Entender como funciona a Taça Rio é uma curiosidade de muitos fãs do futebol brasileiro. Isso porque, apesar de o torneio existir desde 1982, o regulamento da competição sofreu várias alterações até chegar ao formato atual, definido em 2021.
Quer saber mais? Então acompanhe o artigo!
Taça Rio: regras da competição
De 2017 a 2019, a Taça Rio foi reintegrada como um dos turnos do Campeonato Carioca, assim como a Taça Guanabara, mas classificando o campeão às semifinais.
Em 2020, alteraram o formato, retornando o sistema de final entre o campeão da Taça Guanabara contra o campeão da Taça Rio.
Desde 2021, a competição é disputada pelos clubes que terminaram entre a quinta e a oitava posição da Taça Guanabara, retornando ao formato de torneio secundário.
O que vale o título a competição?
Uma das principais competições do país, o Campeonato Carioca ainda causa confusão aos seus torcedores pelo confuso regulamento. A Taça Rio acontece em paralelo às disputas das semifinais e finais do Carioca.
O torneio é a chance dos times eliminados da disputa do Campeonato Carioca seguirem disputando partidas e brigando por um troféu. Após a primeira fase, os times que terminaram em quinta, sexta, sétima e oitava colocação se enfrentam em uma semifinal, seguidas pela final, para decidir quem vence a Taça Rio.
Diferença entre Taça Guanabara e a Taça Rio
A Taça Guanabara premia o clube com o melhor desempenho na primeira fase do Campeonato Carioca, que consiste em 11 jogos contra todos os outros adversários da competição. Ao final da fase de grupos, o clube com mais pontos conquista o troféu. Assim, garante uma vaga nas semifinais, juntamente com os times que ficarem em segundo, terceiro e quarto lugar.
Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, em sistema de cruzamento olímpico, com jogos de ida e volta. As equipes melhor classificadas têm a vantagem do empate e mando de campo. Os vencedores se enfrentam na final, também em dois jogos. Em caso de empate na soma dos placares, a decisão será nos pênaltis para determinar o campeão.
Enquanto isso, os times que terminarem entre o quinto e oitavo lugar disputam a Taça Rio, competição secundária. O formato da competição é semelhante ao da fase final, com cruzamento entre os times e jogos de ida e volta, tanto nas semifinais quanto na final. O vencedor da Taça Rio recebe um troféu, mas de menor importância que a taça do Campeonato Carioca.
As equipes disputam as semifinais do campeonato em partidas de ida e volta. Desse modo, o primeiro colocado da Taça Guanabara enfrenta o quarto colocado, e o segundo colocado enfrenta o terceiro.
As finais também são disputadas em dois jogos, com a possibilidade de desempate por pênaltis.
Quando será a Taça Rio em 2025?
A primeira rodada está prevista para acontecer no fim de semana dos dias 11 e 12 de janeiro, com o primeiro clássico entre Botafogo e Fluminense, válido pela sexta rodada. Já a disputa da decisão deve ocorrer no dia 26 de março.
Os times participantes
Por fim, os times cariocas participantes da Taça Rio são: Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda.