Com o Manchester United disposto a ouvir propostas por Victor Lindelöf no início da temporada, a continuidade da passagem do zagueiro agora está nas mãos do novo técnico da equipe, Rúbem Amorin. Isso porque, por conta da lesão na pré-temporada que o sueco teve, que acabou com qualquer chance de transferência, o jogador deve ser aproveitado até o final da temporada, tendo ainda esperanças por mais uma renovação.
Vale destacar que, além do defensor, Christian Eriksen, Harry Maguire e Amad Diallo também serão analisados pelo próprio comandante português. Dessa forma, aqueles que melhor se encaixarem com a mudança de seu sistema tático preferido, o 3-4-3, quando assumir, os que melhor se adaptarem devem ser mantidos na continuidade do projeto.
Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre a carreira de Victor Lindelöf, além de seus números nos Red Devils, títulos conquistados, trajetória profissional e outras informações relevantes.
A carreira de Victor Lindelöf
Começando sua carreira no Västerås Sportklubb Fotboll, da Suécia, no ano de 2009, Victor Lindelöf foi uma das principais peças do modesto clube em sua escalada da terceira para a segunda divisão do campeonato nacional. Embora, em seu início no futebol, o esportista não tenha conseguido livrar seu time do rebaixamento posterior, ele já demonstrava algumas características de seu futebol e talento.
Com isso, o scout do Benfica monitorava a situação do defensor, que se mudou para Portugal em 2012, quando tinha 18 anos. Inicialmente, o zagueiro não tinha espaço no plantel titular. Dessa forma, ele acabou sendo desenvolvido por três temporadas na equipe B das águias. Nesse período, se firmou na defesa titular e chegou até mesmo a usar a braçadeira de capitão.
Vale destacar que o elenco ainda contava com Rúben Dias, Nelson Semedo e Renato Sanches. Após cinco temporadas na equipe, chegando ainda a ter Jorge Jesus como técnico e principal incentivador, o esportista foi transferido para o Manchester United, no valor total de 35 milhões de euros.
Tendo 22 anos quando chegou aos Red Devils, o sueco foi um dos principais reforços da equipe durante a temporada de 2017, sendo um pedido direto de José Mourinho, grande admirador de seu futebol.
Ainda assim, o zagueiro alternava entre muitos jogos em todas as suas temporadas no clube, apresentando instabilidade na posição. Apesar de nunca ser unanimidade perante a torcida inglesa, o sueco permaneceu como um dos defensores que mais estava nos titulares. Para melhor noção, na temporada de 2019–20, ele realizou 35 jogos na Premier League, ficando apenas três de fora.
Após a chegada de Lisandro Martinez e Varane, Victor Lindelöf começou a frequentar mais o banco de reservas, aparecendo poucas vezes desde então.
Conquistas e estatísticas
Com títulos em todos os clubes que frequentou, fora a taça de campeão da Europa sub-21 pela Suécia, Victor Lindelöf já conta com mais de dez taças levantadas aos 30 anos. São elas:
- Division 1 Norra;
- 3x Campeonato Português;
- 2x Copa de Portugal;
- 1x Taça da Liga de Portugal;
- 1x Supertaça Cândido de Oliveira;
- 1x Carabao Cup;
- 1x FA Cup;
- 1x Campeonato europeu sub-21.
Além disso, o atleta já conta com premiações individuais na sua trajetória profissional. Ele fez parte da equipe do torneio Sub-21 de 2015, seleção revelação da UEFA Champions League de 2016 e futebolista do ano da Suécia de 2018.
Com um valor de mercado atual de 15 milhões de euros, Victor Lindelöf conta com 545 partidas oficiais até aqui, com 12 gols e 12 assistências. Atualmente, ele é o capitão de sua seleção e também consegue atuar nas posições de volante e nas laterais.
Temporada 2024/2025 de Victor Lindelöf
Voltando de lesão na temporada 2024/2025, Victor Lindelöf conta com sete partidas em campo pelos Red Devils até aqui. Dessas, apenas três foram de titulares. Para melhor noção, na Premier League, o sueco tem uma média de 22 minutos por partida, e uma nota SofaScore de 6.63.
Veja mais de seus dados no campeonato inglês até aqui:
- 11.8 ações com a bola;
- 91% de precisão nos passes;
- 100% de conversões nas bolas longas;
- 100% de conversões nos cruzamentos;
- 0.8 desarmes por jogo;
- 0.5 interceptações por partida;
- 50% de disputa de bolas vencidas;
- 40% de duelos aéreos ganhos;
- Um cartão amarelo.
Na janela de transferências de janeiro, Victor Lindelöf já pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe. Vale destacar que o Fenerbahçe, orientado pelo treinador português José Mourinho, já monitora a situação atual do jogador. Além do time turco, outro que está de olho na situação do atleta é o AC Milan, sob a orientação de Paulo Fonseca.
Ainda assim, caso o esportista seja bem utilizado por Rúben Amorin, ele pode ter uma nova extensão contratual. É importante ressaltar que a última renovação aconteceu no ano passado, quando o treinador Erik ten Hag ainda estava no plantel.
Caso saia dos Red Devils, o defensor irá encerrar uma trajetória de mais de 270 partidas oficiais, dois títulos e de oito anos com o clube.