanda.
Antes disso, não havia nenhuma premiação específica para goleiros, o reconhecimento do melhor goleiro da competição era escolhido pela seleção oficial dos melhores jogadores por posição, em que apenas um goleiro era escolhido.
Curiosamente, Oliver Kahn é o único goleiro na história a ter vencido o prêmio de melhor goleiro e de melhor jogador em uma Copa do Mundo.
Como funciona a votação da premiação?
Jornalistas especializados dos cem países que ocupam as primeiras posições no ranking da FIFA recebem uma lista com dez goleiros, definida pela equipe de redação da revista France Football e do jornal L’Équipe em conjunto com o ex-jogador português Luís Figo, embaixador da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol).
A partir da lista, os jornalistas selecionam três goleiros, classificando-os em ordem de preferência. Nesse sentido, o primeiro colocado de cada lista recebe cinco pontos, o segundo ganha três, e o terceiro, um. Assim, o goleiro com a maior pontuação final é o vencedor do prêmio.
Qual o goleiro com mais Luvas de Ouro?
Emiliano Martínez é o goleiro que mais recebeu a Luva de Ouro na história, conquistando a premiação duas vezes consecutivas. Além disso, aos 32 anos, Dibu Martínez tem contrato com o Aston Villa até junho de 2029 e é uma peça fundamental tanto para o clube quanto para a Seleção Argentina.
Na temporada 2023/2024, Martínez foi essencial para a Copa América pela Argentina, demonstrando seu talento em momentos-chave. Além disso, seu desempenho na Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022, principalmente por suas atuações nas quartas de final contra a Holanda, defendendo os pênaltis de Virgil van Dijk e Steven Berghuis, foi notável. Ademais, na final diante da França, defesas decisivas nos 120 minutos de jogo e a defesa do pênalti de Kingsley Coman foram cruciais para a vitória. Por fim, ele venceu o duelo dos nervos contra Aurélien Tchouaméni, que acabou chutando para fora.
Quem ganhou a Luva de Ouro
- 1930 – Enrique Ballestrero (Uruguai)
- 1934 – Ricardo Zamora (Espanha)
- 1938 – Frantisek Planicka (Tchecoslováquia)
- 1950 – Roque Maspoli (Uruguai)
- 1954 – Gyula Grosics (Hungria)
- 1958 – Harry Gregg (Irlanda do Norte)
- 1962 – Viliam Schrojf (Tchecoslováquia)
- 1966 – Gordon Banks (Inglaterra)
- 1970 – Ladislao Mazurkiewicz (Uruguai)
- 1974 – Sepp Maier (Alemanha Ocidental)
- 1978 – Ubaldo Fillol (Argentina)
- 1982 – Dino Zoff (Itália)
- 1986 – Harald Schumacher (Alemanha Ocidental)
- 1990 – Sergio Goycochea (Argentina)
- 1994 – Michel Preud’homme (Bélgica)
- 1998 – Fabien Barthez (França)
- 2002 – Oliver Kahn (Alemanha)
- 2006 – Gianluigi Buffon (Itália)
- 2010 – Iker Casillas (Espanha)
- 2014 – Manuel Neuer (Alemanha)
- 2018 – Thibaut Courtois (Bélgica)
- 2022 – Dibu Martínez (Argentina)
Quem foi Yashin, lendário goleiro que dá nome ao prêmio
Lev Yashin (1929-1990) nasceu em Moscou, foi ícone do futebol soviético e ídolo do Dínamo Moscou, sendo único goleiro da história a ter conquistado a Bola de Ouro, em 1963. Yashin é visto como um goleiro que revolucionou a posição. Por isso, é o nome que inspira o prêmio de melhor goleiro do ano.
Era conhecido como “Aranha Negra” por seu uniforme sempre preto, inclusive nas luvas, que não eram tão comuns e presença marcante no gol. Durante toda sua carreira, Yashin defendeu o Dínamo de Moscou, em que conquistou cinco títulos do Campeonato Soviético e três Copas da URSS. Pela seleção da União Soviética, disputou quatro Copas do Mundo, conquistou o ouro olímpico em 1956 e foi campeão da Eurocopa de 1960, além de vice em 1964.
Yashin revolucionou a posição de goleiro com sua elasticidade, lançamentos longos com as mãos e saídas da pequena área para interceptar cruzamentos ou bloquear finalizações nos pés dos adversários. Pendurou as luvas em 1970, ano em que também representou pela última vez a URSS numa competição de seleções. Assim, para muitos, é uma referência eterna na posição e um símbolo de excelência no futebol mundial. Yashin foi considerado o melhor goleiro do século 20, em uma eleição realizada pela FIFA no ano de 1998.